JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
DEM catarina
Na última sexta-feira, aconteceu a primeira reunião do DEM após a dissolução dos diretórios estaduais. O encontro ocorreu na galega Blumenau e reuniu uma pá de leais à sigla. A pauta principal foi a reconstrução da sigla, após o tsunami intitulado PSD.
Uma pá juntinha
Quem apareceu pra ver cume qui é, cume qui fica, foram ex-prefeitos, vereadores e suplentes. Tinha gente de Guaramirim, no norte do estado, e do sul, da região de Criciúma. De Balneário Camboriú tava lá o Orlando Angiolettti, e de Itajaí, o galego suplente de vereador, Paulo Mannes.
É assim e assado
Quem sinalizou o que será feito pra reorganização da sigla foi o ex-deputado federal Paulo Gouvêa, que tá há anos na direção do DEM em Brasília. O primeiro passo será a composição de uma comissão provisória de 25 membros, com o aval da Executiva Nacional. De começo escolheram o vereador Jovino Cardoso, de Blumenau, pra presidente da provisória.
Nos cornos da lua
O vice-presidente é o vereador mais votado do estado, Patrício Destro, de Joinville, e o secretário geral, o presidente da câmara da Maravilha do Atlântico, Orlando Angioletti. Com tudo certinho, os sacrossantos da direção nacional chegam a SC pra abençoar e reabrir os diretórios municipais, que permanecem fechados.
De uma serenidade...
No fim da reunião, a galera já saiu com a incumbência de compor as comissões provisórias municipais. De Itajaí, o único presente na reunião e que recebeu esta missão foi o Paulo Mannes. Sua escolha se deu, provavelmente, porque não é ligado nem ao grupo do presidente da câmara, Luiz Carlos Pissetti, e nem ao da vice-prefeita Dalva Rhenius. E porque o homem é sereno, sereno...
Não vê dificuldades
Mannes não vê dificuldades e acredita que pelos menos uma das duas grandes forças da sigla, em Itajaí (Dalva ou Pissetti), deva recuar e realizar seus projetos com a sigla do DEM. No entender de Mannes, um caminho mais seguro.
Ai, Jisus!
Frases que provocam fogaréus pós-evento: Não permitiremos que eles se infiltrem em nosso meio, para tornar o DEM de SC uma filial do que ainda não criaram, Jovino Cardoso. Com a debandada dos oportunistas para uma nova sigla de conveniência, o DEM estará livre para recomeçar e voltar a crescer, Orlando Angioletti.
Quem seriam estes?
Apesar do tom genérico da frase de Angioletti, pessoal do DEM tá se carcando para o PSD, na Maravilha do Atlântico. Seriam estes os oportunistas, citados pelo presidente da câmara. Ou seriam os do mal, afinal, ele gosta de brincar, lascando: Do DEM do bem.... É igual o PMDB do bem e do mal, de Itajaí?
Tudo lá
O Neto Santana, de Camboriú, passa lista de gente do DEM que está indo para o PSD: Ainor Lotério, Ainor Manoel Lotério, Ana Maria Rebelo Lotério, Helio Rocha e José Almeri Gardini, que seriam, além de parentes do ex-prefeito, nomes de peso. O que comprova que o PSD tá aceso na terra da pedrada.
Ô, prefeito!
O presidente do PSDB peixeiro, Deodato Casas, chegou com um séquito de puxas à sua volta no Encontro Amigos da Imprensa, em Camboriú, no sábado. O ex-governador atucanado Leonel Pavan, quando o viu, o chamou de prefeito. Deodato respondeu de pronto.
Loirosa na lida
A prefeita de Camboriú, Luzia Coppi, lascou que o PSDB vai arrebentar na região, ano que vem. Perguntada sobre quais os nomes pra retomar o poder em BC, ergueu a mão e começou a contar nos dedos: Pavan, Dado, Fabrício, Spernau. E em Camboriú?. Entre sorrisos, Luzia: Estou tentando deixar só o meu.
Com Pirica
O ex-vereador Fábio Flor (PP) e chefão da Fazenda no governo do homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), afirma que a sigla tem uma nominata de 25 nomes pra concorrer à câmara em 2012. E que estará junto na reeleição ao alcaide psitacídeo.
Tiro no pé
Já o faz tudo/tudo meu, Dão Koeddermann (PSDB>>PSD), diz que essa história do dublê de novela mexicana, Claudir Maciel (PPS>>PSD), pegar no pé do Pirica por conta da viagem aos States é uma bobagem. A câmara aprovou a viagem! E vereadores também estiveram lá. Já disse pra ele que foi um tiro no pé!
Jura de pés juntinhos
Dão garantiu, no encontro Amigos da Imprensa, que o PSD terá um posicionamento de neutralidade. Não será nem situação e nem oposição ao atual governo. Assim que virem (outros políticos) que o PSD é neutro e terá candidato a prefeito, eles virão, alimenta Dão, esperançoso.
Força política jovem
O vereador mais jovem de Floripa, João Amin (PP), se encontrou com o parlamentar mais jovem da câmara de Brusque, Roberto Pedro Prudêncio Neto (PDT), que é advogado e filho do desembargador Carlos Prudêncio. Na pauta do trelelê, as eleições de 2012 e a união de uma força jovem pelo estado.
