JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Chegou chegando
A secretária de Desenvolvimento Social, galega Juçara Pamplona (PDT), chegou com tudo na pasta. A muié, sem dó e nem piedade, contratou uma empresa ligada a universidade federal, a fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicas (Fepesi), pra ministrar, durante 10 meses, 250 horas-aula pros barnabés da secretaria. O valor do contrato é um facãozaço de 90 mil reales.
Aula facada
Pode ser que eu seja burrinho, burrinho pra fazer contas, mas essa conta é pra lá de simples: 90 mil divididos por 250 dá 25 aulas/ mês, que no total, se o meu professor de ciências exatas não me deixa mentir, algo em torno de 360 reais por aula. Quando se sabe que um expert sabichão não cobra mais do que 30 a 40 reais por aula. Deve ser um curso para elevar os neurônios do sujeito aos píncaros da lua. Ou não?
Tapa na cara
É um baita tapaço na cara da nossa Univali, uma das maiores universidades do sul do mundo. E o pior, na própria estrutura da prefa peixeira, que tem a fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi), que já vem ministrando cursos para os servidores da secretaria desde os tempos da Rosane dos Queijinhos, ops!, Casas e o último ocupante do cargo, o Hélio Cristofolini.
Pelamordedeus!
E, além disso, a facada deste curso que a galega Juçara, na caruda e sem licitação, está contratando é praticamente o orçamento anual da Feapi: 150 mil realzitos. Ou seja, a secretaria de Desenvolvimento Social, lugar que deveria primar pela economicidade e investir muito mais nas lidas sociais, tá esmurrando a Univali e a Feapi. E, por tabela, a cara do povão que paga a conta. Phode?
Coisa pegando
A situação anda tão complicada para o prefeito da Terra do Marisco, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), que, ontem, no início da tarde, foi visto com a sua caranga da Penha escangalhada na Beira-mar em Florianópolis, explicando pra um policial a desgraceira. Tem que se benzer, com certeza...
Contrato milionário
A Empresa Rodomaq Ltda. ganhou licitação da prefa de Itajaí pra trabalhos de drenagem em uma pá de vias peixeiras, entre elas a Joca Brandão, José Pereira Liberaro e Silva. O contrato é da ordem de mais de 13 milhões de reais. As outras concorrentes deram lances que vão de 16 a 23 milhões. É uma baita grana...
Escuta aqui!
A prefeita loirosa Luzia Coppi (PSDB), Capital da Pedrada, Camboriú, que foi duramente criticada pelo homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), por conta dos perrengues no trânsito, tomou uma decisão diferente e bateu um fio para o secretário de Segurança da Maravilha do Atlântico, Nilson Probst, pedindo que no horário de pico, a Quinta avenida não seja mais fechada. O pedincho foi atendido pelo abobrão.
Tapa de luva
Além disso, a alcadina solicitou uma reunião entre os entendidos em trânsito de Camboriú e Balneário, na tarde desta quarta-feira. E não deixou por menos, mas deu um tapa de luva de pelica no Periquito, ao disparar que trânsito se resolve de maneira integrada, sem responsabilizar quem quer que seja...
Luta de bastidores
Na Maravilha do Atlântico é quem mais pode lutar pra ser vice do prefeito-ave. No Democratas, tem o secretário de Turismo, Carlos Humberto; presidente da casa do povo, Orlando Anjoletti e o secretário de Urbanismo, Auri Pavoni. No PP, o secretário de Fazenda, Fabio Flôr, e ainda o vice-prefeito Claudio Dalvesco, que abraçou o PR e tem sido leal ao alcaide.
Cadê o governo?
Com a iminência de que os médicos anestesistas entrem em greve hoje, além dos transtornos decorrentes, existe a real possibilidade de um monte de cirurgias eletivas serem canceladas. Coço o cocuruto me perguntando o porquê da secretaria estadual de Saúde ainda ter se metido nesta história pra garantir o cantado em verso e prosa mutirão de cirurgias.
Nilton no PSD
O cabeça branca Nilton Dauer, ex-vereador e ex-superintendente da Famai, resolveu fincar a sua bandeira e ser candidato a vereador pelo PSD. Nilton não poupa a verve e lasca que não tinha como ficar no DEM, onde além de ser vereador foi presidente da sigla ... com o pessoal de empreiteira ligada a Engepasa toda alojada na sigla. Sério?
Do lado de lá
O presidente da Comissão de Saúde da leleia, deputado Volnei Morastoni (PT), foi homenageado na casa do povo dengo-dengo pelo vereador da sua sigla, Marcos da Silva, o Marquinhos, na sessão da última segunda-feira. Até o prefeito Bob Carlos (PSDB) deu as caras, e com uma camiseta vermelha.
Tirou o sal
Durante a apresentação, louvaram a sua atuação lá atrás, quando propôs e foi aprovado projeto para que as mães possam acompanhar seus pimpolhos nos hospitais (até parece que, como deputado no passado, só fez isso...), como foi lembrada a sua gestão como prefeito, inclusive, por ter acabado com a água salgada com a edificação da barragem do São Roque. Já do lado de cá...
