JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Aperreio de três
O legislativo de Itajaí estuda um concurso público para que os gabinetes das excelências excelentíssimas possuam entre os assessores, ao menos um concursado. Hoje, são cinco assessores. Se o número de vereadores fosse mantido em 12, seriam quatro assessores, conforme o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público. Como passou pra 21, o número de ajudantes será de três na próxima legislatura.
Vão ficar com a tica
Nesta redução do número de cargos, os sabichões estudam que um dos três assessores seja escolhido através de um concurso público realizado ainda este ano. Pensaram até em colocar dois efetivos e apenas um comissionado; o que iria levar à loucura os futuros eleitos e reeleitos. Imaginem só poder colocar apenas um chegado no seu gabinete. Só três assessores e apenas dois comissionados, já vai dar uma chiadeira...
Se essa rua, se essa rua fosse minha...
O último concurso feito pra preencher vagas de agente de trânsito em Itajaí vence no mês de setembro. E já se estuda a possibilidade de de ser chamada mais uma leva de 20, o que elevaria pra 100 homens o efetivo da Codetran.
A maioria...
...dos agentes de trânsito, hoje no perrengue de mais de 120 mil carangas em nossas vias, é de gente que arregaça as mangas e luta não só pra ganhar o seu pão como para disciplinar, orientar, humanizar e preservar vidas no trânsito. Mas, como em todo lugar tem bons médicos e maus médicos, bons jornalistas e maus jornalistas, bons prefeitos e maus prefeitos, também há os maus agentes de trânsito.
Tranca rua
Costumo dizer que, na vida, há os que nasceram pra mandar e os que nasceram pra serem mandados. Tem agente de trânsito que fica na sinaleira, cumprindo com o seu trabalho e outros que se carcam, fazem corpo mole. Há os que correm pra debaixo de árvores, como hoje quando estavam passando asfalto na Caninana. Um na sinaleira no solão medonho e outro debaixo de uma árvore no fresquinho. Não estou generalizando. Ainda bem que a raça de ruim, de tranca rua, é desse tamanhinho ó.
Tá dando pianço
Só que é necessário chamar mais gente. A cidade é um turbilhão de conflitos e necessidades no trânsito. Muitas vezes, um agente permanece na frente de uma escola e um ponto nevrálgico da city fica sem ter quem cuide. E lá vem acidente, muitas vezes com feridos graves e até mortos.
Canseira danada
A necessidade de chamar os aprovados se dá porque, segundo fontes do socadinho escriba, tem uma pá fazendo hora extra. Não que seja errado, já que os agentes trampam apenas seis horas e fazem uma média de 40 horas-extras, o que eleva seus ganhos de R$ 1500 em média pra R$ 2200. O que na hora de pagar as continhas ajuda um montão.
Cidade dos shoppings
Itajaí pode vir a contar em breve com mais três shoppings. Um dos templos do consumo na avenida Abraão João Francisco, a popular Contorno Sul, no antigo prédio do Shopping da Baleia. O proprietário, o português Horácio Figueiredo, já entrou com pedido na prefa. Outro pertence ao apresentador Ratinho, ali no Morro Cortado, e mais um nas proximidades do terminal internacional (?) de busos, na Adolfo Konder, num terreno que pertenceu ao empresário Valdir Benvenutti.
Sim e Não
Aliás, por escrevinhar sobre a rodoviária, isso me faz lembrar que a sua controladora, que é a mesma empresa que detém o transporte coletivo, está pedinchando aumento na tarifa que agora será definido pelas excelências excelentíssimas, nossos amados vereadores. Agora será possível saber quem tem culhão na hora de decidir sobre a tarifa absurda que vem sendo defendida pela empresa dos busões.
Mãos molhadas...
Lá atrás, as línguas frouxas alardeavam que tinha um monte de político na folha de pagamento da concessionária de busos. O que não acredito. Mas que tudo sempre caminhou em conformidade com o que pleiteou a empresa, isso é verdade.
Pedido pelo homem-pássaro?
Ainda na questão da saída do ex-prefeito galego Rubens Spernau (PSDB) do resort Infinity Blue, tem uma cambada da língua solta que alardeia que o Rogério Rosa teria atendido um pedincho do homem-pássaro, prefeito Edson Periquito, que lá no fundo gostaria de ver o galego Spernau bem longe da praia mais desejada do sul do mundo. Será que será?
Torcida da pedrada
A capital estadual da pedrada e do tiro ao vereador, a partir deste domingo tem as atenções voltadas para a estreia do Camboriú Futebol Clube na elite do catarinense. Como não poderia deixar de ser, a prefeita loirosa Luzia Coppi (PSDB) é uma das principais torcedoras da camisa patrocinada pela Embraed.
