JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Fim do mundo
Ontem, no segundo e último dia do Prefeitura nos Bairros, no Espinheiros, um dos temas que rolou de boca em boca foi a tal lista dos comissionados que teria sido feita a mando do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), há algum tempo. Era quem mais podia falar sobre quem seriam os indicados, mas, principalmente, quem seriam os indicadores...
Não fui eu
O vereador Vanderlei Dalmolin (PP) e a jornalista Maria do Carmo estiveram, inclusive, fazendo uma visita à humilde choupana do escriba. Dalmolin veio esclarecer e jurar de mãos postas que não disse um ai sobre a tal lista e que nem sabia de sua existência. Se lista desse voto, eu tenho 35 mil clientes no cadastro da minha empresa... Voto se ganha na moral!, garante o progressista da Itaipava.
Segredo de estado
Já a Maria do Carmo, que foi quem fez a lista a pedido do alcaide JB, entrevistando comissionado por comissionado para que o Jândi pudesse saber quem é quem e, principalmente, quem indicou esse ou aquele para determinado cargo na atual administração. E as indicações, não apenas de abobrões, como presidentes de partidos aliados, mas das excelências excelentíssimas.
Endoidaram
Aliás, tem vereador endoidecido e querendo mandar cartinha ao prefeito pra saber direitinho toda essa história. A Maria do Carmo jura que não entrega a lista pra ninguém, nem sob tortura, só se o prefeito mandar. A preocupação é se o papéli vazar, o estrago que pode fazer. Ou quanto vale eleitoralmente no ano que vem tal discriminação de nomes, endereços e cargos.
Vou saber
Os linguarudos de plantão espalham que tudo teria começado lá atrás, quando o vereador Douglas Cristino (PSD) teria se recusado a votar em um projeto por conta de uma nomeação em uma autarquia. Foi daí que nasceu a ideia da lista. Curiosamente, estariam ali as indicações que mostram quantos cargos teriam nossos amados heróis.
Silêncio sepulcral
O bendito papel, que dizem que estaria guardado a sete chaves, teria nomes e indicações de vereadores que juram que não têm nomeações no governo. O curioso é que de uns tempos pra cá não se escutou mais um pio de que esse vereador tem tantos nomeados e aquele tem menos.
15 anos depois...
Depois de 15 anos, a dona justa caneteou decisão excluindo o ex-prefeito alemão Arnaldo Schmitt (PMDB) no rolo do chafariz da praça Irineu Bornhausen, inaugurada em 1996 (ano em que Schmitt perdeu a eleição). Contudo, a bronca iniciada pelo Ministério Público acabou por sobrar para o Amarildo Madeira, Renato Emídio da Silva, Alécio Feslki e Empreteira de Mão de Obra Amapol Ltda, condenados a pagar uma baita grana.
Licitação viciada?
O crime de Improbidade Administrativa que o MP esperava colocar na cachola de cada um dos envolvidos prescreveu e o prefeito Arnaldo não teria se envolvido com a licitação que se mostrou viciada. Os envolvidos, conforme decisão da dona justa, que reconheceu o dano ao erário terão que desembolsar solidariamente quase 200 mil. Ai, ai, ai que dor!
Outros voos
O Fernando Pegorini do PP deixou a diretoria da Juventude da secretaria da Criança e do Adolescente, comandada pelo Ewerton Wan-Dall, e deve assumir uma gerência no Semasa. Teria sido um reconhecimento e uma decisão do prefeito JB, que separou as duas lideranças de juventudes, do PP e do PDT. Para o Pegorini foi na boa, mas os aborrescentes progressistas tavam cobrando...
Coisadiloco
Denúncia gravíssima a feita pelo vereador Laudelino Lamim (PMDB), envolvendo a escola estadual Ari Mascarenhas Passos, no São Viça. Estaria acontecendo de tudo no educandário, desde mais de 300 alunos fantasmas pra onde vai a grana paga para a merenda que não é servida, por exemplo? Tem ainda um rolo de diplomas fajutos de profissionais da educação; apenas um banheiro para uso comum de meninas e meninos.
Num phode!
Além dessa tristeza fartamente documentada pelo peemedebista bigodudo, tem ainda a triste história da formatura do ensino médio e fundamental no Ari Mascarenhas, onde estariam sendo cobrados cerca de 80 pilas. Quem não puder pagar, ou pagar apenas a metade, vai à solenidade na igreja e não vai à festa de formatura. Carta entregue ao edil aponta nomeação de determinadas figuras por indicação do PSD e PSDB. Hummm...
Omeprazol vazando...
O Fabrício Marinho não tá nem um pouco contente e anda disparando direto aos seus pares do PPS, em e-mails que são trocados entre os partidários. Marinho lasca que é necessário muito Omeprazol para poder guentar e que não tem nada contra determinados nomes do PDT, mas que tem gente que foi transferida de um lugar pra outro e está esperando uma mesa pra poder trabalhar. Qui coisa, meu povo!
Remissão
A empresa Dalçoquio, através de projeto encaminhado pelo executivo peixeiro, vai deixar de pagar R$ 600 mil em dívidas de IPTU. Tudo por conta de uma remissão de dívida que vem desde o tempo do Shopping Trevo Mercosul. A empresa pretende investir mais de 20 milhões, mas estava incomodada com a dívida de mais de meio milhão de reais.
