É oficial. O Democratas da Maravilha do Atlântico entra para a administração do homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB). Na última quinta-feira, na presença do presidente da casa do povo, Orlando Angioletti, o demo Nelcy Brandt foi convidado pelo alcaide pra assumir a pasta da Educação.
O acerto foi feito na hora e Nelcy assume a secretaria da Educação na segunda-feira. É a oficialização do Democratas no governo Periquito, que desde o ano passado articulava a entrada do partido dos demo no poder dos altos da Dinamarca. Para muitos, Pirica anda se mostrando um baita estrategista.
Tudo começou no meio do ano passado, quando tirou Auri Pavoni do partido e o trouxe pra tocar as obras na secretaria de Planejamento. Antes do fim do ano, o prefeito deu outra puta jogada de mestre, trazendo o PP para o governo, com Fábio Flor assumindo a Fazenda.
Há quem diga que mesmo não dizendo, Pirica consolidou a eleição de Orlando Angioletti como presidente da mesa diretora na câmara de vereadores no finzinho do ano passado. Agora, antes do fim do primeiro mês do ano, o democrata Nelcy volta à prefa.
Vale lembrar para os mais esquecidos que Nelcy Brandt já esteve na tchurma de abobrões dos emplumados. Brandt foi secretário de Turismo no primeiro governo de Leonel Pavan e superintendente da fundação Municipal de Esportes no último governo do galego Rubens Spernau.
Agora, só falta o PSDB pra que Pirica formalize a penca, ops!, a tríplice aliança na Maravilha do Atlântico. Pra alembrar: fala-se no nome do ex-presidente do DEM, Carlos Humberto, para a secretaria de Turismo.
Como diria Brizola: Algo, há!
As raposas da política catarinense estão assistindo atônitas ao que vem promovendo o governo do padre lageano Raimundo Colombo (DEM). Principalmente, porque Colombo vem dando tapas em situações que poderia servir de base para a oposição bater à vontade nos oito anos de governo de LHS.
Anúncio pra zoios e zovidos
O governador mandou suspender o Pró-Emprego que, dizem, beneficiaria apenas 11 empresas importadoras num universo de 194 mil e que geraria (além de escândalos...) guerra fiscal. Outra é uma baita auditoria nas obras do centro Integrado de Cultural (CIC), na capital manezinha.
Uma medida importantíssima foi a despartidarização da secretaria de Segurança Pública, com a nomeação de um promotor de justiça. A visita que Colombo fez ao centro de Recuperação de Menores São Lucas, em São José, e o anúncio de que o governo será levado às secretarias regionais (Ué? não tava lá??) também fazem parte das ações do novo governador.
... que é de estranhar, isso é. Afinal, se fosse um governador eleito pela oposição que estivesse tomando estas medidas e levantando desconfiança sob fatos e atos de seus antecessores que o ajudaram a se eleger, pareceria normal. Mas é munição pontiaguda pra machucar LHS & Cia. Eita, coisa!
O ex-vereador e ex-secretário de Administração Marcos Weisheimer está montando a comissão provisória do PDT e deve ser o novo presidente da sigla na Maravilha do Atlântico. Gente de peso: fala-se em ex-prefeito, ex-vereadores e até um vereador atual que teria motivos para deixar a sua sigla e que deve assinar a ficha do partido brizolista. Hummm...
Já em terras peixeiras, o presidente dos brizolistas, Marcelo Saldré, ops!, Sodré, anda sumido. Depois que o PDT perdeu com o PP no estado, ele desapareceu. Tinha guardado o terno pra posse na secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e agora vai ter que usar em alguma audiência no fórum.
Aliás, o papo que rola é que o PDT não é mais o fiel da balança em Itajaí e que hoje depende da força do Maurílio Moraes. Se o edil largar a sigla, leva junto consigo seus mais de quatro mil votos. É mole ou querem mais?
O comando do PTB em Itajaí vem sendo disputado. Tem o Flávio Furtado, o Célio Furtado, o Arno Lapa e o Tito Arruda. O gordo João Armando ninguém sabe onde tá. Dizem que tá no Rio de Janeiro. A situação anda complicada para o Flávio Furtado, que na semana que vem enfrenta leilão, em que serão vendidos equipamentos de sua emissora de TV. Num é fácil.
Por que será que tem tanta gente agoniada em Itajaí, que andava falando com determinada figura? O que será que escutaram e, principalmente, falaram? Hein?