Por JC - redacao@diarinho.com.br
O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos
Publicado 09/12/2024 19:43
Se o leitor for pegar colunas passadas desse socadinho escriba vai ver que eu cantei lá atrás, antes de acontecer, a perigosa marcha de acontecimentos que terminou na tragédia que vivemos agora, da perda do poder decisório do município de Itajaí sobre seu maior patrimônio: o porto. Que vai ser federalizado.
Tragédia anunciada
O cerne de toda a questão foi o grande interesse, tipo zóio grande, que a iminência do fim do contrato de arrendamento dos dois terminais privados do porto suscitou na tchurma que quer lucrar em cima de tudo, sempre… Enquanto a nossa querida city pexêra via no fim do contrato com a APM um perigo, os zóiudos viram nele uma oportunidade.
Explico
A equação era fácil: vai acabar o contrato de arrendamento, então prorroga até sair o edital de concorrência do novo arrendatário. Ponto. Resolvido. Os zóiudos, entretanto, viram no impasse a oportunidade de achacar e lucrar.
Investigar
Então ocorreu toda a merdança que desembocou neste triste capítulo que vivenciamos. Posso provar? Claro que não. Mas a polícia deveria, ao menos, investigar. Porque os indícios de malversação de patrimônio público são enormes. É só olhar e ver.
Mas agora é tarde
Agora fica um jogando a culpa no outro. O bolsonarismo vai dizer que a culpa é do petismo e vice-versa. O radicalismo, à direita e à esquerda, é um cancro. Ambos são formados por pessoas que querem lucrar com a desgraça dos outros.
Culpados
Quem se ferra é a sociedade, como sempre. No caso do porto de Itajaí, para quem lê frequentemente essas mal estraçalhadas linhas, detalhei ao longo do tempo as culpas de A, B e C. Todos são culpados.
A tempestade perfeita
O grande azar de Itajaí é ter coincidido de num momento histórico, decisivo, estar sendo gerenciada por um governo municipal horrível, por uma administração portuária medíocre, e em meio a um embate de extremismo político ridículo e extremamente danoso para Itajaí e Santa Catarina.
Bolsonaristas radicais e o pior do petismo
A governança da Santa, bela e pra lá de sofrida Catarina, estando à mercê de radicais bolsonaristas e tendo como oposição o pior do petismo, está se mostrando fatal para o nosso estado. Estamos cercados por todos os lados por insanos. Enfim.
É bom, mas demorou
Numa entrevista à super-repórter Fran Marcon do DIARINHO, publicada nesse final de semana, o prefeito eleito Robison Coelho (PL) e o sabichão em porto Heder Moritz explicaram, tim-tim por tim-tim, o tamanho da trolha — sem cuspe — que vem por aí.
Santo Expedito
Robison sabe muito de porto e está fazendo tudo para reverter, mas na minha humilde opinião estartou a luta muito tarde. Até uns meses atrás, a encrenca já estava pra lá de anunciada e todo mundo fazia cara de paisagem. Fiz minha parte. Agora só resta rezar pra Santo Expedito, o padroeiro das causas urgentes. Ai qui dor!
Pra terminar
Fiz o que tinha que fazer. Avisei. Olharam com cara feia, a direita e a esquerda. Afinal, todo mundo, atualmente, sabe tudo. Só não veem o óbvio diante do nariz, não por cegueira, mas por esperteza e expectativa de lucro. Claro que nada do que foi dito aqui adiantou porra nenhuma. Por isso digo que é chato, muito chato, ter razão. Porque não adianta nada, hoje em dia.
Foto (Divulgação)
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
💥🚙CAPOTAMENTO NA BR 101! O capotamento de um Peugeot no km 126 da BR 101, em Itajaí, interditou a faixa ...