Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br

A bordo do esporte


Brasileiro Lucas di Grassi fica em terceiro na estreia da Fórmula E


Publicado 14/01/2023 19:18

A Era Gen3 da ABB Fórmula E teve início neste sábado (14) com o Hankook México EPrix 2023, disputado no Autódromo Hermanos Rodriguez, na Cidade do México. A primeira etapa da 9ª temporada do Campeonato Mundial de Carros Elétricos teve a vitória do britânico Jake Dennis (Avalanche Andretti). Em segundo chegou o alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) e em terceiro o brasileiro Lucas di Grassi (Mahindra Racing).

O pódio do paulista Lucas di Grassi foi o 40º da sua carreira na Fórmula E. E para terminar com terceiro lugar no México, o brasileiro superou a forte pressão dos pilotos Jake Hughes (NEOM McLaren) e André Lotterer (Avalanche Andretti) nas últimas das 41 voltas, incluindo as de 'acréscimo' devido às várias bandeiras amarelas. 

Lucas di Grassi largou na pole position do Hankook México EPrix e somou pontos importantes para o Campeonato Mundial dos Elétricos, empatando em segundo lugar na classificação com Pascal Wehrlein.

''Foi a maior surpresa da minha carreira poder terminar minha prova de estreia na Mahindra com uma pole e um pódio'', disse Lucas di Grassi.

''Foi uma corrida muito difícil. Já sabíamos que o nosso carro ainda tinha muito a evoluir, e por isso seria muito difícil segurar os da Porsche aqui. Foi um pódio sensacional! Minha primeira corrida com a Mahindra e consegui uma pole position e um pódio, não podia ser melhor''.

A próxima etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E será uma rodada dupla, nos dias 27 e 28 de janeiro com o ePrix de Diriyah, na Arabia Saudita. O Brasil sediará a sexta etapa, mais precisamente na cidade de São Paulo (SP) em 25 de março, nas ruas próximas ao Sambódromo do Anhembi.

Link para compra de ingressos do 2023 Julius Baer São Paulo EPrix

''Sem dúvida a corrida em São Paulo será muito importante para mim, muito legal, e vamos tentar fazer o possível lá para ter um bom resultado'', completou Di Grassi.

Como foi a prova

Na primeira largada da nona temporada, tudo tranquilo e com poucas mudanças. Lucas di Grassi largou bem e manteve a liderança sem correr riscos, enquanto o outro brasileiro do grid, Sérgio Sette Câmara (NIO 333 Team) ganhou duas posições e subiu para o 12º lugar.

Na terceira volta, a primeira entrada do safety car, por conta de Robin Frijns, que passou reto em uma das curvas e ficou fora da prova. Três voltas depois, foi a vez da Jaguar de Sam Bird parar por conta de um problema no eixo de transmissão, e trazer o carro de segurança outra vez à pista.

Na nona volta tivemos bandeira verde e a prova recomeçou. Lucas di Grassi acabou cometendo um erro que lhe custou a primeira colocação, sendo ultrapassado por Jake Dennis. A partir da volta 12, começaram as ativações de Modo Ataque e alguns pilotos se deram bem, como Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) que subiu para o quarto lugar, e António Félix da Costa (DS Penske) que subiu para 7º.

Na 18ª volta, Edoardo Mortara ficou sem freio e bateu na barreira de pneus, e com isso, o safety car voltou à pista pela terceira vez no ePrix. O carro de segurança se retirou na volta 21 e a prova recomeçou, com Jake Dennis conseguindo se manter à frente dos demais.

Na 26ª volta, Di Grassi e Hughes ativaram o modo de ataque, o que permitiu a chegada de Wehrlein, que já estava usando o modo extra de energia e conseguiu assumir o terceiro lugar, ficando na cola do brasileiro. O líder Jake Dennis ativou na volta seguinte.

Na volta 29, Wehrlein conseguiu uma brecha e aproveitou para ultrapassar Lucas di Grassi e desta forma, ganhou a segunda colocação, mesmo sem modo ataque.

Após as 36 voltas previstas, mais cinco voltas foram acrescentadas por conta das entradas do safety car, e o brasileiro Lucas di Grassi teve que suportar durante esse período, a pressão de Jake Hughes, André Lotterer e Sébastien Buemi, enquanto mais à frente, Dennis e Wehrlein ficaram mais tranquilos até a bandeirada.

Na última volta, enquanto Dennis recebeu a bandeirada seguido por Wehrlein e Di Grassi, Lotterer superou Hughes e assumiu a quarta colocação.

No fim, Dennis conquistou sua quarta vitória na carreira e começa a 9ª temporada com um grande resultado. O piloto britânico comentou sobre a importância de ter largado na primeira fila, para ter chances de vencer no México. ''Foi impressionante e os fãs foram sensacionais. Podia ouvi-los na última volta'', declarou Dennis.

''Largar na primeira fila foi bom, agradeço ao meu time. Foi uma corrida muito física, e com menos aderência fica ainda mais complicado, e ainda assim foi incrível.''

''Minha equipe e eu temos uma boa relação e trabalhamos bem. Trabalhamos no quali e algumas mudanças pequenas fizeram a diferença. A vitória foi uma boa recompensa ao trabalho deles'', completou Dennis, que também ficou com a volta mais rápida da corrida deste sábado.

O top-10 foi completado por: André Lotterer, Jake Hughes, Sébastien Buemi, António Félix da Costa, Mitch Evans, Nick Cassidy e Stoffel Vandoorne. O brasileiro Sérgio Sette Câmara terminou na 16ª posição.

Classificação de Pilotos após o Hankook Mexico City EPrix 2023:

1º Jake Dennis – Avalanche Andretti: 26 pontos

2º Pascal Wehrlein – TAG Heuer Porsche: 18 pontos

3º Lucas di Grassi – Mahindra Racing: 18 pontos

4º André Lotterer – Avalanche Andretti: 12 pontos

5º Jake Hughes – NEOM McLaren: 10 pontos

6º Sébastien Buemi – Envision Racing: 8 pontos

7º António Félix da Costa – TAG Heuer Porsche: 6 pontos

8º Mitch Evans – Jaguar TCS Racing: 4 pontos

9º Nick Cassidy – Envision Racing: 2 pontos

10º Stoffel Vandoorne – DS Penske: 1 ponto

Classificação de equipes:

1º Avalanche Andretti – 38 pontos

2º TAG Heuer Porsche – 24 pontos

3º Mahindra Racing – 18 pontos

4º NEOM McLaren – 10 pontos

5º Envision Racing – 10 pontos

6º Jaguar TCS Racing – 4 pontos

7º DS Penske – 1 ponto

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >

Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato - media@fiaformulae.com

Sobre a ABB  > >

A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

 


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

A bordo do esporte

Barco Show eventos desembarca em Aracaju (SE) neste fim de semana

A bordo do esporte

Regata Bracuhy repete sucesso de 2022 e leva mais de 120 barcos à raia

A bordo do esporte

Emerson Fittipaldi elogia potencial e equilíbrio da Fórmula E

A bordo do esporte

CEO da Fórmula E destaca cultura e vibração como diferenciais do Julius Baer São Paulo E-Prix

A bordo do esporte

Primeira etapa da Estrada Real termina com dobradinha de José Gabriel e vitória de Raíza Goulão

A bordo do esporte

Maíra Catenacci e Guilherme Couto vencem L'Étape Brasil em Cunha

A bordo do esporte

Tour de France abre temporada de provas no Brasil com L’Étape Cunha presented by Santander

A bordo do esporte

Fórmula E lança documentário Unplugged no Brasil

A bordo do esporte

Campeonato Paulista de Star é definido na última regata

A bordo do esporte

Carro da Fórmula E estreia no Brasil

A bordo do esporte

Vaga brasileira no Snipe do Pan 2023

A bordo do esporte

Carro da Fórmula E corre em São Paulo (SP) pela primeira vez

A bordo do esporte

Volta ao Mundo Globe 40 tem seu primeiro campeão definido

A bordo do esporte

Campeonato Paulista de Star agita Guarapiranga neste fim de semana

A bordo do esporte

Aracajú (SE) terá Barco Show no fim de março

A bordo do esporte

Bacardi Cup: Mateusz Kusznierewicz e Bruno Prada tetracampeões

A bordo do esporte

Desafio dos Gigantes Internacional termina com provas debaixo de chuva e lama

A bordo do esporte

Vela brasileira confirma nomes no Pan de 2023 nas classes NACRA 17 e 49er

A bordo do esporte

Resultados da prova da maratona do Desafio dos Gigantes Internacional 2023

A bordo do esporte

Sérgio Sette Câmara reúne jovens pilotos na Granja Viana para desafio de kart



Entrevistão

Adriana Spengler

"A advocacia criminal é um reduto masculino, historicamente falando. Estamos caminhando para a igualdade”

Margareth da Silva Hernandes

"Todo cidadão LGBTQIA+ que se sentir lesado em algum direito pode contatar a comissão da Diversidade da OAB”

Maurício Simas, Escova

"Balneário Camboriú estar poluída é culpa da Emasa. Eles têm a obrigação de tratar”

Volnei Morastoni

“Não sei quem inventou que eu tava com câncer. Eu tive um problema de estafa física e mental”



TV DIARINHO


Confira as principais notícias desta terça-feira: - Estacionamento rotativo de Itajaí vai custar R$ ...





Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯





De tudo

Diversos

Tenha A Pessoa Amada De Volta

Negócios e oportunidades

Venda Cafeteria Completa

R$ 132.000,00

Esporte e saúde

Revigora Terapias

Negócios e oportunidades

Sc Acessoria Veículos

Comércio, escritório e indústria

Vendo Loja No São Vicente

R$ 295.000,00



Empregos

Ofereço-me para trabalhar

Trabalho Como Diarista Ou Mensalista

Tenho vaga para

Vaga Para Empregada Doméstica

Ofereço-me para trabalhar

Cuido De Idosos C/ Necessidades Especiais

Ofereço-me para trabalhar

Pedreiro E Carpinteiro

Ofereço-me para trabalhar

Diarista E Limpeza De Pescado



Imóveis

Apartamento

Vendo Apartamento Bairro Ressacada

R$ 780.000,00

Comercial

Sala Comercial No Centro De Itajaí

R$ 1.750,00

Apartamento

Apartamento Em Bc

R$ 2.700,00

Casa

Sobrado Em Joinville

R$ 298.000,00

Apartamento

Apartamento Em Bc

R$ 650.000,00



Veículos

Motos

Xre 300 Abs

R$ 27.700,00

Motos

Nxr160 Bros Esdd

R$ 23.900,00

Motos

Biz 110i

R$ 12.700,00

Motos

Biz 125

R$ 18.600,00

Automóveis

Aircross Feel

R$ 52.200,00





Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação