JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Lei Jandir
A tchurma do DEM, em trelelelê durante reunião da sigla, quando foi assinado documento para a criação do PSD, em Itajaí. O DEM apenas mudou de nome? Seria o novo que ficou velho ou estariam padecendo daquela doença: a progeria, que provoca o envelhecimento precoce? Bocudo, eu!?
O prefeito Jandir Bellini (PP), no início do seu segundo mandato, em 2000, aprovou a chamada lei Jandir, que é de incentivo à cultura, entre outras coisas. As empresas podem investir até 30% do imposto sobre serviços (ISS), através da fundação Cultural. O problema é que tem quem esteja gozando com o... dos outros.
Grana alta
Têm empresas que alardeiam que tão fazendo um montão, mas na verdade estão deixando de pagar impostos ao município, que é o grande pai e mãe. E estas empresas, que não se divulgam, não estão mexendo nos seus lucros, não tiram nada do bolso, apenas deixam de pagar o que é devido.
Ninguém sabe?
Situação essa que deveria ser mais aberta e não tão abusiva, como vem acontecendo. É importante investir em ações culturais e sociais. O que não pode é abusar. Deixar de pagar um monte ao município, que tem que gerir uma máquina gigantesca e alardear que tá fazendo boa ação. Aí não dá.
Endoidou de vez
Tá virado num baita angu a criação do PSD na região. Na Maravilha do Atlântico tem dois caciques: Dão Koeddermann e Claudir Maciel. Quem será candidato ao paço? Quem vai liderar a oposição? Claudir ou Dão? E o Orlando Angioletti também vai carcar para o PSD?
Ainda tá vivo
Até porque o gorducho, ex-vereador Nelson Nitz, com essa história toda, não vai deixar o antigo PFL. E o DEM não está se acabando. Tem um baita espólio. Só o precioso tempo de TV, que é importantíssimo pra cidades como Florianópolis, Blumenau, Brusque, Joinville, Lages e Itajaí, onde têm emissoras, vale um monte.
Lei da física
Em Itajaí, também é um complicador, com a chegada de Dalva Rhenius e Luiz Carlos Pissetti. Os dois almejam. Dalva é candidatíssima. Pissetti sonha em ser candidato ao paço. Mas quem manda, na verdade, e ficou comprovado isso na noite de quarta, é a tchurma dos Bornhausen. É mole?
Ativo
O Pi7 demonstra que deixou a situação de passivo político para assumir uma posição ativa. Ou seja, Luiz Carlos Pissetti colocou na reunião do DEM que, independente da ida de Raimundo Colombo, já tinha tomado a decisão de ir para o PSD por falta de espaço na antiga sigla e para poder implementar seu projeto político.
Juntar dois, pra dar um?
Tem petista em Navegantes vermelho de raiva. Acredita que lançaram dois pré-candidatos sem chance ao paço. O ex-vereador Luizinho não se reelegeu e o vereador Marquinhos andaria muito com o PMDB. Afirma que o único com chance seria o único albino vermelhinho destas bandas, o Tarcísio Weise. Hum!...
Bonitona lá
O secretário nacional de articulação do PCdoB, Walter Sorrentino, esteve batendo um lero de pertinho com a deputada Ângela Albino. Veio dizer pra Ângela que o comitê central dos comunistas a indicou como pré-candidata da sigla pra sucessão do galego, prefeito de Floripa, Dário Berger. Foto no blog.
Nascer
Já sobre o fato da criação do PSD, Ângela diz que o fato do PCdoB fazer parte da administração do prefeito paulista, Gilberto Kassab, não quer dizer que o mesmo acontecerá aqui. Eles disseram que vão esperar o partido nascer (nas palavras da comunista) pra definir o que será feito e que o PSD é muito bem vindo à base da presidente Dilma.
Massa de manobras
A secretária de Justiça e Cidadania, Ada de Luca (PMDB), afirmou ontem, no programa do meio-dia, comandado pelo Helio Costa (chamado de Mário pela poderosa), que não admite torturas nos presídios e que os presos em greve de fome estão sendo usados como massa de manobras de grupos criminosos.
