JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Diminui e aumenta
A extinção de 316 cargos e a criação de 231 novos postos estão no projeto de adequação administrativa que foi sancionado pelo governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (DEM), na quarta-feira.
Minirreforma
A leleia aprovou na semana passada a minirreforma do Raimundão por 24 votos a 7, levando em conta pontos como a criação da secretaria de Defesa Civil e alteração do nome da secretaria de Coordenação e Articulação pra Casa Civil.
Bizolhar
Uma questão importantíssima de ser levantada: a rodovia Antônio Heil tá chapada de caminhões, com o aumento considerável de cargas enviadas para a Multilog. Ou seja, o fluxo de caminhões é uma loucura. E tem ainda todos os trevos de Itajaí, estrangulados.
Se coçar
Os deputados estaduais Volnei Morastoni (PT), Dado Cherem (PSDB) e o federal Décio Lima (PT) têm que acordar e se mexer. Tocar fogo no rabo do DNIT, da Autopista e, em conjunto com o município, encontrar soluções. Além de atrasar o desenvolvimento, ainda tem acidentes um dia sim e outro também.
Mais tapas do que beijos...
O clima foi quente na casa do povo peixeiro, na noite de terça-feira. Tudo por conta de projeto que cortava uma grana de vales-alimentação pro pessoal da Administração e jogava para manutenção da frota. A oposição ficou com medo que fosse grana da merenda, já que não tava explicitado, e pediu pra averiguar.
Se qués qués, se não qués diz!
O Douglas, como líder, teria ligado para a secretária de Administração, Rosalir Demboski, conhecida carinhosamente como capacete de ouro, que respondeu rispidamente: Ninguém vai ficar sem comida! Se quiser votar que votem, e se não quiserem... Os parlamentares ficaram doidos com a grosseria.
Tudo engavetado
Este escrevinhador já viu de tudo nos bastidores, e não apenas neste governo como em outros. A prepotência de quem está no poder e tem a maioria no legislativo é igual. O todo poderoso Luizinho, do governo Volnei Morastoni (PT), andava pelos corredores lascando que era pra barrar tudo. A oposição era tratada a pão e água.
Dor sem fim
Que o diga o desassossegado Luiz Carlos Pissetti (DEM), que foi informado em plena sessão que seus projetos seriam todos engavetados. Não tinha pra onde se mexer. Hoje, a situação do governo Jandir Bellini também caga e anda pra oposição. Que esperneia e berra, mas pouco pode fazer.
Num pode!
O que não pode de jeito e maneira é perder a harmonia entre os poderes. Principalmente no legislativo, que representa a maioria do eleitorado. E por onde passam todos os projetos e anseios da comunidade. O Paulinho Amândio (PDT) é que vaticina com sabedoria: O vereador é a quinta roda da carroça!
Cosa linda!
Enquanto a Via Expressa portuária se arrasta numa novela sem fim, o governo JB faz uma baita avenida no Rio do Meio (zona rural, ou não?), depois da entrada da Petrobras, pra atender os interesses da Rodobens, que vai edificar um condomínio naquela área. E que tem um ex-vereador assessorando os interessados...
Palma a palmatória
Todas as escolas e prédios públicos de Itajaí estão recebendo, em seu entorno, calçada padrão. Belo trabalho. As obras de asfalto em ruas, em diferentes bairros, merecem ser louvadas. Quem reside em ruas que mudam de um pó medonho pra sopa de lama sabe bem o que é ter a via calçada ou asfaltada. Parabéns!
Nem se olham
O clima não é nada bom entre o vice-prefeito Cláudio Dalvesco (PSB), da Maravilha do Atlântico, e o presidente da Casa do Povo, Orlando Angioletti (DEM). Tudo porque Angioletti deve ser o vice do prefeito Edson Periquito (PMDB) ano que vem. Na inauguração do binário, os dois nem se olharam. Hummmm...
Campeões de truco
O secretário de Obras de Itajaí, narigudo Tarcizio Zanelato, e o motorista e blogueiro intisicado, Rômulo Mafra, já atuaram como dupla e se sagraram campeões de truco em uma competição na Associação dos barnabés peixeiros, a ASPMI. Pensamentos diferentes, mas nada pessoal. Bacana isso!
Deu no lombo
A dona justa condenou o ex-prefeito de Itapema, Clovis José da Rocha (DEM), e o atual presidente da câmara da cidade, Giliard Reis (PMDB), que no passado foi prefeito interino. A dupla foi condenada por improbidade administrativa, quando tava no mando de campo do paço e teve os direitos políticos cassados.
Paulada na espinha!
Clovis José da Rocha foi condenado a devolver aos cofres públicos 50 vezes o valor do salário recebido quando prefeito e teve os direitos políticos cassados em cinco anos. Já Giliard Reis terá que devolver 10 vezes o que recebeu como alcaide e ficará três anos no limbo, sem poder concorrer. Baita paulada na espinha!
Saúde, Samuel!
Enquanto escrevo esta coluna, a informação é que o bispo Samuel Francelino continua internado na UTI do Hospital Marieta e seu estado inspira cuidados. Samuel sofreu um mal súbito enquanto pregava no Centro Evangelístico do São Vicente, na noite de quarta-feira. É esperado que consiga se recuperar. Saúde!
