JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Expectativa
2016 promete ser agitado no campo político. Dia oito de janeiro vencem os contratos dos médicos celetistas. O concurso feito pela SOCIESC ainda não recebeu a documentação para homologação. Assim sendo, nossa city peixeira estará sem médicos nos postos de saúde, logo no início do ano eleitoral.
Nem tchum...
As bocas de tarrafa alardeiam que o topetudo secretário de Saúde, Osvaldo Gern (PP), alertado da iminência do tsunami, teria dito que estava descansando na Penha, banhando o corpitcho nas águas do Atlântico, e que lá na frente dá um jeito. Já que atrasou, o negócio agora é relaxar e gozar. Que tristeza!
Tiriricas da vida!
Ainda na saúde, a coisa deve esquentar por conta da ausência de equiparação na remuneração entre os médicos efetivos e celetistas, pois os efetivos ganham 30 reais a hora clínica, enquanto os outros, mas que dobram e atingem 65 reais pelo mesmo trabalho. Assim não dá, assim não pode!
Bombeiros a postos
Ano eleitoral chegando com problemas dessa ordem, entre tantos outros acumulados... 2015 já foi um furacão moral que, com certeza, estará na pauta dos discursos. O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), deve ter sérias dificuldades de conter sua base na piramidal casa do povo peixeira, em ano de discursos inflamados contra tudo e todos.
Ileso
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), sai ileso do ponto de vista pessoal. Manteve sua moral em alta e sua aprovação também, porém, suas atitudes administrativas em relação a tudo que ocorreu, devem monetizar definitivamente seu capital político para eleger seu sucessor e gozar de um pouco de paz no repouso que pretende da vida pública.
Não se aposenta
Vozes de bocudos, que surgem dos corredores escuros da esperança, profetizam que Jandir Bellini só descansa por um ano e depois cai na lida para ocupar espaço no cenário nacional, tratando de políticas públicas em exercício parlamentar, agora com mais calma e serenidade, usando a farta experiência e longe das atribulações políticas do cargo de prefeito.
Já pensou?
Fico aqui matutando meus neurônios com o que seria da piramidal casa do povo neste ano se não tivessem elegido o Pissetti presidente. Provavelmente, teria sido o barbudão, Douglas Cristino (PSD), o comandante, e o vice o quase ex-petista, Thiago Morastoni. Thiago ainda poderia segurar o rojão, mas o Douglas...
Deus peixeiro
Deus foi itajaiense nesse momento. O equilíbrio e experiência do desassossegado Luiz Carlos Pissetti (DEM) fizeram com que as coisas não fossem ainda pior, tanto no que tange a moralidade, quanto na condução primorosa dos trabalhos e administração dos ânimos exaltados.
Quatro Ilhas
Os nativos de Quatro Ilhas, em Bombinhas, estão fulos da vida com a prefa. Tudo por conta do município ter autorizado o desmatamento de vegetação nativa, a restinga, naquela paradisíaca praia. Quando começaram a mexer na área o berreiro foi grande, apareceu até polícia e o local foi embargado.
Abuso
Agora, após ter baixado a poeira, voltaram a mexer na área, com a anuência da prefa. Só phode! Invés de recuperar o local, colocaram um quiosque em cima. O que revoltou a associação de moradores, os nativos e os comerciantes. Bizolhem as fotos no Blog do JC, no site impiçado do DIARINHO.
Balanço
O deputado estadual Serafim Venzon, líder da bancada do PSDB, fez um resumo do trabalho dos tucanos, avaliando 2015 como positivo. Ele destacou um total de 229 proposições legislativas, aprovando 227. Pelo saldo, percebe-se que os tucanos vão ingressar o Ano Novo de mãos dadas com Colombo, digo, governo.
Destaque
Dentre os projetos relatados pelo líder dos emplumados na assembleia, o que transformou as secretarias de Desenvolvimento Regional SDRs - em Agências de Desenvolvimento Regional. Também se destaca o projeto que adequou o novo plano de previdência e aposentadoria complementar dos servidores públicos.
Economia burra
Não consigo entender essa história da prefeita de Camboriú fazer uma espécie de recesso no serviço público municipal. É importante respeitar os recursos públicos, mas a prefa não deve economizar no atendimento ao cidadão. É economia burra!
Saldo
Vice-presidente da leleia, deputado atucanado Leonel Pavan (PSDB), fez um balanço de 2015, apesar da crise política e econômica, bastante propositivo e também como uma nova experiência em sua carreira política e arrisca previsões para 2016. Será um ano diferente em função das eleições, mas manteremos nossa postura crítica, porém construtiva, legislando a favor da sociedade catarinense, resume.
CE e Porto
O emplumado Pavan cobrou veementemente a construção do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. O parlamentar também defendeu agilidade na realização da dragagem emergencial e das obras necessárias às adequações à bacia de evolução do Complexo Portuário de Itajaí e a permanência da Unidade de Exploração e Produção Sul da Petrobras na city peixeira.
Isenção
O tucano fez 23 projetos, quase dois por mês, e mais de 143 pedidos de informação, indicações e moções. Outra proposta que tramita na assembleia altera uma lei que isenta da cobrança de ICMS as igrejas e templos de qualquer culto e inclui às APAE de Santa Catarina que poderão ter uma diminuição de 25 % no valor das contas de energia.
Guias
Pavan também apresentou projeto que obriga a presença de Guias de Turismo nas excursões na Santa & Bela Catarina. Ainda na área do direito do consumidor, é de autoria do deputado proposta que obriga as operadoras de telefonia celular a disponibilizarem conta detalhada na modalidade pré-paga.
