JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Ninho em chamas
Os bocudos de plantão lascam que o encontro do presidente do DEM peixeiro, Luiz Carlos Pissetti, e do PSDB, Deodato Casas, foi quente esta semana. Tudo porque o emplumado Deodato Casas deseja ser candidato a prefeito e anda procurando um vice. E isso que o PSDB tá numa dor só na Santa & Bela com o ninho em chamas por conta do indiciamento do seu dirigente maior.
Tufão danado
O presidente da sigla no estado, o atucanado Leonel Pavan, sem cargo nenhum e sendo indiciado pela Polícia Federal, já é um braseiro danado pra aguentar. E o único vereador da sigla, a eterna locomotiva do society, Renato Ribas, esticando as asas fora do ninho, complica na esfera local. Mas Deodato anda se achando. Chegou agora no busão rumo a 2012 e quer sentar na primeira fila e ainda na janelinha. Te acalma!
Sem papos
As línguas afrouxadas alardeiam que dificilmente rola novo papo entre Pi7 e Deodato. Contam que Pi7 não teria gostado nem um pouquinho da arrogância do sem fraturas. E Deodato, acreditando ser o salvador da pátria, teria saído do encontro chispando fogo com os gravetos do seu ninho asfalto afora.
Quem mudou? Ele ou eu?
O deputado estadual e ex-secretário da Saúde, Dado Cherem (PSDB), em contato com a coluna, diz que não pode em momento algum aceitar a mentira. Dado se refere às questões do hospital Ruth Cardoso. Lembra que nenhum hospital, exceção do Santo Antônio, da galega Blumenau, tem a parceria da administração estadual em seu custeio. E, portanto, é falaciosa a história de que quando secretário não ajudou.
Tudo certinho
Dado afirma ainda que, quando da entrega do hospital, a sua obra física estava pronta e totalmente equipada e que o atual governo da Maravilha do Atlântico, ao receber, atestou que estava apto. Faltando apenas seu entorno pra conclusão final. Além disso, Dado busca na memória, lembrando que o prefeito fez discurso de que o hospital seria administrado pelo governo municipal, estadual e federal.
Derrapou no discurso?
E agora entrega o Ruth Cardoso pra uma ONG que nunca administrou um hospital, ironiza Dado. O emplumado pontua que pra uma entidade administrar um hospital deve ter no mínimo cinco anos de experiência. Daí pergunta: quem mudou, ele ou eu? Cherem jura que está torcendo pra que o Estado seja parceiro do hospital, já que não aguenta mais escutar que Balneário não tem saúde pública.
Freud explica?
Se o Estado botar dinheiro no hospital, podem fechar a secretaria de Saúde, por que uma secretaria que não tem como administrar um hospital? E reforça suas críticas nas asas do alcaide psitacídeo: Um prefeito que dá um chá de cadeira no Luiz Henrique, que não recebe o Leonel Pavan, que veio trazer seis milhões, e que não aparece pra receber 23 milhões do Raimundo Colombo, está aquém do cargo ou só Freud explica?
AcorDão
Linguarudo e puxa saco de plantão escrevinhou pra este articulista informando que a situação do vereador e dublê de novela mexicana, Claudir Maciel, naum é bem assim. Diz o entendido em ciência política que o acordo para Claudir apoiar Dão Koeddermann para prefeito da praia mais desejada do sul do mundo passa pela leleia, com a saída do deputado Altair Guidi (PPS), pra que Maciel sente seus glúteos na estofada cadeira.
Daí sim!
Só sendo assim pra que se entenda o AcorDão feito entre Koeddermann e Maciel pro ator mexicano declarar apoio incondicional ao seu colega do recém criado PSD. Lembrando que o acordo foi firmado pelo Bornhausen Filho, que incomodou muitas lideranças locais que ficaram na mão e todas ouriçadas com a chegada do capo da capital e filho do coroné Jorgim Bornhausen. Eita coisa!
Agora intindi!
O mesmo filósofo político alembra a este socadinho escriba que com o acordo pro Claudir subir pra Alesc, sua cara metade, Christina Barrichello (alguém lembra?), voltaria a ocupar a estofada cadeira de praia da casa do povo mais desejada do sul do mundo, como suplente do PPS. E já tem até torcida na câmara pela substituição. É a primavera que vem florindo tudo..
Por isso a irritação
Com o nome do deputado Claudir e de Paulinho Bornhausen, a eleição de Dão ganharia força e muito provavelmente o PSD estaria no centro das atenções na hora da formação da majoritária que vai derrubar ou reeleger Periquito em 2012. Com isso, Dão passaria a ser como se diz na linguagem política, a noiva ou noivo da vez. Será que será?
Na parede
O que se pode observar é que Dão já dipindurou no seu gabinete um quadro do JK, não o prefeito de Sum Paulo que é GK, mas o ex-presidente Jucelino Kubitschek, fundador do PSD. Lembrando que a obra de arte foi pintada a mão e entregue como presente por uma otoridade nacional ao vereaDão. Quem será?
Daí que daí...
O Dão, empolgadíssimo com o momento político favorável, ainda destacou, em voz alta, durante o encontro do PSD na Maravilha do Atlântico, no último finde: o primeiro prefeito eleito de Balneário Camboriú foi Higino Pio. Alguém alembra?
