JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Manequinha na luta
O esforçado Manequinha da Pesca, em entrevista ao Graciliano Rodrigues, ontem, na RIC, debulhou que, por enquanto, apenas 43 licenças foram emitidas pra pesca da tainha em Itajaí, e, por conseguinte, na Santa & Sofrida Catarina. Manequinha revela que tá na luta pressionando a ministra Ideli Salvatti e as artoridades.
Anzol na caixa
Não dá pra entender. Uma penca de 12 deputados federais, capitaneados pelo Décio Lima (PT), esteve no TCU. O ministro André Carvalho, através de documento, recomendou a liberação das permissões pra 82 embarcações igualzinho a 2010 e não apenas 60, como foi enfiado goela abaixo.
Cantou vitória antes...
O próprio Décio alardeou exultante que entregou em mãos, no ministério da Pesca, o papéli do ministro com a recomendação. Contudo... No saite do ministério da Pesca, nem um pio sobre o assunto. Aliás, a informação é a mesma: 60 embarcações. Pô, Ideli, assim não dá! Assim não pode!
Chega de palhaçada
E, depois, o Manequinha debulha algo muito sério. Não podem mais fazer essa molecagem que fizeram. São empresas, trabalhadores e a população que são prejudicados. Tal situação, segundo Manequinha, tem que ser analisada com antecedência. Assino embaixo.
União total
E tem outra coisa que tem que se lamentar. Esse distanciamento do sindicato patronal - o Sindipi - numa situação destas, do sindicato dos trabalhadores. E isso foi lamentado pro Manequinha. Patrões e empregados têm que se perfilar no mesmo objetivo. Pendengas capital/trabalho, nessa hora, devem ser colocadas de lado.
Atentai! Atentai!
No blog do JC é possível ver o acórdão do TCU e os itens listados pelo escriba. E lá está a chave da questão, que o ministério da Pesca deveria se atentar. Afinal, o que deveria ser uma proposta conjunta, 50 dias antes do início da pesca, foi ignorado. Já se passaram nove dias do início da safra. Acordem!
Turco quer escalar a tainha
O deputado federal - turco Esperidião Amin (PP) - quer ajudar a escalar essa tainha. Afinal, o tempo urge. Ontem mesmo conversou com o prefeito Jandir Bellini (PP), que tava em Floripa pra convenção do partido. Quem também tem que se coçar é o Agoniado, ops! Agnaldo dos Santos, secretário da Pesca de Itajaí.
Gern x Dalmolin
Tá um furdunço danado no ex-aquário peixeiro. Tudo porque o vereador Vanderlei Dalmolin (PP) teria exonerado do seu gabinete o Sérgio Murilo Pereira, um dos nomes deixados pelo topetudo Osvaldo Gern (PP). E Dalmolin teria contratado uma guria no seu lugar. O caldeirão promete ferver. Será que Gern volta?
Sem tesão
A escola básica municipal Aníbal César, no São Viça, sempre foi um cartão de visitas quando se fala em escolas municipais. Infelizmente, este tempo passou. Até a placa na entrada da escola, com o brasão do município, tá feia de dar dó.
Arreda, raça de bocudos!
No começo do governo, colocaram a Maria Heidemann, que tinha apenas um defeito, ser muito mãezona. Permitiu isso e mais aquilo. Depois, colocaram o competente José Roberto Provesi, que se trancou no gabinete e trouxe a Miriam os linguarudos lascam que nem o reitor Mario dos Santos a quer na Univali.
De pé a ponta
Professores lascam que a poderosa Miriam tocou fogo na Educação peixeira. E agora, o Edison DÁvila pegou o fardo a contragosto, sem vontade, sem nenhum tesão. Num queria. Não é o mesmo Edson do passado, que saía bispando diariamente todos os departamentos, quando a secretaria era ao lado da Celesc.
Ou dá ou desce...
E depois, tem o enrosco da fundação Cultural, que o próprio Zé das Medalhas, ops!, DÁvila pediu ao alcaide pra lhe tirar o jugo. Tudo por conta do governo JB e o PDT, que deve ocupar o posto. Parecem até namoradinhos na primeira transa. Quando todo mundo sabe que já perderam o cabaço político faz tempo...
Será que será?
Há quem garanta que o desassossegado Luiz Carlos Pissetti não deve mais deixar o DEM. Com a saída da vice-prefeita Dalva Rhenius (DEM) da sigla, em direção ao PSD, Pi7, deve permanecer e aquecer seu projeto político de ser candidato ao paço em 2012. Hummmm...
Voo certo
Já os puxas de Pissetti juram que sua ida ao PSD é certa, e que a reunião que será realizada amanhã, em Itajaí, sinaliza esta intenção. O problema é que todos que têm pretensão de ir para o PSD têm que ter pressa pra que tudo não se transforme num baita rolo e tenham que dar marcha ré.
Marajás da leleia
Entre os trocentos marajás da leleia, constam dois nomes extremamente conhecidos na região. O eterno presidente da federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto todo santo mês fatura R$ 24.105,36 - e o ex-deputado federal João Matos (PMDB), que mês sim e outro também embolsa R$ 29.659,46. Beleza!
