Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Novo regulamento da temporada nove da ABB Formula E


Publicado 20/11/2022 19:11

A Fórmula E e a FIA - Federação Internacional de Automobilismo anunciaram nesta sexta-feira (18) em Londres, no Reino Unido, uma série de atualizações no regulamento esportivo para a 9ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E, após a aprovação do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA.

Duração das provas por volta ao invés de tempo:

A duração das corridas será definida em total de voltas, ao invés de utilizar o período de tempo, como aconteceu nas últimas temporadas. Para manter a consistência com a mudança para voltas, as interrupções do Safety Car e Full Course Yellow (bandeira amarela por todo circuito) nas corridas serão recompensadas por voltas adicionais, substituindo o recurso de tempo adicional.

Attack Charge será introduzido em corridas selecionadas no decorrer da 9ª temporada:

A Fórmula E e a FIA têm trabalhado com parceiros tecnológicos estratégicos para desenvolver capacidades pioneiras de bateria e carregamento, os quais permitirão que os novos carros Gen3, os quais são menores, mais rápidos e mais leves, possam receber um impulso de energia durante a corrida.

Essa colaboração resultou no desenvolvimento de uma bateria capaz de receber 4kWh de energia em 30 segundos - a bateria EV mais avançada do mundo atualmente - fornecida por um booster de 600kW.

O Attack Charge será uma parada obrigatória de 30 segundos durante um período pré-determinado na corrida, o qual desbloqueará dois períodos aprimorados do Attack Mode a serem implantados mais tarde na prova, onde a potência dos Gen3 aumentará de 300kW para 350kW.

O Attack Charge está programado para ser testado em corridas selecionadas no decorrer da 9ª temporada. O formato já existente do Attack Mode, o qual consiste em um aumento de energia temporário ativado pelos pilotos durante as corridas, será mantido durante as etapas em que o Attack Charge não for implementado. Já o Fanboost será descontinuado e não aparecerá na 9ª temporada.

Pilotos novatos ganham nova janela de oportunidade para impressionar:

Cada equipe deve completar pelo menos duas sessões de Treino Livre 1 durante a temporada com um piloto que nunca competiu no campeonato. O objetivo é dar aos pilotos promissores a oportunidade de experimentar as qualidades únicas da Fórmula E, e contribuir para o progresso da equipe.

Jamie Reigle, CEO da Fórmula E, disse:

“A atualização do nosso regulamento esportivo é a evidência da evolução contínua e do impacto positivo do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E para pilotos, equipes, parceiros e fãs no mundo dos EVs de consumo. A combinação de aprimoramentos esportivos, uma mudança radical no desempenho do carro, tecnologia de bateria de ponta e a inovação do Attack Charge tornará nossas corridas mais competitivas e divertidas, ao mesmo tempo em que mostra o futuro do desenvolvimento de veículos elétricos. Este é o cerne do que a Fórmula E pretende alcançar e estamos ansiosos para ver a nova geração ganhar vida na 9ª temporada”.

Alberto Longo, Co-Fundador e diretor do campeonato da Fórmula E, disse:

“Estamos criando as condições perfeitas para que os melhores pilotos e equipes tenham sucesso e vençam. Mudar a duração das provas para voltas permite às equipes um maior grau de planejamento de estratégia de corrida. A introdução do Attack Charge nas corridas no final da temporada adicionará uma dimensão totalmente nova à estratégia de corrida para as equipes e ao interesse dos fãs. Também estamos nos preparando para o futuro com a oportunidade de os pilotos novatos se sentarem no cockpit e mostrarem o que podem fazer”.

 Pablo Martino, Chefe de assuntos esportivos da FIA Fórmula E, disse:

“Aproveitando uma 8ª temporada bem-sucedida, agora fizemos pequenas modificações no formato de corrida, enquanto nos esforçamos para levar o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E a um público cada vez mais amplo, incentivando as equipes a testar novos talentos. Com o advento do aguardado Gen3, um grid de 22 carros com marcas icônicas do setor automotivo e alguns dos melhores pilotos do esporte, estou confiante de que a nova era da Fórmula E será brilhante”.

 O Gen3 é o carro de corrida elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído. Ele vai estrear na Rodada 1 do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E na Cidade do México em 14 de janeiro de 2023.

 

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >

Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato - media@fiaformulae.com

 

Sobre a ABB  > >

A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da privatização da Marejada?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Lei Magnitsky

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

PL 2628

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Varginha

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

“Macho para quem?”

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Avenida Liberdade

Nova via de Belém que não nasceu com COP30



Colunistas

Agosto: mês do cachorro louco

Coluna Fato&Comentário

Agosto: mês do cachorro louco

Galera do Semasa na Gororoba

JotaCê

Galera do Semasa na Gororoba

Rachadinha

Charge do Dia

Rachadinha

Colapso migratório

Coluna Esplanada

Colapso migratório

Projeto de lei une PT e PL

Coluna Acontece SC

Projeto de lei une PT e PL




Blogs

Republicanos, 20 anos

Blog do JC

Republicanos, 20 anos

Canal 3 Expo 2025 revive a experiência das locadoras dos anos 1980

A bordo do esporte

Canal 3 Expo 2025 revive a experiência das locadoras dos anos 1980

Festival na Brava

Blog da Jackie

Festival na Brava




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.