JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Sonho escondidinho
O vereador Rafa da Padaria, que tinha sido expulso do PRP, filiou-se ao Partido da República quase que silenciosamente na noite de terça-feira na casa da mãe da vereadora Dulce Amaral (PSD, por enquanto...). Quem abonou a fichinha foi o deputado federal e presidente estadual da sigla, Jorginho Mello.
Anunciou
A filiação contou com comilança e bebelança. Jorginho anunciou todo prosa que a vereadora Dulce e o vereador Maurilio Moras (PSD, por enquanto...), logo, logo estarão no PR. Os presidentes do PSDB, o Robson Coelho, a Ivonete Schreiber do PMN e o vereador Dedé da Murta (PSDB) prestigiaram a chegada de Rafa. O vereador engomadinho, Clayton Batschauer, que tinha saído da sigla, não deu as caras...
Tudo acertado
Essa história do Rafa já estava acertada há algum tempo. Os assessores do vereador já tinham assinado a ficha. Os linguarudos de plantão, que enchiam a pança de comida e o cérebro de bebida, assopraram pra este temente ao Altíssimo que não espiaram nenhum familiar do vereador. Nem a patroa dele...
Rosca
Conheci o Rafa candidato e político, em plena Gororoba, quando ele invadiu a choupana no meio de todo mundo, trazendo uma baita rosca e, brincando que eu colocasse na coluna que eu tinha comido a rosca do Rafa. E coloquei. Rafa, candidato, queria divulgação, aparecer. Agora, dizem que tinha 50 pessoas na filiação. Escondeu-se? Tá com vergonha?
Quase cem
O ex-presidente do sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e região (Sindipi), Giovani Monteiro, continua preso em Porto Alegre (RS). Ele é uma das 90 pessoas indiciadas esta semana pela polícia Federal, por uma suposta organização criminosa que atuava junto ao falecido ministério da Pesca e Aquicultura e ao Ibama na Santa & Bela.
Enredados
Entre os indiciados na Operação Enredados, 27 eram servidores públicos. Treze pessoas continuam engaioladas. Segundo a PF, o dano ambiental é estimado em mais de cinco bilhões.
Nada consta
O secretário de Turismo de Itajaí, o Agnaldo Agoniado dos Santos, que é armador e o presidente do sindicato dos Trabalhadores da Pesca, Manoel Xavier de Maria, o Manequinha da Pesca, que na época sofreram buscas em suas residências, não foram indiciados na baita bronca.
Nem o mano!
A chegada do presidente do PRP, Fabiano da Silva, ao cargo de gerente de bens permanentes da secretaria de Administração, fez com que seu irmão, Cristiano da Silva, fosse exonerado do cargo de gerente de custos e controle de obras públicas. É a segunda vez que Fabiano manda o mano dançar de um cargo público pra agarrar a boquinha. É mole?
Troca-troca
Como o articulista pançudo escreveu na coluna de ontem, o vereador Samuel Paganelli (PSDB), do outro lado da vala, licenciou-se pra reassumir a cadeira estofadinha de secretário de Saúde de Navegantes. Paganelli tem jurado com os pés juntinhos que não é mais pré-candidato a prefeito.
Casa do povo
Já o vereador Juliano de Maria (PSDB), que estava comandando a secretaria da Criança e do Adolescente, deixa o cargo e retorna ao legislativo. Juliano desejava ser o candidato palaciano em 2016. O problema é que Juliano tá mais queimado que beiradinha de pizza...
Eterno
Já o eterno Hugo Chávez, o vereador Alcides Reis, o Cidinho (PSL), pode ser que mude de sigla e tente ser candidato a prefeito de Navegantes. Cidinho anda chateado e parece que não vai nem fatiar o peru na ceia de Natal. Tudo porque não conseguiu voltar à cadeira apreciada da presidência da casa do povo. Nem brincar de amigo secreto o Cidinho quis. Oh, tristeza!
Deu azia
Pior é que Cidinho Hugo Chávez não digeriu (nem com muito Engov) que o seu ex-companheiro de PMDB, o Fredolino Alfredo Bento, o Lino, tenha se juntado com o Alício Jacob Ricobom Filho (PP), pra que Liço se tornasse presidente. Ai, ai, ai que dor!
Quietinho e bonzinho
O vice-prefeito Emilio Vieira (PSDB) anda quietinho, quietinho. Há quem diga que tá na base do já ganhou. Será? Já o vereador Donizete José da Silva (PSL) continua empoleirado em cima do muro. Donizete acena, beija e abraça todos. Deus o livre fazer cara feia pra alguém. Com isso, trabalha pra ser vice.
Debinha
Encontrei o ex-prefeito de Navega-City, Aderbal Ramos Cabral, o Debinha Malvadeza (PMDB), na Maravilha do Atlântico. Deba jura que não quer mais o paço da beiradinha do Itajaí-Açu, declarando que o manda-brasa tem uma pá de bons nomes. Contudo, faz o discurso de soldado do partido... Hummmm...
Retrospectiva
As palavras indiciado e pré-candidato foram as duas mais usadas nesta humilde coluna em 2015. Não que tenha a ver uma coisa com a outra, mas em 2016 os amados e estimados eleitores deveriam anular das urnas, aqueles candidatos fichas sujas. Renovação é a palavra que desejo para o Natal, já que é o significado maior do renascimento.
