Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Refeno tem mais de 80 barcos; Veleiro de Itajaí estará na regata


Publicado 20/09/2022 14:09

A 33ª Regata Internacional Recife Fernando de Noronha, também conhecida como Refeno, conta com 85 barcos inscritos e mais cinco para serem confirmados.

O limite é de 100 embarcações estipulado pelo ICMBio.

A partida da edição de 2022 será no dia 24 de setembro, do Marco Zero do Recife (PE). Serão 300 milhas náuticas (560 km) até Fernando de Noronha.

São veleiros de 12 estados, mais o Distrito Federal, além de quatro embarcações estrangeiras, sendo um da Espanha (Aliena), um do Uruguai (Loba) e dois da Argentina (Náutico II e Goleta Gringo).

Bahia e São Paulo, ambas com 19 embarcações, são os estados com maior representatividade na 33ª edição. Pernambuco está com 17 embarcações.

O barco de Itajaí será o Gosto D’Água II de Cláudio Copello.

O projeto do velejador radicado na cidade tem o objetivo de visitar 15 cidades e sete estados da costa brasileira em 2022, tendo como destino final o arquipélago Fernando de Noronha (PE).  

O atual vencedor e Fita-Azul da Refeno é o pernambucano Patoruzú. O barco ganhou também em 2018 e 2019.

O atual recorde é do Veleiro Adrenalina Pura, da Bahia, que tem como comandante Georg Ehrensperger que conquistou a marca de 14 horas, 34 minutos e 54 segundos em 2007.

O recorde dos monocascos é do veleiro gaúcho Camiranga, comandado por Samuel Albrecht, que em 2017 fez a travessia em 19h03min18.

''Trata-se de um importante evento do calendário náutico nacional e esportivo pernambucano, afinal é a maior regata oceânica da América Latina. Não à toa, as pousadas de Fernando de Noronha atingem seu ápice, igualando-se ao réveillon”, destacou o comodoro do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Delmiro Gouveia.

A Marinha está fazendo as inspeções desde a última segunda-feira (12/09) e vai até o dia 21 de setembro.

As embarcações serão todas verificadas, tanto a parte de documentação, coletes salva-vidas e comunicações, para que tenhamos uma regata tranquila.

''É uma regata que não tem histórico de afundamento e a Marinha apoia todo o ano'', ressaltou o comandante Frederico, da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE).

Ação social na Refeno

A organização da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno) já definiu a programação da ação voluntária de Saúde para este ano.

Os atendimentos de médicos velejadores voluntários serão realizados no Hospital São Lucas nos dias 27 e 28 de setembro (terça e quarta-feira), das 8h às 12h.

Os comandantes e tripulantes da Refeno que são médicos vão realizar atendimento voluntário no hospital do arquipélago.

Entre as especialidades deste ano estão angiologia e cirurgia vascular, urologia, além de cirurgias ambulatoriais e exame de ultrassom Doppler.

O Cabanga e a Refeno ainda realizam ação social na Creche Bem-me-quer e na Escola Estadual Arquipélago Fernando de Noronha com doações. Os juristas que vão a bordo também realizam ação na Ilha.

Durante uma manhã, na quarta-feira (28/09), eles realizam atendimentos e orientações jurídicas nas suas respectivas áreas na Casa da Cidadania e Justiça, no Arquipélago.

Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da privatização da Marejada?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

Organização dos EUA é usada para convocar ex-assessor de Moraes para falar no Senado

JULGAMENTO DO GOLPE

Organização dos EUA é usada para convocar ex-assessor de Moraes para falar no Senado

“Comunidades estão no meio do fogo cruzado”, diz especialista

Narcotráfico na Amazônia

“Comunidades estão no meio do fogo cruzado”, diz especialista

Como a rede de acolhimento se vira contra meninas que necessitam abortar

Rede invisível

Como a rede de acolhimento se vira contra meninas que necessitam abortar

“Alguém tem que fazer alguma coisa”: velejador adere à flotilha para quebrar cerco a Gaza

FAIXA DE GAZA

“Alguém tem que fazer alguma coisa”: velejador adere à flotilha para quebrar cerco a Gaza



Colunistas

A contabilidade como instrumento de orientação no mercado de investimentos

Artigos

A contabilidade como instrumento de orientação no mercado de investimentos

Foro metropolitano na Gororoba

JotaCê

Foro metropolitano na Gororoba

Sete de Setembro

Charge do Dia

Sete de Setembro

Você sabe receber um não?

Mundo Corporativo

Você sabe receber um não?

A tentativa de golpe continua

Casos e ocasos

A tentativa de golpe continua




Blogs

Hábitos que detonam sua pele

Blog da Ale Françoise

Hábitos que detonam sua pele

Saretta e Cássio Motta e outros tenistas se reúnem em evento que mistura esporte, saúde e filosofia

A bordo do esporte

Saretta e Cássio Motta e outros tenistas se reúnem em evento que mistura esporte, saúde e filosofia

Isla Praia Brava inaugura neste sábado com Tim Engelhardt no comando do som

Blog do Ton

Isla Praia Brava inaugura neste sábado com Tim Engelhardt no comando do som




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.