JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Puxão de zorelha
Na noite passada sonhei com o véio Dalmo. O danado me deu um baita puxão de orelha. Eita, coisa dolorida, até em sonho. Dalmo tava entisicado com o que anda acontecendo aqui embaixo. Em primeiro lugar, o véio Dalmo tava querendo saber daquela história do Jandir estar ou não ilegível e poder ser candidato. Afinal, se está apto é uma coisa e, caso contrário, muda totalmente o panorama eleitoral em 2012.
Tem que provocar
O prefeito precisa provocar essa questão e mostrar o sim ou não, provoca, no sonho, Dalmo. Até porque a construção de sua reeleição não depende apenas da engenharia que vem sendo montada com a aglutinação de siglas aparentemente de peso, como o PMDB e PDT, com o seu PP. O comandante, deixando essa dúvida no ar, complica e muito que peças chaves possam ser movidas no seu tabuleiro.
Chutou tudo
Em outro trecho, ainda posso ouvir Dalmo se acabando de rir ao se referir à cacetada que JB deu no pessoal da Cultura e do Turismo. E ainda por cima bateu na cachola de figuras como Edison dÁvila, que estava comandando o pedaço. Afinal, devidicê pesado e dolorido ser tirado do ar e ter que guentar o disco dance anos 80 do Russi do Tiradentes, tocando direto no prédio da fundação Cultural...
Porto pra quê?
Outro pontapé que deve estar doendo na panturrilha dos puxas do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini, é a nomeação do rotundo Marcelo Saldré para o cargo de diretor comercial do porto. Vá lá que muitos não morrem de amores pelo ex-Robert Granthan, mas era área dele, que entendia do riscado. Saldré vai fazer o que na cadeira? Política, política, aquele jundiá ensaboado, me repete no sonho o véio Dalmo.
Outra coisa...
O véio, metido naqueles calções, camisa com inscrição Love Itajaí e de sandália de dedo, ainda me pegando pela zorelha, me fez ficar pensando seriamente no que dizem os analistas sabichões em política: o PSD do Kassab tá todo assanhado pros lados da Dilma. E já adiantou que se a petista fizer um bom governo, não tem porque não apoiar seu projeto de reeleição. Ou seja, na sesmaria estadual e em terras paroquiais, o PSD pode estar com o PT. Quase tive um sobressalto. É sonho ou essa coisa louca em que se transformou a política?
Quase mijei na cama!
Ainda bem que é sonho, porque se não fosse, este socadinho já teria caído da cama faz tempo. A verdade é que o PT sinalizou que não se agarra com o DEM, PSDB e o recém colocado na lista, o PPS. Mas pode estar juntinho com o recém nascido PSD. Imaginem: Níkolas Reis do PT, vice da Dalva Rhenius do PSD, e tendo no mesmo palanque o filho de Jorgim, Paulinho Bornhausen, e o Davi Coelho. Quase que me mijo todo!
As botas do Judas
Abri um zoio e depois tirei a ramela do outro e pisquei pra ver ainda tava sonhando. Putaquilpariu, o que incomoda é essa dor na zorelha que não passa. Saco! Fui espiar no espelho e a bendita tá um vermelhidão só. Uhhh, coisa danada! Ainda me alembro de que o Dalmo me disse que do jeito que a coisa vai todos podem ser mandados para o deserto, onde Judas procura suas botas até hoje...
Para, né Níkolas!
Enquanto tem vermelhinho falando isso e mais aquilo pelaí sobre o terreno da Trocadeiro, envolvendo o público e o privado, o vereador Níkolas Reis (PT) vai pra tribuna defender o Guto Dalçoquio, o mesmo que, pirando na paçoquinha e sem pensar, lascou que uma empresa é mais importante que uma praça e uma creche. Quer dizer que Níkolas assina embaixo? E depois os petutas ficam todos uriçados.
Nada contra
Não sou contra a atividade econômica. E tenho orgulho de nossas empresas. Orgulho da Dalçoquio, empresa que nasceu e se desenvolveu em Itajaí. Agora, não se pode ficar calado quando se escuta bobagem de alguém que foi vice-prefeito. Que deveria no mínimo ter uma consciência social. E quando todo mundo sabe que um dos maiores problemas de Itajaí é a falta de creches. Viajou no contexto!
Porco nas costas?
A história relatada no DIARINHO de uma empresa que realizou serviços para a prefa da Maravilha do Atlântico, e só depois é que o contrato foi assinado, é de chorar. E o lance de que a própria prefa estaria investigando, me lembra aquela piada do cara que foi pego correndo com um porco nas costas. Quando lhe perguntaram sobre o suíno no lombo, ele começou a gritar: Tira esse bicho daí! Tira esse bicho!
Rolo danado
E o rolo danado dos vereadores da câmara da Capital do Marisco, Penha, Aquiles da Costa (PMDB), Benjamim da Silva Neto (PMDB) e Sérgio de Melo (PMDB)? Eles queriam bispar documentos públicos na secretária da Fazenda e foram impedidos pelo secretário da pasta, Rogério Zaqueu Frances, sob a alegação de que pra bispar os papélis públicos só através de pedincho legislativo, o tale do requerimento.
Nada a esconder
A lei preceitua que as excelências excelentíssimas examinem os papélis. O triste de tudo é que acabou na delegacia, com registro de BO e tudo mais. Outra coisa: o próprio alcaide mandou dizer mais de uma vez que os vereadores podem ir à secretaria checar o que quiserem. Segundo o vereador Aquiles, não é a primeira vez que o secretário enrola e proíbe que se examine a papelada. Valei-me, Nossa Senhora de Lourdes, das causas impossíveis!
