JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Restabelecer a verdade
É triste o que ocorreu no setor de licitação da prefa de Itajaí, envolvendo interesses única e exclusivamente políticos, com o afastamento de uma servidora daquela repartição. Os linguarudos de plantão dispararam boatos maldosos, envolvendo a profissional, com o intuito de tirá-la do setor. A muie era competente e não se intimidava, não permitindo que houvesse falcatruas.
Ver pelas costas
O problema é que a boataria que comeu solta, teria invadido a vida pessoal da barnabé, afetando sua imagem. E tinha uma pá de zolhão na sua saída. Com isso, a servidora pediu afastamento. É bom abrir o zoião, afinal, licitação é algo sempre nebuloso e somente com fiscalização séria, do Ministério Público e órgãos da sociedade, se podem evitar falcatruas.
Aqui se faz, aqui se paga
O prefeito Maneca do Quiosque (PP), de Bombinhas, finalmente tomou uma decisão de cabra macho, colocando no zoio da rua o ex-vereador, ex-presidente da câmara e ex-candidato a prefeito pelo PSC, Alexandre João de Melo e o Amandio Estevão da Silva Filho. Os dois, barnabés efetivos, foram flagrados cobrando propina.
Criminoso ambiental
Além dessa situação nefasta, Alexandre é um criminoso ambiental. Quem não se alembra da triste notícia que vazou mundo afora, do sujeito com um boi socado dentro de uma Santana Quantum? O pobre animal ia pra saciar a insanidade daqueles que apoiam e participam da farra do boi. Uma lástima!
Problema do PMDB
A ex-vice-prefeita, Eliane Rebello (PMDB), declarou ontem ao Dário Silva, na Difusora, que o grande problema da secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) é relacionado ao próprio PMDB. E deixou no ar que, nos bastidores, o papo que rola é que quem anda se metendo nas questões da sigla é a prefeita de Camboriú, Luzia Coppi (PSDB). Será?
Tiro certeiro
Eliane citou ainda o que é visível: Itajaí não teve força política pra indicar o nome da SDR e vem perdendo espaço para Balneário Camboriú. Como a dama de ferro não tem papas na língua, lascou resquícios da eleição: Como um coordenador regional (PMDB) pode coordenar a campanha estadual e não as locais?
Elogiou de montão
Eliane também disse que não se pode culpar o prefeito Jandir Bellini (PP), em relação à SDR. E elogiou de montão a presidente do DEM, a vice-prefeita e secretária de Saúde, Dalva Rhenius, e o secretário de Planejamento, João Omar Macagnan (DEM).
Pode rachar de vez
A grande verdade é que não se sabe, depois de quatro meses, o que anda sendo feito na SDR peixeira. Apenas o mandachuva, Fabrício de Oliveira, foi nomeado. Rolaram um monte de indicações. Além, é claro, da ainda não definida nomeação do secretário adjunto, que divide a sigla peemedebista. A escolha será entre Dinho Schmitt e Eliane Rebello.
De VM e JB
Até porque é evidente que se Dinho Schmitt for o indicado, quem acaba se fortalecendo é o ex-prefeito e atual deputado estadual Volnei Morastoni (PT). E se Eliane for nomeada quem leva os louros é o Bellini (PP). De qualquer modo, leve quem levar, a sigla segue como sempre: rachada. Talvez, um pouco mais...
Via Tortuária
A via expressa portuária ainda é um sonho distante. E, o pior, ninguém sabe a largura da via. Há lugares com sete metros e outros com 10. Nem o Exército, que tá lá, sabe o real alinhamento da rua. Além disso, tem uma porrada de baiucas que não foram indenizadas.
Ajudai Pai eterno!
Tem linguarudo caceteando que colocaram o João Macagnan, que não é engenheiro, pra cuidar da situação. E tem ainda o Amarildo Madeira que, lá atrás, não quis entregar o projeto para o prefeito JB. Parece que o cara tá sentado em cima dessa história há quase oito anos. Arreda, raça de bocudos!
Mixaria
A convenção do PP peixeiro recebeu a votação inexpressiva de apenas 106 filiados -, dentre quase seis mil que a sigla possui. Os descontentes alardeiam que foi apresentada uma nominata de 45 membros, em cima da hora, pra compor o diretório. Pessoal que já está no poleiro há trocentos anos e não larga pra dar espaço pra gente nova.
Todo mundo?
Além desse perrengue, ainda teve quem apareceu para votar e, segundo as línguas afrouxadas, não estaria regularmente filiado, como o servidor comissionado do Porto, José Rosa. Fora o pessoal que não podia votar, mas pensou que sim...
Quer sentar na janelinha...
A eleição para o novo comando da sigla deve ocorrer na noite de hoje. Fala-se em Tonho da Grade na cabeça e Tarcízio Zanelato de vice. Contudo, quem vai bater o martelo é o prefeito JB. O interessante foi um tal de Xeco do Itamirim ter dado às caras e anunciado que queria ser presidente. Qui coisa, meu povo!
