JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Cereja do bolo
Dizem que o assessor de imprensa da câmara é um dos cargos mais desejados no bolo da divisão de vagas que cada vereador tem direito no legislativo da Maravilha do Atlântico. Pelo trabalho que realizou pela casa legislativa e indistintamente para todos os edis, acredito na manutenção do diretor de imprensa Fernando Carnevalli. Agora, passada a escolha do presidente, é hora de conversar e ver quem sai e quem merece ficar trabalhando...
Socorro! Socorro!
O nível de segurança anda tão baixo que a bandidagem alvissareira que por aqui campeia nem se lixou em invadir o prédio da prefa de Itapema e roubar na caruda caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal. Se o local de trabalho do alcaide não é seguro, imaginem no restante da city...
Felipe lá
Na posse do Sindipi, na semana que passou, correu à boca miúda o que a coluna já explanou: que o ex-secretário de Comunicação da prefa de Itajaí deve ocupar cargo de destaque no ministério da Pesca, que será chefiado pela Ideli Salvatti (PT).
Terá ou não quorum?
Tem vereador oposicionista alardeando que a sessão extraordinária da casa do povo peixeiro da próxima segunda-feira sacramentará a mudança na lei orgânica que propiciará uma futura marina no Saco da Fazenda.
Maria lá?
Os bocudos de plantão alardeiam que a presidenta da associação Comercial e Industrial de Itajaí, Maria Izabel Pinheiro Sandri, teria assinado a ficha de filiação no PSB do Adiel Truppel. Hummm...
Menos um
Má notícia para um dos assessores das excelências excelentíssimas do ex-aquário peixeiro: um dos seis cargos será exonerado. A decisão, que deve ser publicada no findar deste ano, atende o termo de ajuste de conduta assinado entre o Ministério Público e a câmara. Pé na bunda no final de ano é phoda!
Guerra total
Empresários da indústria nacional da pesca e importadores de pescado estão em pé de guerra. Tudo por conta da abertura bilateral proporcionada pelo presidente Lula com países asiáticos, como Tailândia e Vietnã. Nós mandamos pra eles frango e eles nos mandam peixes, como o panga vietnamita.
Pangada na espinha
Acontece que o panga já vem embaladinho, custa a bagatela de quatro pilas e tá vendendo mais que carne de frango. Enquanto o escamoso similar nacional custa quase oito reales. Com isso, a indústria nacional tá indo à bancarrota. Um dos grandes importadores do panga é a poderosa Leardini, de Navegantes.
Todos certos
O importador estaria certo, porque com esse escamoso no mercado, o consumo de peixe tem aumentado. O pobre tá comendo peixe. E os empresários nacionais também estão certos, porque na verdade é uma concorrência desleal. A carga tributaria brasileira é de doer.
Nem te ligo
Outro problema é que os empresários nacionais sempre quiseram ganhar sem ter que investir muito em tecnologia, que vai da captura (barcos podrões) ao processamento. O que impossibilita de colocar no mercado um escamoso mais barato.
Cultura secular
Por outro lado, não se pode querer que o sujeito que nunca investiu, por exemplo, em 30 anos, o faça de imediato. Daí, a importância de Ideli Salvatti (PT) na conciliação. Afinal, hoje o atual ministro Pingolin, ops!, Gregolin ameaça proibir a importação do panga, o que provavelmente vai fazer com que os países produtores acionem as organizações internacionais, com sanções ao país. Radicalizar nunca ajudou.
Defendeu lá atrás
Em algum momento, lá atrás, durante o processo da eleição da mesa diretora da casa do povo peixeiro, o presidente reeleito Luiz Carlos Pissetti (DEM) defendeu que a vice fosse a loiruda Susi Bellini (PP). É que, naquela ocasião, Pi7 estava com a mala pronta pra ir para o governo.
Quem manda
Agora, imaginem se o menino de ouro do PT, Níkolas Reis, fosse o primeiro secretário da câmara. Ia melar o governo do JB. Apesar do cargo supremo ser o de presidente, quem manda na pauta é o primeiro secretário. É quem acha erros nas matérias, quem coloca na pauta uma montoeira de coisas. Ou seja, pode azedar uma sessão. Seria um Deus nos acuda!
Igual a patroa
A história de que Pi7 garantiu que não iria largar a cadeira estofadinha da presidência, feita bocalmente, surgiu quando ele chegou à casa do povo puteado por conta dos seus colegas de situação, que bateram um rango com o JB, sem convidá-lo.
Vou ser presidente!
As línguas afrouxadas contam que Pi7 falou um monte, disse que não ia para o governo e que seria reeleito presidente. Foi daí que entrou o vereador do Vassourão, Elói Camilo da Costa (PMDB): Falaram um monte de coisas, que entrou num ouvido e saiu no outro. Confio em você [Pissetti], igual confio na minha mulher. E sei que você não iria fazer isso conosco, de ser presidente e ir para o governo!
