JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pediu o boné
O ex-prefeito João Omar Macagnan (DEM) deu nome, mas não desapropriou de fato as áreas que pertenciam ao asilo Dom Bosco, que hoje abrigam o centro de Convivência do Idoso Hermógenes Marcelino Mendes. Já o prefeito Jandir Bellini (PP) desapropriou a área que engloba o espaço do centro e a policlínica Dr. Affonso Celso Liberato. O presidente do ex-aquário peixeiro, Luiz Carlos Pissetti (DEM), em ofício encaminhado ao alcaide, pede agilidade ao processo de liberação da indenização devida ao asilo. Já as línguas frouxas alegam que a prefa dobrou de 36 mil pra 54 mil o repasse mensal ao asilo e que vai bancar reforma e pintura do prédio. O amigo do JB, o desassossegado Pi7, fala que a entidade passa por uma situação de penúria... E agora?
O coordenador da Moralidade da prefa peixeira, Márcio Sagaz, pediu exoneração do cargo. E deixou o alcaide JB numa baita saia justa, já que sindicância da procuradoria sugeriu sua exoneração. Consta que o procurador do município, Rogério Nassif Ribas, tava analisando se o prefeito aceita seu pedido ou se tem que demitir. Não é mole não!
Pra alembrar
Pra quem não se alembra, o caso veio à tona por conta de uma denúncia de que o coordenador Sagaz estaria exercendo a advocacia em desacordo com o cargo que exerce. E a OAB peixeira teria sinalizado que não pegaria nada.
Quer o mundo
A empresa de busões Coletivo Itajaí quer o mundo e muito mais. Mandou pra prefa uma planilha pedindo um reajuste de 14%, o que elevaria a tarifa dos atuais R$ 2,85 pra R$ 3,24. O que se comenta nos corredores do paço é que seria possível conceder de 5% a 7% de reposição do IGPM. Só que agora o aumento tem que passar pelo Conselho de Transporte Urbano e também pelo Legislativo.
Excelências decidem
Ou seja, o majorar da tarifa não é mais aplicado por conta de um decreto do prefeito. Agora, tem que ter o aval das excelências excelentíssimas. Vem por força de lei. O prefeito sanciona o que nossos nobres representantes decidem. E não se sabe como será essa decisão. Contra ou a favor do povo ou da empresa? E não tem demagogia nestas linhas. Mas a pura realidade. Nua e crua.
É por isso...
O prefeito Jandir Bellini tem casa de praia na Penha; a vice Dalva Rhenius em Itapema; a vereadora Susi Bellini, em Porto Belo; O Zé do Codetran em Bombinhas; O secretário de Gestão, Osvaldo Gern, em Balneário Camboriú; Rosalir Demboski, em Florianópolis; o João Macagnan, Deodato Casas, Décio Lima e a patroa Ana Paula, o Volnei Morastoni, Dado Cherem, Leonel Pavan tem baiúcas nas Bombinhas.
E tem mais
O vereador Níkolas Reis não sai da casa do sogro em Porto Belo. O secretário de Obras, Tarcisio Zanelato, não sai do mato, no Rio do Meio. O ex-reitor da Univali, José Roberto Provesi, e o atual reitor, também têm casa em Porto Belo. Até a eterna biruta de aeroporto, Tito Arruda, tem casa em Porto Belo. Dizem que ele e o Provesi se carcam pra lá, pra se aliviar, já que na praia em Cabeçudas, onde residem, não tem banheiro na orla...
Num vai
Ou seja, a maior parte dos políticos que manda, mandou, ou tem seus excelentíssimos glúteos branquelos assentados nas estofadinhas cadeiras do poder peixeiro e adjacências têm suas baiúcas em Penha, Porto Belo, Bombinhas entre outras paragens. É por isso que nossas praias vivem malemale. O Deodato chegou a dizer na TVBE que as águas de Bombinhas são melhores que as da praia Brava. Phode?
Viajando na viagem
O presidente do legislativo da praia mais desejada do sul do mundo, Orlando Anjoletti (DEM), deve viajar de hoje pra amanhã com a família pelos países do Mercosul. Quando retornar pode ser que o Bola Pereira volte a uma cadeira da casa do povo. Hummm...
Baita moleza
Fiquei surpreso com releases e notas distribuídos pela casa do povo da Maravilha dando conta de que devolveu dois milhões de reáles aos cofres da prefa. Pelo visto o ex-presidente Moacir Schmidt (PSDB) não deixou nadica de nada para o Anjoletti fazer.
Ajudai, Pai eterno!
Só um exemplo de que tem muito pra ser feito. Aquele terrenão ao lado da sede do legislativo, adquirido na gestão do Moa, está praticamente abandonado, tomado por um matagal dos diabos. Poderia ser usado como estacionamento. E depois tem vereador bufando que anda faltando material de expediente. Os linguarudos lascam que Anjo tem o costume de dizer que tanto esforço pra economizar no cafezinho... Só por Deus!
Gravando meio mundo
E a história do presidente de partido em Itajaí, que garganteia que é oposição, mas que tem duas empreiteiras trampando na prefa e que anda com carteirinha de detetive no bolso e gravador - gravando meio mundo? Coisa feiosa. Afinal, ninguém mais quer bater um papo com o cara com receio de que ele se meta a gravar. Phode?
Quer ser prefeito?!
Há quem esteja puteado com a obra que o pré-candidato a prefeito do PRP, Dolor Viajante da Silva, faz na rua Benjamim Dagnoni, no Rio do Meio, zona rural da nossa city peixeira. Além de edificar no meio do mato e do morro, baiúcas pra ricaços, construiu um muro de mais de 3 metros de altura não respeitando o recuo da estrada, que seria de 2,2 metros.
Num viu?
O pior é que o muro que está sendo edificado em cima da calçada na propriedade rural e chiquetosa do futuro pré-postulante ao paço da Vila Operária, fica na frente da empresa de criação de pintos do secretário de Obras de Itajaí, o narigudo Tarcísio Zanelato. Será que o nobre abobrão do primeiro escalão do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), num viu aquilo? Ou se fez de cego?
Num quer!
O todo poderoso Osvaldo Topetudo Gern (PP) teria enviado correspondência ao alcaide JB dizendo que não deseja mais ser o coordenador da tchurma ilustrada do time abobrões. Gern teria alegado o que todo mundo já sabe: ninguém obedece. Ele manda, mas o pessoal faz cara de paisagem e fica no nem te ligo. Ai, ai, ai que dor!
Baião de dois
Aliás, Gern já disse lá atrás que lhe dessem uma camaçada de pau se fosse novamente candidato a vereador. Tá gravado! Mas muito se fala há algum tempo de seu retorno à casa do povo peixeiro. E que o intuito é que ele possa ser candidato a vice do Jândi. Isso mesmo, meus prezados leitores. Formar uma dupla de progressistas.
Não soma?
Tudo porque os progressistas entre outras siglas como o PDT e PMDB nos corredores ficam falando mal da vice, a Dalva Rhenius. Dizem que não confiam na muié e que ela se fechou numa redoma, num mundo só seu e que só é coligada ao Jandir. E que nem dá bola pra penca que se uniu pra eleger e pode reeleger o burgomestre. Daí que defendem chapa pura com DNA pepista. Será que será?
Sobe e desce
O socadinho escriba teve acesso a três pesquisas de 2011, de diferentes institutos. Nas três sondagens, Jandir, do PP, estaria liderando, Níkolas, do PT, em segundo, e o sem fratura Deodato Casas, do PSDB, e Luiz Carlos Pissetti, do DEM, alternando um terceiro lugar. O vermelhinho chega ao topo quando se pergunta sobre a possibilidade do candidato do entrevistado não sair pra disputa.
Por cima
Outra coisa interessante nas amostragens que passaram pela mão do articulista é que o atual prefeito peixeiro melhorou de uma hora pra outra nas pesquisas. Mas há uma grande parcela de indecisos. Tem tudo pra ser uma baita eleição.
Eleição certa
Outro dado interessante nas três sondagens é que Níkolas despontaria com uma eleição para vereador certa, podendo ser o mais votado. Ele é seguido por seu colega bigodudo Laudelino Lamim (PMDB) e em terceiro por Maurílio Moraes, que recém deixou o PDT pra se alojar no PSD.
