Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Com visuais deslumbrantes, novo percurso curto do L'Étape Cunha é anunciado


Publicado 23/02/2024 00:05

A organização do L'Étape Cunha by Tour de France 2024 revelou o novo percurso curto da competição, oferecendo aos participantes uma experiência desafiadora e renovada. Com a largada e chegada em Cunha, o trajeto de 59 km e 1.300 metros de altimetria promete surpreender os participantes.

A alteração no percurso foi baseada em uma pesquisa com os atletas inscritos, onde a maioria expressou o desejo de enfrentar novos desafios. Segundo Fernando Cheles, Diretor Técnico da prova, a mudança é uma resposta direta aos anseios dos atletas, em busca de um equilíbrio entre desafio e segurança.

Além disso, o novo trajeto, ligeiramente mais longo que o anterior, oferece visuais deslumbrantes das serras da Bocaina, do Mar e da Mantiqueira.

"É uma estrada muito bonita, que vai proporcionar uma pedalada ainda mais especial aos atletas", afirma Cheles.

O antigo percurso curto, realizado nas edições de 2015, 2016, 2017 e 2023, tinha 54 km e 1.400 metros de altimetria acumulada. A mudança para 2024 visa proporcionar uma experiência mais permissiva, mantendo a exigência técnica, mas com menos trechos de inclinação acentuada, tornando a prova mais acessível aos participantes.

“Esse novo percurso é muito mais permissivo, sem tantos trechos de altíssima inclinação, que exigem mais da parte técnica e dos equipamentos. Ainda é uma prova muito desafiadora, continua tendo muitas subidas acumuladas, porém o nível de exigência técnica, motora e também do equipamento é menor”, completa o Diretor Técnico da prova.

Ciclistas veteranos, como Elisabete Villalobos, que participa do L'Étape há nove anos, compartilham o entusiasmo pelo novo percurso.

"Adorei o novo trajeto, pois o desafio começa com tempo para se aquecer até as subidas íngremes com paisagens arrebatadoras. A chegada na cidade é realmente a 'cereja' do bolo", afirma a ciclista.

A prova em Cunha está confirmada para acontecer de 5 a 7 de abril, e os ciclistas intensificam a preparação para enfrentar as subidas intermitentes e curvas diferenciadas da região. A expectativa é de um aumento no número de inscritos, mantendo o L'Étape Brasil como uma das provas mais importantes do ciclismo amador no país.

Em 2024, os atletas inscritos no L’Étape Brasil em Cunha poderão optar por um dos dois trajetos: o curto, com 59 km e 1.300 metros de altimetria acumulada, ou o longo, com 110 km e 2.870 metros de altimetria.

As inscrições seguem abertas no site do L’Étape Brasil.

Clique abaixo e assista os melhores momentos da prova em Cunha 2023:


 O L'Étape Brasil

O L'Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Em 2024 completa dez anos no país e terá três etapas: em Cunha, em abril, no Rio de Janeiro em junho, e em Campos do Jordão, em setembro.

O evento possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.

Foto: Fernando Genaro

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A soma das receitas do CPF + CNPJ vai mexer no seu bolso?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

PL Antifacção

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Belém

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém

COP30

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém

Aves infectadas com vírus teriam sido testadas pelos EUA como armas biológicas no Brasil

LABORATÓRIO

Aves infectadas com vírus teriam sido testadas pelos EUA como armas biológicas no Brasil



Colunistas

Hang contra os pichadores

JotaCê

Hang contra os pichadores

Proclamação da República

Charge do Dia

Proclamação da República

A revolução humana da criação

Artigos

A revolução humana da criação

Cartão-postal

Clique diário

Cartão-postal

Cercando conexões

Coluna Esplanada

Cercando conexões




Blogs

O esporte se arrasta

Blog do JC

O esporte se arrasta




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.