Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Rota das baleias na regata SIVI


Publicado 12/07/2024 16:53

A 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, que ocorre de 20 a 27 de julho, poderá contar com a presença de visitantes muito especiais em suas águas: as majestosas baleias jubartes.

Durante o período de disputas, é fundamental garantir que essa espécie possa migrar, sem interferências em seu trajeto natural. Esse processo é registrado desde 2016 pela organização e Ilhabela (SP) já adicionou o bailado dos animais como ponto turístico.

As baleias jubartes estão em movimento migratório rumo a Abrolhos (BA) passando pelo litoral norte, mais precisamente no Canal de São Sebastião. E é provável que sejam avistadas em grande número nas raias das regatas oceânicas.

Julio Cardoso, do projeto Baleia à Vista, reforça a importância de os velejadores estarem atentos. "Para todos os velejadores, o fundamental é a atenção, prestar muita atenção aos borrifos, a uma batida de cauda, enfim, a tentar localizá-las, se elas estiverem nas raias, e tomar o cuidado, se estiver em rota de colisão, fazer o famoso jibe da baleia, desviar, ou simplesmente acompanhar e apreciar as acrobacias que elas costumam fazer''.

Nos últimos dois anos, o comportamento delas tem sido de vir pelo sul, entrar pelo canal de São Sebastião, passar umas horas descansando e depois retornam pelo sul. Ao saírem vão para os lados da Ponta do Boi e seguem no rumo nordeste para a Bahia.

''Nós, do projeto Baleia à Vista, vamos estar com olheiros, vamos ter parceiros com embarcações, e se tivermos notado alguma nas raias, especialmente da regata de Alcatrazes e Toque-Toque, nós vamos dar o alerta para a Comissão Técnica'' .

''Vocês (velejadores) serão avisados pelo canal 74. Independente disso, é fundamental nessas regatas manter esse trabalho de muita atenção porque elas estão por aí. Que vocês possam apreciar as baleias, de preferência, fora de uma rota de colisão'', completou o ambientalista e diretor do Yacht Club de Ilhabela, Julio Cardoso.

A presença das baleias jubartes adiciona um toque especial à celebrada Semana Internacional de Vela Daycoval, evidenciando a necessidade de coexistência entre a prática esportiva e a preservação da vida marinha. Além de proporcionar uma experiência única aos participantes.

Sobre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval chega à sua 51ª edição, organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI). Este evento, o maior da modalidade na América do Sul, reúne os principais nomes do esporte no país, divididos em barcos de diferentes tamanhos e classes. Em média, mais de 120 veleiros de diversos estados e até estrangeiros participam das regatas no Litoral Norte de São Paulo.

Tradicionalmente realizada no mês de julho, a competição impacta positivamente o turismo de Ilhabela, gerando alta demanda na infraestrutura turística, incluindo hotéis, pousadas e restaurantes.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval se alinha com a agenda positiva dos principais campeonatos mundiais, buscando reduzir seu impacto ambiental a cada edição. Nos últimos anos, além de promover a conscientização ambiental com a redução do uso de papel e plástico, o evento também realizou ações voltadas para a limpeza e conservação dos oceanos. Ilhabela se tornou um ponto de passagem obrigatória para as baleias jubartes. O evento conta com a parceria histórica da Prefeitura de Ilhabela e da Marinha do Brasil.

Sobre o Banco Daycoval

O Banco Daycoval é uma Instituição financeira com 55 anos de experiência, especializado no segmento de créditos e serviços para empresas, com atuação relevante também no varejo, através de operações de crédito consignado, financiamento de veículos, câmbio turismo e investimentos.

Com sede em São Paulo (capital), o Banco possui 3.609 colaboradores distribuídos entre a matriz, 50 agências em todo País e mais de 250 pontos de atendimento.

Baixe o Aviso de Regata -- https://tinyurl.com/3uyrmxuu

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A soma das receitas do CPF + CNPJ vai mexer no seu bolso?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Colunistas

Vereador de Itapema está processando o Lula

JotaCê

Vereador de Itapema está processando o Lula

Dia da Consciência Negra

Charge do Dia

Dia da Consciência Negra

Imponência

Clique diário

Imponência

Lula teflon

Coluna Esplanada

Lula teflon

Jorginho na mira de Carlos Bolsonaro

Coluna Acontece SC

Jorginho na mira de Carlos Bolsonaro




Blogs

Frisson Líquido: A poesia da noite que não quer acabar

VersoLuz

Frisson Líquido: A poesia da noite que não quer acabar

Uma delícia para o casal

Blog da Jackie

Uma delícia para o casal

Está com anemia?

Blog da Ale Françoise

Está com anemia?

Bolsonaro é preso

Blog do JC

Bolsonaro é preso




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.