Por JC - redacao@diarinho.com.br
O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos
Publicado 08/05/2025 14:27
O deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD), em parceria com os colegas Matheus Cadorin (Novo) e Rodrigo Minotto (PDT), tomou à frente na Leleia na luta pelos avanços em saneamento básico na Santa & Bela Catarina.
Esfolada
Ninguém acredita que com a dona Casan no comando da maioria dos contratos de água e esgoto dos municípios do estado, se chegue a índices condizentes com a grandeza da Santa & Esfolada Catarina.
19º Lugar
Incrível a omissão do governo do estado em tratar do assunto e parabéns pela coragem dos deputados em enfrentar a temática de frente. Segundo dados estatísticos, nosso estado ocupa apenas o 19º lugar no ranking de tratamento de esgoto e 71% dos efluentes não são tratados. Pela proposta, a Casan perde o protagonismo e as cidades poderão se associar pra tratar dos problemas juntas.
Conhece bem
Napoleão já foi prefeito e parece conhecer bem como funcionam as coisas quando se depende da boa vontade do estado pra algo. Com índices vergonhosos, já passou da hora de alguém fazer alguma coisa.
Alguém acredita?
Na omissão do executivo, a Leléia vai ganhando protagonismo no assunto. Repito, alguém acredita que a Casan vai ter potencial pra investir em esgoto, se nos deixou chegar a esses patamares vergonhosos?
Não adianta
Aí não adianta, quando chega a temporada de verão e o surto de viroses se espalha no litoral catarinense, vir dar entrevista dizendo que tá ampliando atendimento em hospitais, falar que todo ano isso acontece.
Na fila
É claro que acontece, pois enquanto o tratamento de esgoto não for prioridade, a tchurma vai vir pro litoral e perder uma semana inteira das férias em fila de pronto socorro e nas farmácias – com vômito e caganeira sem parar.
Metas de saneamento
A agonia do trio de deputados, que fez coro em toda a Leléia, se justifica também pois o Marco Legal do Saneamento prevê que até 2033 no mínimo 90% da população do país deva ter acesso ao tratamento de esgoto. Na metade do terceiro ano do governo nada ter sido apresentado pelo executivo para alcance da meta chega a ser um crime contra a saúde pública. Mais uma vez, parabéns!
Foto (Divulgação)
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 18.900,00
R$ 16.500,00