Blogs | Blog do JC


Blog do JC

O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos


Grêmio estudantil


Publicado 08/05/2025 14:19

 

A presidente do Grêmio Estudantil da escola Yolanda Laurindo Ardigó, na Praia Brava, em Itajaí, Laís Victor Shimizu, usou a tribuna da piramidal casa do povo pra falar da experiência da eleição que levou a sua chapa a ser escolhida como representante dos estudantes.

"Boa Tarde a todos,

Cumprimento o Excelentíssimo Senhor Presidente desta Casa Legislativa, Vereador Fernando Martins Pegorini, cumprimentando-o estendo meus cumprimento os demais membros da Mesa Diretora.

Saúdo o Vereador Adão Bittencourt, líder do governo, e, em seu nome estendo os cumprimentos aos demais vereadores presentes

Saúdo ainda com carinho a Vereadora Liliane Mayre Fontenele, e, em seu nome, cumprimento todas as vereadoras desta Casa.

Cumprimento meus amigos de escola e integrantes do Grêmio Estudantil de nossa unidade de ensino.

Aproveito para mandar um forte abraço aos nossos queridos, amados e guerreiros professores, todos os profissionais de nossa escola, desde a Direção, Orientação, Supervisão, Administração, zeladoras e merendeira, mas principalmente aos alunos de toda minha escola, na qual hoje eu tenho orgulho em lhes representar nesta tribuna.

Hoje é um dia muito importante e memorável para nós, estudantes da Escola Básica Professora Yolanda Laurindo Ardigó. Tivemos o privilégio de conhecer de perto os trabalhos desta Casa Legislativa e todo o funcionamento democrático que ela representa.

Agradeço, em nome de todos os alunos e integrantes do Grêmio Estudantil, pela acolhida dos funcionários, pela recepção calorosa, pelas explicações atenciosas e pelo carinho com que fomos recebidos. Este será, sem dúvida, um dia inesquecível em nossas vidas.

Mas é também com orgulho e responsabilidade que venho a esta tribuna falar um pouco sobre a vivência democrática que tivemos em nossa escola. Com cerca de 300 alunos, realizamos todos o processo eleitoral para a escolha do grêmio estudantil. Foram formadas quatro chapas, cada uma com sua ideias, propostas e projetos. E apesar da disputa, aprendemos algo fundamental: não éramos inimigos, apenas adversários temporários, unidos por um objetivo maior – o bem da nossa escola.

Com o término da eleição, que foi bastante acirrada, aprendemos a lição mais importante: quem vence, representa a todos, inclusive aquele que não votaram em sua chapa. E é com este espírito que estamos atuando – com respeito, inclusão e compromisso com todos os alunos e alunas.

O grêmio estudantil é apenas o começo de uma caminhada. Uma caminhada que pode nos levar a ser professores, médicas, diretores, líderes comunitários, secretários e até, quem sabe, vereadores, vereadoras, prefeitas e prefeitos. É nele que estamos aprendendo sobre responsabilidade, liderança, empatia e, acima de tudo, sobre lutar por uma sociedade mais justa para todos.

Nossa escola é feita de profissionais dedicados, que se doam diariamente para garantir nosso aprendizado e crescimento. Alguns estão há pouco tempo conosco e já demonstram seu valor, outros já caminham há anos ao nosso lado, sempre fazendo o seu melhor com os recursos que têm.

Gostaria de aproveitar este espaço para levantar uma pauta que nos acompanha há muito, muito tempo: a invisibilidade de nosso bairro, Praia Brava. Apesar de estarmos na divisa com Balneário Camboriú, somos de Itajaí, e temos orgulho disso. Mas é comum ouvirmos turistas – e até mesmo moradores, lideranças de outros lugares – afirmarem erroneamente em suas redes sociais que o bairro pertence a Balneário. Por sermos uma região de divisa, sentimos que muitas vezes somos esquecidos. E por isso faço aqui um apelo sincero: visitem nossas escolas! Conheça a realidade dos nossos estudantes, dos nossos professores, das nossas famílias. Assim como eu represento todos os alunos da minha escola – mesmo os que não votaram em mim – os senhores e senhoras representam toda a cidade de Itajaí, independentemente de lado político.

Nós da Escola Básica Professora Yolanda Laurindo Ardigó, assim como nossos colegas da Escola Básica Ariribá, aguardamos de braços abertos a visita dos nobres vereadores, vice-prefeito, prefeito. Não pedimos nada mais do que atenção, respeito e presença. Queremos mostrar nossas conquistas, mas também nossas dificuldades. E acreditamos que, conhecendo a realidade de perto, será possível pensar em políticas públicas e projetos que contemplem também as nossas comunidades escolares.

Termino este discurso agradecendo aos colegas da Escola Yolanda, por confiaram em mim e na nossa equipe. Vocês me motivam todos os dias a lutar por nossa escola, com coragem e esperança.

E deixo aqui uma mensagem final: não apenas somos de Itajaí, como temos orgulho em pertencer a esta cidade. E queremos, cada vez mais, fazer parte ativamente de sua construção.

Muito Obrigada!"

Foto (Divulgação) 

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Colunistas

Onde o tempo pausava

Clique diário

Onde o tempo pausava

Saneamento: diagnóstico necessário em SC

Coluna Acontece SC

Saneamento: diagnóstico necessário em SC

Rubens tá vidrado em Osmar

JotaCê

Rubens tá vidrado em Osmar

Ideal Mente

Quando o ano começa, mas a dor continua

Paradeiro desconhecido

Via Streaming

Paradeiro desconhecido




Blogs

Nada é grátis: prefeito muda de partido para garantir apoio do governador em obras

Blog do JC

Nada é grátis: prefeito muda de partido para garantir apoio do governador em obras

Cuide dos excessos e valorize o silêncio

Espaço Saúde

Cuide dos excessos e valorize o silêncio

Sobre asas, encontros e poesia

VersoLuz

Sobre asas, encontros e poesia




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.