Por Magru Floriano - magrufloriano2008@gmail.com
Magru Floriano é graduado em História e Pedagogia, pos-graduado em Educação e Marketing, mestre em Educação. Professor universitário aposentado. Colunista e repórter desde a década de 1970
Publicado 19/12/2025 00:05
Lançamento
Fui no lançamento do livro de Jair Bondicz intitulado ‘De pai para filho’. Acabei discursando como representante da Academia Itajaiense de Letras. Uma oportunidade que utilizo, sempre que posso, para estimular outras pessoas a escreverem, principalmente suas memórias. De parabéns o autor Jair e o promotor do evento Adilson Amaral.
Vai cair I
O Ministério Público Federal está solicitando uma vistoria da ponte sobre o Rio Itajaí-açu na divisa de Itajaí com Navegantes. A ponte foi construída na década de 1960 e precisa de restauro urgente. Eu nem quero imaginar como vai ficar a BR-101 se a ponte colapsar. Vai ser o caos total no litoral catarinense. Agora, também, nada justifica o tom alarmista e sensacionalista que alguns comunicadores estão adotando só para ganhar audiência. Pior ainda quando esses comunicadores são pré-candidatos a deputado. Fica ruim de todo jeito, não é mesmo?
Vai cair II
O mesmo tom alarmista e sensacionalista que alguns comunicadores estão utilizando para definir o estado precário que se encontra a nossa Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. Passou um ano do Governo Robison e nada de nadica de nada em relação ao projeto e as obras de restauro do nosso maior patrimônio cultural edificado. O blog consultou um engenheiro civil especializado na área. Ele garante que realmente o prédio tem de sofrer imediata intervenção na sua estrutura.
Vai cair III
Parece que o Conselho Municipal da área resolveu notificar oficialmente a proprietária do imóvel, a Mitra Metropolitana – Florianópolis – bem como IPHAN – órgão federal responsável pela guarda do patrimônio cultural edificado. Será que está todo mundo esperando cair um pedaço de teto na cabeça de um fiel?
Elevado
Parece que a novela da inauguração do elevado sobre a BR-101, no trevo Itajaí-Brusque está prestes a chegar ao seu final. O governador Jorginho Mello, vem à Itajaí ainda esta semana para inaugurar a última parte da obra que serviu como cenário de uma verdadeira novela política, com os pedaços da obra sendo inauguradas em capítulos. As inaugurações desse ‘elevado’ demonstraram o ‘elevado’ gosto do govenador por fazer mídia com ‘elevados’ propósitos eleitorais.
Berro mudo
Não ecoou em lugar nenhum a ‘nota pública’ publicada pelo Conselho das Entidades da ACII – Associação Comercial e Industrial de Itajaí – protestando contra o aumento do número de vereadores de Itajaí de 17 para 21 nas próximas eleições. A população também parece não estar nem aí com o fato. Querem saber? Acho que a população quer mesmo mais vereadores. Afinal, qual funcionário público que trabalha dia e noite para ajudar realmente a população? Só o vereador mesmo. O resto é hipocrisia.
Conservadorismo
Eu trabalhava como jornalista na sucursal do Jornal de Santa Catarina no verão que surgiu a prática do nudismo na Praia do Pinho em Balneário Camboriú. Pepa, Magru, Bola ... estavam nas redações quando o Masoca inventou a moda e por isso temos muitas histórias para contar. Agora, um novo capítulo da novela: os conservadores de BC estão proibindo o nudismo na praia do nudismo. Vai sair todo mundo, dessa história nudistas e conservadores, pelados com as mãos nos bolsos. Em outras palavras: bobiça pouca é besteira, o negócio é aparecer na mídia.
Grátis I
Eu sinceramente não entendo a imprensa quando divulga que um show promovido pela Prefeitura é grátis. Afinal, o povo paga imposto, a Prefeitura paga o show, logo, o povo paga o show. Agora vejam a manchete de um jornal aqui de Itajaí: ‘Padre Fábio de Melo se apresenta gratuitamente nesta terça-feira, no Natal Encanto de Itajaí.’ Oras, bolas, carambolas ... a Prefeitura pagou o cachê do padre, logo, ele não se apresentou ‘gratuitamente’. O acesso ao show foi gratuito. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa completamente diferente.
Grátis II
Antigamente na imprensa se dizia que uma pessoa ‘corria risco de vida’. Um dia eu escrevi que a pessoa ‘corria risco de morte’ e meu editor em Blumenau corrigiu meu texto e me repreendeu. Passou algum tempo e toda a imprensa mudou a expressão. Agora, se corre risco de morte .... O mesmo deve acontecer com o anúncio de gratuidade para shows pagos pela Prefeitura. O que deve ser dito é que o acesso ao show é livre ou gratuito, não o show. Afinal, não tem almoço de graça.
Exposição
Simplesmente maravilhosa a exposição de Rafael Saldanha na Galeria da Casa da Cultura Dide Brandão. Ele mostra fotos P&B tendo como temática a pesca artesanal em Penha e Ericeira (Portugal). As fotos foram impressas em tecido. Recomendo.
AGENDA DEZEMBRO
* até 13 de janeiro 2026 – a abstração em diálogo com a literatura – Paulo Rosaé – Galeria da Casa da Cultura Dide Brandão.
* até 13 de janeiro de 2026 – Raízes – Rafael Saldanha – galeria da Casa da Cultura Dide Brandão.
* 19 de dezembro a 05 de janeiro – Recesso da Câmara de Vereadores.
* 27 a 31 de dezembro – Reveillon – Beira Rio e Molhes da Barra do Rio Itajaí.
PROGRAMAÇÃO DE NATAL
19 a 21 de dezembro - sexta a domingo
Desfiles oficiais Natal Encanto
Rua Hercílio Luz – 20h
180 artistas por noite
22 e 23 de dezembro – segunda e terça
Encerramento
Auto de Natal – Palco Centro
Coral IASD – Palco Arno Bauer
Show “Um Natal Encantado” – Encantada Produções de Curitiba – 20 artistas
Desfile dos Carros Iluminados – Beira Rio – 19h30
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 1.700,00
R$ 6.000,00
Publicado 18/12/2025 20:13