Colunas


Ética...


A ética. Muito se tem falado, ultimamente, de ética ou de sua falta. Não raro dizemos que a conduta deste ou daquele político é antiética, ou que a decisão de uma autoridade foi ética e moralmente desenvolvida. Podemos, com isso, afirmar que a ética existe desde sempre e que tem, dentre diversos outros, o papel de desenvolver e preservar a moral e pautar a vida em sociedade.

Pode-se dizer que, desde que haja a convivência de dois indivíduos, dentre eles deverá desenvolver-se um comportamento ético; alguns afirmam que a ética existe desde a criação do homem, estando representada mesmo na Bíblia Sagrada do cristianismo, ainda no Gênese, entre Adão e Eva, na forma da lei, da regra proibindo de se consumir do fruto da árvore do bem e do mal.

A ética surge, em primeira análise, do desenvolvimento de regras que irão pautar a vida em sociedade, definindo limites e/ou obrigações gerais. É, portanto, o fruto das convenções individuais e coletivas em relação uns aos outros. Em nossa sociedade, estamos subordinados a uma Constituição Federal, criada a partir do princípio da democracia e que tende a garantir a todos os cidadãos um viver digno. Respeitar, por exemplo, tais Leis é viver eticamente em relação ao Estado. Mas a ética é ainda mais complexa, pois engloba também outros conceitos tais como os religiosos, que norteiam seus adeptos no agir em relação a outrem.

É possível que consideremos que a ética fiscaliza a moral e vice-versa, já que o termo moral nasceu da tentativa romana de traduzir o termo grego éthos. Em uma conceituação bastante simplória, moral seria o senso de certo e errado, de bem e de mal, gerado pelo senso de ética, isto é, a ética nos diz o que devemos/podemos fazer ou não fazer, a moral nos informa se isto é correto, se devemos ou não burlar alguma regra. Um exemplo disso é que matar é moralmente errado, porém, em tempos de guerra, os soldados têm o dever ético para com a Pátria de defender seus ideais, mesmo que para tanto seja preciso matar; isto é moralmente errado, porém, eticamente aceitável. Embora circunspecto, o exemplo ilustra bem o que deseja-se referir.

Portanto, podemos concluir que, para ser viável a convivência entre dois indivíduos ou grupo de indivíduos, faz-se necessário um conjunto de regras que lhes norteiem, impedindo que um infrinja os direitos do outro. Com o estabelecimento dessas normas, quer seja de forma imposta ou surgida naturalmente, advém também o senso moral, que indica o caráter de nossas ações. Poder-se-ia sintetizar ética em duas questões pessoais: “eu quero?”, “eu posso”; e moral em apenas uma que complementa as duas outras: “eu devo?”.

*O autor é escritor e tem obras publicadas no site https://livredialogo.blogspot.com.br/


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Secretaria de Educação de Itajaí está certa em “barrar” o Halloween nas escolas municipais?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

Inteligência, participação social e coordenação: como combater o crime sem chacinas

CHEGA DE CHACINAS!

Inteligência, participação social e coordenação: como combater o crime sem chacinas

Nascidos no caos climático

NOVA GERAÇÃO

Nascidos no caos climático

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

CLIMA

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência

ESCALA 6X1

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência



Colunistas

Amanhecer

Clique diário

Amanhecer

Júlio Garcia será vice de Jorginho?

JotaCê

Júlio Garcia será vice de Jorginho?

Curtindo o RJ

Coluna do Ton

Curtindo o RJ

Nova lei proíbe cães soltos nas ruas em SC

Charge do Dia

Nova lei proíbe cães soltos nas ruas em SC

Judiciário inclusivo

Coluna Esplanada

Judiciário inclusivo




Blogs

O grande inimigo da direita é a própria direita

Blog do Magru

O grande inimigo da direita é a própria direita

Admitiu

Blog do JC

Admitiu






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.