Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Bicampeãs olímpicas e Bruno Lobo estreiam na liderança dos Jogos Pan-Americanos 2023


Publicado 28/10/2023 19:09
Alterado 28/10/2023 19:29

As regatas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 começaram neste sábado (28) em Valparaíso, Chile, nas praias de Algarrobo Norte e El Quisco. Praticamente toda a Equipe Brasileira de Vela composta por 17 atletas foi para água. As classes Nacra, Lightning e Snipe estreiam neste domingo (29).

As disputas foram com ventos de médio para forte, com muita onda e sensação térmica baixa no litoral chileno. Destaque do dia para as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, que defendem o título da 49erFX obtido em Lima 2019. As atletas, que buscam vaga direta em Paris 2024, venceram duas regatas e ficaram uma em terceiro. 

Com 5 pontos, as atletas têm um de vantagem sobre as norte-americanas Stephanie Roble e Margaret Shea, com três segundos lugares. Apenas cinco 49erFX estão na água e são 16 regatas incluindo a medal race. ''A gente saiu um pouco na frente e estamos contentes de cumprir a missão do primeiro dia.Tem muita coisa para rolar. Estamos dedicadas a manter o foco'', contou Martine Grael.

A treinadora Martha Rocha explicou que o campeonato tem uma flotilha menor o que muda a característica do jogo. ''É um evento que se tira pontos devagar, pois são poucos barcos. É assim até o final. Mas fizemos um bom começo. Agora é continuar trabalhando. Foi um vento bom, mediano. Bastante onda como esperado. Foram boas regatas. Enfim, recém o começo'', explicou Martha Rocha, treinadora de Martine e Kahena.

Marco Grael e Gabriel Simões atuais campeões do Sul-Americano de 49er da semana passada estão em sexto. A liderança ficou para a dupla uruguaia Hernan Ricardo Odini e Fernando Becerra.

Quem dominou o dia com 'quase' 100% de aproveitamento foi Bruno Lobo, que defende o ouro na Fórmula Kite. O velejador venceu as três regatas do dia, mas acabou reclamando da raia, com muita sujeira. Na última, uma desconcentração o tirou da vitória.

''Foi um dia bom, com vento forte, e quase deu pra vencer todas. Tem muita coisa pela frente, recuperar e manter o foco. Quero ver o que errei e acertei para voltar mais forte'', explicou Bruno Lobo, que ganha um dia de folga no sábado. 

Na Formula Kite entre as mulheres, Maria do Socorro Reis é a terceira colocada no geral. A argentina Maria Tuienzo está em primeiro.

Na IQFoil, classe de prancha à vela dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil colocou seus dois velejadores na água de Algarrobo. A categoria tem quatro dias de classificatória e um dia de final. Na estreia foram quatro regatas disputadas e Mateus Isaac fechou em segundo lugar e Bruna Martinelli em quinto.

''A partir de amanhã engrena na quinta marcha depois do dia de estreia sempre mais tenso. O objetivo é ajustar a prancha e ter o melhor resultado possível na final no caso do Mateus. Já para a Bruna foi um dia regular'', explicou Bruno Prada, medalhista olímpico e treinador.

Mateus Isaac fez 6 pontos contra 3 de Ethan Westera (Aruba). A disputa tem ao todo 10 competidores. Bruna Martinelli é a quinta com 13 pontos e a líder é a mexicana Mariana Peon com 3. 

Outro nome com bom resultado na estreia foi Bruno Fontes na ILCA 7. O catarinense venceu uma regata e fechou a outra em quinto e está em segundo lugar, atrás apenas de Pedro Gamboa (Puerto Rico).

''Foi um dia bom iniciando as regatas sem grandes erros. Deu para recuperar vencendo a segundo. As condições estavam do jeito que eu gosto, com vento médio e onda. Segui os conselhos do meu mentor Bruno Prada, um pessoa que eu gosto e medalhista olímpico'', disse Bruno Fontes.

No ILCA 6, Gabriella Kidd é a sexta no geral com a norte-americana Erika Rose na ponta.

Acompanhe o tracking das regatas  - Livestream Resultados

A vela do Brasil defenderá a liderança histórica do quadro geral de medalhas da olimpíada das Américas. Ao longo destes 72 anos, foram 85 medalhas, sendo 39 ouros, 27 pratas e 19 bronzes.

Nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, o país levou cinco medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze para a equipe brasileira de vela.

Equipe Brasileira de Vela

49erFX: Martine Grael e Kahena Kunze

49er: Marco Grael e Gabriel Simões

Snipe: Juliana Duque e Rafa Martins

Nacra 17: Samuel Albrecht e Gabriela Sá

Lightning: Thomas Sumner, Ana Barbachan e Larissa Juk

ILCA 7: Bruno Fontes

ILCA 6: Gabriella Kidd

Fórmula Kite: Bruno Lobo e Maria do Socorro Reis

IQFoil: Mateus Isaac e Bruna Martinelli

 

Comissão técnica

Head Coach – Torben Grael

Chefe de Equipe – Claudio Biekarck

Rules Advisor – Ricardo Blu Lobato

Líder Equipe Multidisciplinar – Tânia Sampaio

Técnicos: Bruno Prada, Martha Rocha e Ricardo Paranhos

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), além de ter o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) como parceiro no fomento à Vela nacional.

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A CBVela foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade - a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - ao seu planejamento estratégico.

 

 

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da regulamentação dos ciclomotores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Lei Magnitsky

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

PL 2628

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Varginha

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

“Macho para quem?”

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Avenida Liberdade

Nova via de Belém que não nasceu com COP30



Colunistas

Resposta pro torcedor

Show de Bola

Resposta pro torcedor

Auxílio-moradia

Coluna Esplanada

Auxílio-moradia

Combate à corrupção

Coluna Acontece SC

Combate à corrupção

Desembucha JC com o Marlon Borsatto

JotaCê

Desembucha JC com o Marlon Borsatto

Galera premiada após bolar frases criativas para “catacumbas” do Beto Carrero World

Charge do Dia

Galera premiada após bolar frases criativas para “catacumbas” do Beto Carrero World




Blogs

Eleição na Univali

Blog do JC

Eleição na Univali

Jejum regenera!

Blog da Ale Françoise

Jejum regenera!

🌿 Cuidar do corpo começa pelo intestino!

Espaço Saúde

🌿 Cuidar do corpo começa pelo intestino!




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.