As obras para o novo binário da Praia Brava, em Itajaí, chegaram ao final da rua Cabo PM Antônio Rudolf nesta semana, com promessa de deixar a via “transitável” ainda neste mês e conclusão prevista nesta temporada de verão. O prolongamento da Cabo Rudolf vai permitir a ligação direta entre as avenidas Osvaldo Reis e Delfim de Pádua Peixoto para a implantação do binário com a rua Luci Canziani. O esquema criará um novo acesso à Praia Brava.
As obras no morro foram < ...
As obras no morro foram retomadas em agosto pela prefeitura, após a empresa destravar pendências do contrato, que foi prorrogado. O trabalho seguiu nos últimos meses com o corte na morraria e preparação do terreno para o traçado da nova avenida. No trecho atrás do Brasil Atacadista, houve a detonação de rochas com dinamite para o avanço das máquinas e retirada das pedras.
Continua depois da publicidade
Em outro trecho, o corte do morro já foi concluído, seguindo serviço de instalação de calhas de drenagem e a construção das calçadas. Outra frente de trabalho faz a terraplenagem. No trecho, ainda tem rochas gigantes que precisam ser removidas da encosta, abrindo caminho para as obras de urbanização.
Segundo a prefeitura, a previsão de conclusão da obra é em fevereiro, mas ainda neste mês deve haver uma via transitável no local. Com isso, já seria possível “cortar caminho” pelo morro. Do lado da avenida Delfim de Pádua, a nova avenida está aberta num trecho de 400 metros, desde a entrada pela rua Maria Furtado Cabral até o morro. A pavimentação será a última parte.
As obras para o binário começaram em 2022, com a reurbanização da rua Luci Canziani. Em 2024, os trabalhos avançaram na abertura e prolongamento da rua Cabo Antônio Rudolf. No novo esquema viário, a Luci Canziani terá mão única pra acesso à Brava, enquanto a Cabo Rudolf será a saída do bairro, com mão única até a Osvaldo Reis.
Além do prolongamento, a Cabo Rudolf será urbanizada, contando com três vias para automóveis, estacionamento, calçada, ciclovia, arborização e iluminação. Entre o binário ainda haverá um retorno interno, com via lateral por trás da Sociedade Fazenda. Os investimentos somam R$ 16 milhões, com recursos de financiamento internacional assinado com o banco Fonplata.