JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Oligarquias
O articulista foi convidado pelo Zé da Codetran para conhecer o local onde se encontram apreendidas as carangas, a delegacia móvel da praia Brava. Pra se ter uma ideia do perrengue medonho que é o nosso trânsito, basta citar que em 2010 tínhamos quase 111.726 veículos em circulação, e no ano passado este número saltou pra 121.686. Na imagem Zé, JC e o Jean Jasper, gerente do pátio de Apreensões da GHR
Já teve uma porrada de políticos que garganteava que era preciso acabar com as oligarquias na Santa & Bela Catarina. Era quem mais podia lascar no lombo dos Bornhausens, acusados de serem os maiores oligarcas do sul do mundo. Políticos de esquerda (existe isso de esquerda e direita?) gostavam de arrotar discursos. Tava na ponta da língua.
Em terras peixeiras
Aparentemente não é o que anda acontecendo em Itajaí. Basta ver que o ex-prefeito e atual deputado estadual Volnei Morastoni (PT), deseja eleger o seu filhão, Thiago Morastoni (PT), vereador. O próprio caso da vereadora loiruda Susi Bellini (PP), irmã do alcaide Jandir Bellini (PP), que concorre à reeleição este ano.
Vem de longe...
Essa história de tentar se perpetuar no poder através dos seus já vem de longe. O ex-prefeito Arnaldo Schmitt (PMDB), que quando estava no cargo se achava senhor do céu e da terra, já tentou eleger o filho, o Dinho Schmitt (PMDB), mas não logrou êxito. E isso que ele também bradava contra as oligarquias, a UDN e Arenas da vida. Mas na hora de tentar passar o poder de pai pra filho são todos iguais.
Num é ansim
Ou seja, não adianta muitas vezes ficar cavocando e alardeando que elegerá ou será eleito por conta do nome do pai ou da mãe. Se fosse assim, a Susi Bellini estaria neste momento na leleia, sentada numa daquelas cadeiras pra lá de estofadas do plenário chicoso como nossa deputada estadual.
Vai ser candidato
A nossa eterna biruta de aeroporto, arquiteto e apresentador do Em Defesa da Gente, na TVBE, Tito Arruda, será candidato a vereador pelo PPS. E já tem um monte de simpatizante. Até no tradicional clube Fazenda há quem esteja lhe acenando apoio nesta empreitada de retornar ao ex-aquário peixeiro.
Ninguém convidou
Interessante que o homem dos shalom, secretário de Administração, Nelson Abrão, esteja alojado no DEM, mas que não reconheça o cargo como uma pasta da sigla. E depois todo mundo sabe que o coração de Abrão está no PP, até por seu amor filial ao atual prefeito Jândi. Ou seja, o que falta é alguém do PSD ou PP convidá-lo a assinar a ficha...
Diretoria animal
Devem ser nomeados ainda está semana o presidente da associação de Proteção Animal de Itajaí, Roberto Pereira, e sua vice-presidente, Cristina Freitas no cargo de diretor da Diretoria Animal e assessora, respectivamente. Os cargos foram criados no ano passado e são ligados à Famai. O intuito é que se tenha estrutura para atender aos milhares de animais em abandono e sofrimento em Itajaí.
Number two
O Zé Carlos da TV Brasil Esperança trouxe para ser o número dois no comando da emissora, o seu filho, Gustavo Francelino, que cursou a faculdade de Engenharia da Comunicação e que passa a partir deste momento a ajudar o pai na direção. De pai pra filho...
Não digeriu
O vice-presidente do PMDB peixeiro, Omar Bernardinho, o Baga, ainda não digeriu a puxada de tapete do comando da sigla que teria sido feita pela presidente, a dama de ferro e secretária adjunta da sigla, Eliane Rebello. Tudo porque, tava tudo certo para que Baga fosse reeleito. A reviravolta de última hora levou Eliane ao comando.
Não conversa só
Tanto que, se desde o princípio fosse colocado o nome de Eliane, ela talvez não tivesse sido eleita. Até porque o caminho da pacificação das alas peemedebista e de trazer um mínimo de coesão ao partido se deve ao trabalho silencioso de Baga. E tem mais: quando o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), conversa com o Manda-Brasa (leia-se Eliane) faz questão de chamar o Baga pra estar junto no papo.
Pra intimidar?
Têm quem acredite que negócio é atochar processo no lombo. Principalmente quando políticos querem calar a boca da mídia e dos alegres meninos e meninas da imprensa. O prefeito de Barra Velha, injuriado por conta de uma informação correta. A prefa alega que tava incorreta, resolveu carcar processo na espinha Aquarela FM. Por conta disso é interessante ler a resposta do Juvan de Souza da emissora sobre o fato.
