JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Perdeu
Itajaí é uma potencia econômica. Ou não é mais? Todo mundo quer sentar a buzanfa na cadeira de prefeito. Quando rola campanha eleitoral visando os cargos de governador, senador, deputados federais, é quem mais pode aparecer pedindo voto. Todos querendo mordiscar votos.
Sem rumo
Infelizmente, nos últimos anos, enquanto a cidade cresceu, fortaleceu-se economicamente, nossa representatividade política definhou. Com um caminhão de votos, não se elegeu um deputado federal ou estadual, quando nosso potencial permitiria ter não um, mas dois deputados nas estofadinhas cadeiras da leléia.
De fora
Outra situação foi a da secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí, que desde a sua criação teve poucas crias no comando. Feudo político do PSDB dos tempos do então deputado Dado Cherem, teve a sua cadeira ocupada por políticos representantes da Maravilha do Atlântico. Dão Koedermann, Claudir Maciel, Fabricio de Oliveira, entre outros.
Silêncio
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), chegou a reclamar sobre o desprezo do governo do Estado, em tempos do falecido governador bigodudo Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e do atucanado Leonel Pavan (PSDB) e até mesmo no governo atual, de Raimundo Colombo (PSD). Demorou para acordarem.
Reverberou
Nossas amadas excelências excelentíssimas parlamentares também já bufaram por conta dessa situação. No fim das contas, de tanto martelar e com a mudança de titularidade da sigla dona do campinho da SDR, nomearam a dama-de-ferro do PMDB peixeiro, Eliane Rebello. Se sua passagem foi negativa ou positiva... o importante é a representatividade, da qual estávamos extremamente carentes.
Perdemos
Com o golpe do PMDB estadual no Manda-brasa peixeiro, o interventor da sigla Gaspar Laus, que mora em Brusque, ajudou Itajaí a perder a já pequena e cambaleante representatividade que possuía. Nomearam para a SDR o ex-vereador e fiscal da prefeitura de Penha, Aquiles Schneider (PMDB), como divulgado pelo nosso DIARINHO na edição de ontem.
Deu balão
O marisqueiro Aquiles já deu um baita balão em Itajaí (que o diga parlamentares como a loiruda Susi Bellini, Nikolas Reis e o Luiz Carlos Pissetti) quando foi criado o Parlanada, ops, Parlamfri, e teria se beneficiado da entidade com fins meramente político-eleitorais. Tanto que o criador Pi7 já rechaçou a entidade. E a casa do povo de Itapema também mandou cortar os R$ 7 mil que espirrava, um mês sim e outro também, para esse tal parlamento.
Esperança?
É esperar que Aquiles, que recém retornou para a fiscalização da prefeitura de Penha e que agora vai sentar os glúteos na cadeira da SDR (que será transformada em agência de desenvolvimento), não pense apenas na corrida eleitoral à prefeitura da Penha. Boa sorte! Porque vai ser cobrado. E muito. Talvez nem tanto quantoo foi no Parlanada, do qual até hoje ninguém prestou contas.
Última hora!
O presidente da casa do povo, Luiz Carlos Pissetti (DEM), divulgou na sessão de ontem a sua decisão sobre o vereador Zé Alvercino (PP), preso por conta da operação Parada Obrigatória 2. Apesar de ter completado 120 dias do seu afastamento na última segunda-feira, dia 16, Pi7 concedeu 10 dias pra manifestação de Zé. Pi7 revelou também que o ministério Público teria se manifestado pela liberação do vereador Zé. Com isso, o parlamentar pode reassumir sua cadeira.
Lembrado
O nome do ex-presidente da OAB peixeira e agora um dos três conselheiros federais por Santa Catarina em Brasília, João Paulo Tavares Bastos Gama, tem sido ventilado nos bastidores como possível candidato a prefeito ou vice, pelo PP de Itajaí. Inclusive já rolaram reuniões secretas de apoiadores neste sentido. João Paulo tem passagem brilhante na OAB e na procuradoria da prefa, seu conceito tá nos píncaros da lua.
