JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pensar a cidade
O secretário regional Fabrício de Oliveira (PSDB) e o vereador Claudir Maciel (PSD) com o secretário de Estado da Agricultura João Rodrigues (PSD), ontem em Itajaí. O trio deve se encontrar ainda esta semana com o deputado estadual Dado Cherem (PSDB) pra formalizar o quarteto em si e traçar futura aliança pras eleições municipais da Maravilha do Atlântico, em 2012. A determinação do governador Colombo é de que o candidato do PSD seja quem tem mais votos, formando coligações consistentes. Não adianta se autodeclarar candidato. Eita!
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), está pensando seriamente na criação do instituto de planejamento urbano de nossa peixeira cidade, o Instituto de Planejamento Lito Seára, com o intuito não apenas de pensar a cidade, como de planejar do hoje para o futuro. E sem criar uma estrutura inchada com uma porrada de cargos.
Apenas quatro
Na verdade, o Instituto de Planejamento Lito Seára terá os cargos de superintendente, diretor administrativo e financeiro, gerente e um assessor da superintendência. O restante devem ser cargos já existentes na estrutura da prefa, como arquitetos, engenheiros, entre outros. Até porque existiria pressão contrária, ciumeira. Gente imaginando que vai perder espaço.
Saltando fora
O superintendente da Fundação de Meio Ambiente de Itajaí, Paulo Cesar, o PC, tá numa agonia danada, quando se fala na mão de obra qualificada da autarquia. Tudo porque tem técnicos que passaram em concursos que estariam zarpando e corre-se o risco de, se continuar nessa marola das ondas, daqui a pouco ficar sem pessoal capacitado pra gerir a área. Uma dor!
Acordarem
Não se sabe se o pessoal dorme de touca ou fica coçando a sacaria. Todo mundo sabe que a burrocracia, ooops!, burocracia ainda viceja neste país, mas não se mancam. É o caso da futura ponte da Jacó Ardigo, a rua da vala tapada. Já foi licitada e a empresa pra edificar a travessia já foi escolhida. O porém é que é necessária a anuência da União publicada no Diário Oficial.
Ajudai, Pai eterno!
Como já sabem que tem esse perrengue e que a dona Caixa Econômica Federal é de uma rigorosidade impressionante, bem que os áulicos do governo poderiam ter se antecipado e, buscado a autorização, que é apenas de praxe, afinal, não tem nem porque obstaculizar, já que não existe prejuízo às margens do rio, e a obra vai ajudar a fluir o trânsito que anda estrangulado na região da ponte que vai para o São Viça.
Diretoria Animal
Uma boa notícia há muito tempo almejada pelos defensores dos animais em Itajaí deve estar virando realidade muito em breve na cidade. É a criação de uma diretoria Animal, ligada à Saúde, que deve cuidar estritamente dos animais, principalmente, os que estão abandonados e necessitam de toda sorte de cuidados. Cuidar dos animais é zelar pelo bem-estar da cidade.
Ah, agora vai?!
A lei de Ensino Profissional que vem desde o tempo do ex-prefeito barbudinho Volnei Morastoni (PT) parece que vai começar a andar. Apesar de ser do tempo do VM, não foi concedida uma bolsa. E, agora, aparentemente o governo JB vai espirrar recursos. Tanto que na quinta-feira, o chefão da Feapi, Júlio da Silva, vai bater um papo de pertinho com o Senac e Senai para operacionalizar a coisa.
Vai parabenizar
Agora, é saber se o menino de ouro do PT, Nikolas Reis, como o nomina o vereador do Vassourão, Elói Camilo da Costa (PMDB), vai usar a tribuna e parabenizar o pessoal da Feapi. Nikolas disse lá atrás que se essa lei vingasse, o que ele não acreditava, iria usar a tribuna pra fazer loas ao Júlio e sua equipe.
Estradas abertas
O clima entre os prefeitos de Balneário Camboriú, Edson Periquito (PMDB), e de Camboriú, Luzia Coppi (PSDB), está bem melhor, depois do encontro com os bagrões da Autopista Litoral, em Joinville. O homem-pássaro até elogiou a atuação da tucana, nesse caso especifico, numa rádio da city praiana.
Por enquanto, na boa
A temperatura esquenta mesmo, segundo os bocudos, quando a prefeita loiruda deixa a administração de lado e passa a fazer o jogo partidário que interessa a outros emplumados da região. Mas por hora tá tudo 10 entre os dois.
