NAVEGANTES
Portonave se prepara pra receber navio com mais um caça da FAB
Cargueiro holandês deve atracar no dia 13 de novembro
João Batista [editores@diarinho.com.br]
O Porto de Navegantes vai receber um navio com mais um caça F-39 Gripen E para a Força Aérea Brasileira (FAB). O cargueiro holandês Fortunagracht deixou o porto de Norrköping, na Suécia, em 23 de outubro, e tem previsão de atracar na Portonave no dia 13 de novembro.
Essa é a oitava remessa do projeto de 36 aviões comprados da fabricante sueca Saab pra renovar a frota de caças brasileira. Pela Portonave já foram recebidos 10 caças. Na nova entrega, é prevista a chegada do exemplar com matrícula FAB 4111.
Continua depois da publicidade
Pelo cronograma, a FAB esperava receber três caças do projeto neste ano. O primeiro chegou em junho (FAB 4110) e o segundo virá na próxima remessa. Com um terceiro avião (FAB 4112) também era previsto pra 2025, há especulação de que o navio possa estar trazendo duas aeronaves, mas não há confirmação oficial.
Nas últimas três entregas, apenas um caça veio em cada navio. Após a chegada da embarcação, o desembarque do avião deve ocorrer no mesmo dia, com operação especial de transporte terrestre até o aeroporto de Navegantes. No hangar, o caça será preparado pra decolar rumo à Base Aérea de Anápolis, em Goiás.
As entregas dos aviões começaram em 2020 e deveriam terminar em 2024. O cronograma original atrasou por necessidade de vários aditivos contratuais. A previsão atual é que o último caça do programa seja entregue até 2032. Com isso, a Aeronáutica teve que adiar a aposentadoria dos velhos Northrop F-5M Tiger II, com 50 anos de uso.
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
