Publicado 17/01/2026 09:05
Surpreendeu a todos na semana que se encerra a contratação, pela Superintendência do Porto de Itajaí, do filho do ex-prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), o Thiago Morastoni (Podemos, por enquanto), o barbudinho Júnior. Será que ele vai voltar pro PT? É a prigunta na cabeça de todos, cochichada em meus sensíveis zovidos pelos faladores de plantão. Só faltava essa.
Oportunismo
A família Morastoni, tendo Volnei à frente, se aproveitou o que pôde do Partido dos Trabalhadores que elegeu Volnei prefeito de Itajaí em 2004 e a deputado estadual várias vezes. Quando a Lava Jato chegou e o PT ficou na pior, a família Morastoni se carcou para o MDB... Agora vai voltar? Será?
Mal negócio
De qualquer maneira, o Partido dos Trabalhadores faz mau negócio. Agora que botou a mão no porto – o que deu um chão (e que chão!) ao partido em Itajaí –, deveria ser mais cuidadoso e aprender com o passado.
Salinha escura
O PT de Itajaí que Volnei deixou foi uma salinha escura que só tinha dentro o carequinha Gerd Klotz dormindo numa cadeira. Agora, onde andam os vermelhinhos pexêros? Ah, alguns ganharam cargos no porto!
Juntando tralha
Agora, para reformar o partido em Itajaí, deviam juntar gente nova, não velharia. Mas a primeira providência do partido com o porto na mão foi chamar o Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), que foi do governo do ex-homem dos galináceos Jandir Bellini (PP), depois do governo Volnei, depois do Jandir de novo, depois do Volnei, e agora é do governo portuário do PT... Pqp...
Bagrinhos se estrepam
Quantidade de votos que o Marcelo Sodré tem? Zero votos. Mas sempre cai pra cima, arrumando uma boa boca e pra meia dúzia de chegados e parentes, enquanto a militância, os bagrinhos que ralam pra manter a sigla, ficam no sol e na chuva chupando o dedão do pé. E num é?
Erros
Na eleição de 2024, as pesquisas mostravam que o PT tinha uma boa quantidade de votos; não, de repente, pra eleger um prefeito, mas poderiam eleger no mínimo um vereador se lançassem um candidato ao paço da Vila Operária pra puxar votos aos postulantes à piramidal.
Não deixaram
O que fizeram os sacrossantos do PT? Nada. Não lançaram candidato a prefeito (e nem deixaram quem queria ser da sigla), e sim vereadores, com a maioria se ferrando, sem ajuda e poucos privilegiados, sem voto. Não elegeram ninguém.
Retrovisor
Dirigindo com os olhos voltados para o retrovisor, o PT de Itajaí caminha a passos largos para lugar nenhum. Mas vai ver que eu que sou falador. Aliás, renovação aqui em Itajaí não existe, né gente? Olha o governo do Robison: só tem Sandri e gente que era do Jandir Bellini. Tudo bem, mesmo grupo, mas...
Foto (Divulgação)
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 4.000,00
R$ 1,00