JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Tropa de choque
A sessão que votou o orçamento de Itajaí, na noite de quinta-feira, foi quente. O governo levou para a câmara a sua tropa de choque palaciana, composta pelo secretario de Fazenda, Osvaldo Gern, Planejamento, João Macagnan, e o de Relações Institucionais e Igualdade Racial, Márcio Silveira. Os vereadores ficaram de cara. Tudo pra negociar 72 emendas das excelências excelentíssimas.
Corta daqui e estica dali
O orçamento de Itajaí cresceu 18% para o ano de 2011, em relação a 2010. Os vereadores tinham colocado uma pá de emendas: Níkolas Reis (PT), 54; Marcelo Werner (PCdoB), 14; Elói Camilo da Costa (PMDB), três; e Laudelino Lamin (PMDB), uma. No discute dali, corta de cá e estica daqui, apenas uma emenda ficou, a do vereador da foice & martelo.
Cidade florida
O que deixou de cara os vereadores oposicionistas é que pras fundações Cultural e de Esportes os recursos do ano que vem não chegam a 1% do orçamento, enquanto o programa Cidade Florida abocanhou um caralhão de grana. O petista Níkolas retirou todas as suas emendas. Mas, na negociação, a comissão emplacou emendas pra devolver a grana de cortes nas duas fundações. Menos mal...
Tristeza
O triste, o de lamentar, é que programas sociais de diferentes áreas tiveram cortes medonhos e plantar flores pela city ganhou uma baita fatia. Nada contra embelezar nossa amada Itajaí. Mas, em primeiro lugar, temos que pensar e honrar o compromisso social, com o ser humano. Fundação de Esportes reduziram mais de R$ 520 mil e a Cidade Florida abocanhou R$ 8,350 milhões.
Nem te ligo
Afinal, é por estas e outras que a Celesc reclama das pipas nos fios. As crianças ficam apenas quatro horas na escola, os pais trabalham fora, as casas são pequenas. Pra onde vão e o que fazer sem esporte e cultura? Nem a trave podre que matou uma criança este ano em Itajaí, numa associação, parece mudar a cabeça do governo.
Tás brincando!?
E, depois, o orçamento tem sido levado na brincadeira. É peça de museu. Mudam isso, jogam daqui pra lá e nem se cumpre com o que está no documento. Além disso, o orçamento municipal desaba no ex-aquário peixeiro, em cima da tampa. Deveria estar há muito tempo nas mãos de nossos amados heróis do ex-aquário peixeiro.
Sacanagem?
Tem petista fulo da vida com o que chama de sacanagem pra cima da senadora Ideli Salvatti. A muié tá há oito anos comendo o pão que o diabo amassou, tendo que defender as mazelas do poder no Congresso e agora poderá ser preterida pela Dilma, em favor do atual ministro da Pesca, Altemir Pingolin, ops! Gregolin.
Cargo mais abaixo
Ou seja, tem quem queira manter o Zé Bonitinho da Pesca nos píncaros da lua e deixar a muié num cargo de segundo escalão. O que deixa rubro determinados vermelhinhos pelaí. Qui coisa!
Tá explicado
Estes dias, o homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), da Maravilha do Atlântico, tava puteado porque Itajaí tava recebendo mais ajuda do que Balneário. E Pirica não entendia a razão disso. Afinal, ele abraçou a Dilma e JB teria abraçado o meio careca José Serra (PSDB), na eleição presidencial.
Com o Décio
Agora, se sabe o motivo. O alcaide JB perambulou pela capital federal, onde recebeu afagos do líder dos democratas na câmara, Paulinho Bornhausen, com homenagens e afins. Mas também teve como cicerone o deputado federal Décio Lima (PT), que lhe abriu portas e o acompanhou no pedincho de recursos.
Foi bom dimais!
JB ficou tão entusiasmado com essa viagem, esta semana, que logo cedo, na segunda-feira, retorna pra capital federal, onde participa de evento em que estarão prefeitos escolhidos a dedo, com o presidente barbudão Lula, pra segunda etapa do PAC 2.
Pra lá de prestigiado
O advogado Marcos Wessheimer está se sentindo cada vez mais à vontade e valorizado no PT. Na semana passada, foi chamado tarde da noite pra ir às pressas ao aeroporto Hercílio Luz, em Floripa, pra uma conversa reservada com o deputado federal e futuro ministro, Claudio Vignatti (PT).
Tava lá
Além de Vignatti, tavam presentes o ex-prefeito de Chapecó e ex-deputado estadual, Milton Sander (PMDB). Após sua expressiva participação na campanha petista deste ano, Marcos Wessheimer tá cotado para importante cargo federal na Santa & Bela Catarina.
Pode ser que...
É importante ressaltar que após a saída de Marcos Wessheimer, a prefa da Maravilha do Atlântico não aprovou mais nenhum projeto em Brasília. Talvez seja por isso que Pirica choramingue...
Bagunga total
Ainda repercute na Maravilha do Atlântico a bagunça aprontada por muita gente conhecida em plena área central, mas precisamente na rua 1501, no último fim de semana. Secretários do Planejamento, Meio Ambiente, Turismo e autoridades policiais. Perturbaram o sossego.
