JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Acordar
É preciso acordar. Não consigo entender o porquê da certeza de que serão 11 mil caminhões que vão recolher os móveis que se transformaram em tranqueirada. Se é pra subir que coloquem o número 12, que é do PDT, que tá pra se acasalar com o governo, ou o 15, do PMDB, que já tá grudado na sacaria do alcaide JB. E a grana? Mais de um milhão de reais!
Na próxima
Já escutei do turco Esperidião Amin (PP), com toda a sua experiência, que a próxima enchente será sempre a pior. Ou seja, os organismos públicos têm que estar cada vez mais preparados. O que tem que acontecer? Que, invés de torrar grana pública pra recolher o que hoje virou lixo, deveriam é ter pago caminhões pra recolher os pertences do povão. Teriam ajudado muito mais.
Se ralar
Até porque o bruto que hoje leva os móveis que se acabaram com as águas nojentas, asseia a rua, deixa os bairros mais limpos e a city peixeira mais bonita. Só que o cara que se ferrou de tudo quanto é jeito na enchente vai ter que rebolar igual doido pra poder comprar uma pia, uma cama, um armário, entre outros móveis. Podem dizer que estou escrevinhando bobagens, mas temos que pensar e futuramente agir.
Politicagem
Tudo errado, e bota errado nisso, o fato de ter vereador distribuindo sacolão. Essa história de que o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Paulinho Bornhausen (DEM), puxou pelo bolso e mandou comprar mil sacolões pra que o presidente do seu partido em Itajaí, Douglas Barbudão Cristino, distribuísse, foi um erro. Arrumou um baita problema na base.
Num phode!
Até porque não existe discurso de que precisava ajudar. A ajuda tem que ser institucional, através da defesa Civil. E se era pra vereador fazer política, o Laudelino Lamin é do PMDB, tá agarrado até os bigodes no governo. É da base! E secretário de estado não tem partido político na lida do cargo, assim como prefeito, vice, vereador e demais bagrões, abobrões, entre outros que têm cargo eletivo ou são nomeados. Acordem!
Sem ninguém saber
O Zé do Codetran revelou na rádio Difusora, sexta, que o prefeito Pirica lhe ligou no sábado à noite, quando ele estava na defesa Civil, e disse que estava mandando um caminhão de água mineral e mais três mil reales. Segundo o Zé Tranca-Rua, o cheque era pessoal do burgomestre psitacídeo. Sem alarde, sem divulgação. É exemplo!
Tá brotando
E a história do ex-governador que foi chamado pra sisplicar por conta dos rolos ocorridos há algum tempo na fundação de Meio Ambiente da Santa & Sofrida Catarina (Fatma), em Itajaí? Tá dando o maior banzé do sul do mundo. É o caso das licenças que me dá licença... Cruz em credo!
Telhado de vidro
Depois da história de que patroa do presidente Orlando Anjoletti (DEM) tá empregada no gabinete do deputado da leleia Maurício Eskudlark (PSD), a coluna bisbilhoteira descobriu que tem outra cara-metade de vereador lotada em gabinete de deputado da leleia. O telhado de vidro ameaça de uma hora pra outra desabar na casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo. Corre, pra não se cortar com os cacos...
Nem cagar...
E isso que tem câmera bisbilhoteira vigiando todo mundo, com os telefones grampeados e os e-mails no pente-fino. Tudo pra que se descubra quem seria o infeliz que repassa informações para o bunker do socadinho escriba do lado de que cá do Ariribá. Na casa do povo praiana tá difícil até pra dar uma cagada. Vai que tem alguém espiando...
Pelamordedeus
O leitor destas mais do que afundadas linhas pode bizolhar a destruição que fizeram no morro da Atalaia. Um absurdo sem fim. Se fosse numa atividade privada, em um empreendimento pelaí, já tavam respondendo um monte pela cagada. Dava até cadeia, mas como quem responde é a Famai, fica o ilso por ilso mesmo. Eitcha coisa! Fotos no Blog do JC. Bota o bagão do zoio lá. No site do DIARINHO, gente!
César sisqueceu?
Um dos candidatos vitoriosos na campanha passada pra leleia foi o César Souza Júnior (DEM), que garantiu que se fosse eleito ia abrir um escritório regional do seu mandato na Maravilha do Atlântico. Algo que não tem nada a ver com o fato de que virou abobrão estadual. Ou será que César imagina que, vindo na segunda-feira pra Balneário pra discutir o centro de Eventos, tá tudo certo? Ah, para né!
Nos píncaros da lua
Matéria na Folha de Sum Paulo de sexta demonstra que Balneário Camboriú se destaca em Santa Catarina no quesito índice de Potencial de Consumo do IBGE. Ou seja, a Maravilha do Atlântico é um dos maiores municípios entre 100 e 200 mil habitantes. O prefeito de BC, Edson Periquito, declarou à Folha: O nosso comércio era muito fraco. Tínhamos que comprar em Itajaí. Hoje o inverso é verdadeiro.
Fica pra trás
Lógico que é preciso louvar esse cenário da Maravilha do Atlântico, que vai às estrelas na temporada, mas que não depende unicamente dessa época do ano. E demonstra o quanto Itajaí tem ficado atrasada quando se coloca o cenário do nosso comércio. Principalmente aos finais de semana. O povo carca e torra a grana lá. E num é?
