Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Copa Brasil de Vela 2023 inicia com vento forte e mar agitado em Ilhabela (SP)


Publicado 10/10/2023 19:53
Alterado 10/10/2023 20:20

A Copa Brasil de Vela 2023 teve início nesta terça-feira (10) em Ilhabela (SP) com vento médio para forte e mar agitado. Os velejadores precisaram encarar o frio, chuva e rejadas de 12 a 15 nós na estreia do evento para a nova geração da modalidade e organizado pela CBVela.

Após duas regatas para as classes 420, Dingue, Snipe, Optimist, ILCA 4, 6 e 7, a competição nacional seguirá com disputas até este sábado (14) e vale como seletiva ao Mundial da Juventude de Búzios (RJ), que será em dezembro. 

Conhecida como capital da Vela, Ilhabela proporcionou uma forte corrente de água para os atletas jovens e mais experientes da Copa Brasil. Na classe ILCA 4, Renato Lunetta (ICB-DF/CBC) liderou o primeiro dia de regata. Já no 6, Felipe Fraquelli (VDS/CBC) fechou a estreia em primeiro lugar. Enquanto no ILCA 7, João Souto (ICRJ/CBC) garantiu a primeira colocação. 

No 420, a dupla do Veleiros do Sul Leonardo Caminha e Henrique Becker cruzou a linha de chegada superando o restante da flotilha. Outro destaque foi o timoneiro Rwann Caique e o proeiro Heitor Pires, primeiros colocados na classe Dingue, representando a equipe da casa. Encerrando a disputa entre duplas, a parceria da EVI - Escola de Vela Lars Grael entre José Roberto de Jesus e Gustavo dos Santos rendeu a liderança no Snipe com 9 barcos na raia. 

A criançada também entrou na água pela classe Optimist, que serve como formação para os pequenos velejadores na modalidade. No estreante, Ester Machado (EVI) ficou na frente após conquistar a vitória do dia, enquanto Felipe Fridrich (EVI) venceu no veterano.  

''Nós da CBVela - Confederação Brasileira de Vela estamos felizes de realizar a Copa Brasil de Vela 2023, em Ilhabela. Uma raia muito técnica e desafiante para todos os velejadores. Ilhabela é conhecida como capital da vela e proporciona diversos cenários de vento para competir e o apoio da Prefeitura de Ilhabela, CBC e Escola de Vela Lars Grael foram fundamentais para realização das regatas'', explicou Walter Boddener, Gerente e Juiz Nacional da CBVela. 

Com o frio nesta terça-feira (10), a expectativa da CR - Comissão de Regata é que o sol apareça nesta quarta-feira (11). As disputas seguem em aberto e os atletas focam nos reparos do barco para as próximas largadas.

''Após o sucesso da histórica 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, a Prefeitura apoia mais uma vez um grande evento da modalidade, reunindo os melhores velejadores do país, reforçando ainda mais o título de Capital Nacional da Vela da nossa cidade'', destaca Toninho Colucci, Prefeito de Ilhabela.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela - CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). 

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A CBVela foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade - a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - ao seu planejamento estratégico.

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da regulamentação dos ciclomotores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Lei Magnitsky

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

PL 2628

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Varginha

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

“Macho para quem?”

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Avenida Liberdade

Nova via de Belém que não nasceu com COP30



Colunistas

Resposta pro torcedor

Show de Bola

Resposta pro torcedor

Auxílio-moradia

Coluna Esplanada

Auxílio-moradia

Combate à corrupção

Coluna Acontece SC

Combate à corrupção

Desembucha JC com o Marlon Borsatto

JotaCê

Desembucha JC com o Marlon Borsatto

Galera premiada após bolar frases criativas para “catacumbas” do Beto Carrero World

Charge do Dia

Galera premiada após bolar frases criativas para “catacumbas” do Beto Carrero World




Blogs

Eleição na Univali

Blog do JC

Eleição na Univali

Jejum regenera!

Blog da Ale Françoise

Jejum regenera!

🌿 Cuidar do corpo começa pelo intestino!

Espaço Saúde

🌿 Cuidar do corpo começa pelo intestino!




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.