Por JC - redacao@diarinho.com.br
O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos
Publicado 28/10/2024 19:03
As eleições municipais de 2024 chegaram ao final no último domingo, com o segundo turno nas capitais e grandes cidades brasileiras. Tanto Lula (PT) quanto Bolsonaro (PL) lucraram pessoalmente quase nada. Bolsonaro, por exemplo, perdeu em oito das 11 candidaturas que apoiou. E Lula nem deu as caras na eleição de São Paulo, provavelmente porque sabia que Boulos (Psol) iria perder. Enfim.
País conservador
O que se tira de resultado das eleições desse ano, no entendimento deste socadinho escriba, é que a direita sem Bolsonaro vai muito bem, obrigado. Prova disso a vitória robusta de Ricardo Nunes (MDB) na capital paulista sem o apoio explícito do mito, que fez que ia, mas não foi e se acabou fondo, como se dizia antigamente.
Bexiguento em alta
Quem surfou bem a eleição em São Paulo foi o governador bexiguento Tarcísio de Freitas (Republicanos), que foi decisivo na eleição de Nunes ao apoiá-lo e, principalmente, ao bater de frente com o franco atirador Pablo Marçal (PRTB), que foi a triste e assustadora maior surpresa dessas eleições pelo Brasilzão afora. Marçal quase tomou no voto a direita de Bolsonaro. Foi por pouco.
2026
Olhando pras próximas eleições, em 2026, o que as urnas nos dizem é que Tarcísio sai fortalecido e já é pretendido como o nome da direita a presidente da República, caso Bolsonaro permaneça inelegível. No resumo, Tarcísio saiu destas eleições bem mais forte do que entrou, ao contrário de Bolsonaro.
Esquerda, volver!
Já a esquerda brasileira, leia-se PT, sai dessas eleições de olhos arregalados e rezando para que Lula acerte a mão nesses dois anos de governo que faltam e seja candidato à reeleição, caso contrário a porca vai torcer o rabo. Ai, Jisus!!!
PT saudações
A verdade é que o PT tem que mudar. O partido não pode continuar tomando para si próprio, sozinho, o comando da esquerda. Tem que conversar mais com os outros partidos dessa ala e redesenhar o futuro.
Caminho
É um erro dizer que a esquerda não tem grandes nomes além de Lula. Quer um exemplo? O prefeito de Recife (PE), João Campos (PSB), neto de Arraes, se reelegeu com 71% dos votos válidos. Deu um show e é de esquerda. Então…
Sigam-me os bons
No mais, quem se saiu muito bem mesmo foi o PSD do sorridente Gilberto Kassab, que faturou uma penca de prefas (887) e tomou do MDB o título que já foi dele de partido mais capilarizado do Brasil. O União Brasil também se destaca por ter saído de zero prefeituras para 583 cidades, nada mal.
Pra terminar
O MDB fez 856 prefeituras, o PP 747. Em quarto vem o União Brasil, depois o PL (516), Republicanos (435), PSB (309) e o outrora poderoso PSDB, 274 citys. O PT se fodeu e aparece em nono lugar com 252 cidades… Ai qui dor!!!
Foto (Divulgação)
Publicado 28/10/2024 19:00
A vereadora Andrea do Pedro Paulo (MDB), não logrou se reeleger na terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú. Mas, mesmo assim, ganhou um curso em Curitiba, que com o valor e as diárias vai custar mais de quatro mil. Uma vergonha que mesmo faltando poucos mais de 60 dias pro fim do mandato concedam tal coisa.
Quadrinhos
Faz alguns anos que o articulista fala de tal coisa. Tem gabinete de excelência excelentíssima na região que as paredes são cheias de tais cursos, uma afronta ao cidadão que paga a conta disso tudo. E o pior é que não muda nada, parece algo cíclico. Lamentavelmente.
Foto (Divulgação)
Publicado 27/10/2024 09:29
A tchurma que puxa a sacaria da dupla RR do Partido Liberal – o prefeito eleito Robison Coelho e seu vice, o Robin, ops, Rubens Angioletti –, mas que sabe conviver com as críticas, acionou esse socadinho escriba para dizer: “Pera aí JC, não é bem assim, vai ter renovação, sim”.
Taliano
Os brothers do Robison e Robin, digo, Rubens, defendem a escolha do taliano narigudo Tarcísio Zanelatto (PP) para a secretaria de Obras, afirmando que lá está o principal problema da city pexêra, segundo o povão, ou seja, ruas esburacadas e obras que não terminam nunca.
Experiência
Segundo esses, Obras é a secretaria que mais precisa de alguém com “expertise”, que entenda do riscado, e que já provou que sabe fazer. Além disso, dizem eles, os tempos são outros e o próprio Zanelatto sabe que vai ter que mudar o modus operandi, senão os servidores efetivos carcam.
Mudou
Os puxas, digo, amigos da dupla RR, garantem ainda que Robison Coelho não tem nada a ver com o barbudinho Volnei Morastoni (MDB) ou o ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP), e que a cidade vai ver um novo jeito de o prefeito se comunicar, muito mais sincero, verdadeiro e espontâneo, exatamente como foi na entrevista para o nosso DIARINHO de todos os dias. Será?
Renovação
Por fim, a tchurma garante que vai ter muita renovação, mas sobretudo ocupação de espaços pela geração dos próprios Robison e Rubens, pessoas capacitadas que nunca tiveram uma chance no Executivo, mas vão provar que sabem fazer.
Quem?
Esse colunista pançudo foi obrigado a perguntar quem. Dentre os nomes citados estão o de André Sandri (sem partido), do futebolista Níkolas Reis (PSD), por enquanto, e da minha musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), o que, aliás, já foi adiantado aqui pela coluna e desmentido pela própria galega, mas desconversam quando pergunto sobre outros prováveis.
Enxugar
A galera que circula lá pela transição no chiquetoso hotel Sandri, jura ainda que vai haver um baita de um enxugamento na máquina pública, e logo a cidade deverá saber quantas secretarias vão pro pau e quantas vão ficar, além, é claro, de cargos de segundo e terceiro escalão que não serão ocupados. Isso gera uma dor de barriga em quem sonha em assentar os glúteos em uma cadeira, digo, um cargo na prefa.
Pois bem
Quem lê sabe que esse pançudinho escriba não faz juízo de valor, apenas provoca o tumulto e o transtorno, mas para o bem da coletividade, de modo que se for por aí mesmo a cidade deve ganhar com novos nomes à frente de pastas importantes e com a redução de cargos, mas olha lá prefeito, é hora de escolher direitinho.
Foto (Divulgação)
Publicado 27/10/2024 09:25
O grupo político que atualmente está a frente da Ordem dos Advogados da Maravilha do Atlântico, além de emplacar o ex-presidente local Juliano Mandelli para a presidência da Oab estadual, conseguiu outro feito: a inscrição de uma chapa única para a sucesso da atual presidente, Emanuele Ormeneze Carnevalli.
Renovação e responsabilidade
O nome escolhido para liderar a chapa União, Trabalho e Transformação é o boa praça Dr. Rafael Pierozan, que já foi vice-presidente e que tem perfil de atuação de bastidor, com grande trabalho de articulação e buscando a união da classe.
Foco na defesa das prerrogativas da advocacia
O Dr. Pierozan, que participa ativamente do processo de revisão do Plano Diretor e de outros conselhos e entidades municipais, defende um mandato de trabalho e muita integração com a classe. “Vamos dar continuidade a gestão exitosa da presidente Emanuele, e seguiremos firmes na defesa das liberdades e manutenção do estado democrático de direito, prerrogativas e melhores condições de trabalho para os Advogados, além de buscar maior valorização da nossa profissão e a participação ativa da OAB na sociedade”, destaca o engomadinho.
A chapa tá completa
Também integram a chapa 101 a Dra. Janete Nola Canei (Vice-Presidente); a Dra. Patrícia Nicodemus Valenzuela (Secretária Geral); o Dr. Pedro Lazarretti (Secretário Adjunto) e a Dra. Bruna de Moraes Santos (Tesoureira). As eleições da OAB ocorrerão de forma on line no dia 22/11/2024, das 9h às 17h.
Foto (Divulgação)
Publicado 24/10/2024 16:37
O lançamento nesta semana do programa SC Mais Inovação, que vai ampliar a rede de Centros de Inovação em Santa Catarina e pretende gerar 30 mil vagas no setor de tecnologia, consolida uma parceria cada vez mais estratégica e bem-sucedida do governo do Estado com a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).
Fundamental
O novo projeto se soma a outras iniciativas em que a atuação da Acafe tem sido fundamental para transformar a realidade da educação, como o mapeamento das carências das redes elétricas das escolas estaduais em conjunto com a Celesc, o programa Universidade Gratuita, que já atende mais de 40 mil estudantes com bolsas de estudo, e a formação continuada de professores, ofertada a 30 mil educadores.
Contribuir com o desenvolvimento
A reitora e presidente da Acafe, Luciane Ceretta, tem reforçado que o compromisso da instituição, com qualidade e credibilidade reconhecidas há mais de 50 anos, é contribuir com o desenvolvimento da Santa & Bela Catarina em todas as áreas do conhecimento, através da educação e dos serviços prestados por suas universidades comunitárias em todas as regiões do Estado.
Foto (Divulgação)
Publicado 24/10/2024 10:37
Alterado 24/10/2024 16:37
Não durou muito para começarem a abandonar o Barco do Governo do governo do prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PL), e o primeiro foi o seu “amigo” Trairanderson, ops, Anderson dos Santos, que votou pela continuidade da CPI da EMASA que até 3 semanas atrás considerava uma CPI politiqueira.
Apoiadores
Quem esteve na casa do povo da city da praia alagada, digo, alargada, pode observar que o Trairanderson, levou uma plateia para aplaudir o seu voto e assim dividir a culpa pela traição do governo que ainda faz parte, e que foi, inclusive, reeleito pelo Partido Liberal partido do prefeito, com o apoio de muitos cargos de “confiança” do governo.
Que surpresa
Os línguas frouxas dizem que não existe surpresa alguma na traição de um dos vereadores que mais se beneficiou do apoio do governo para se reeleger, antes mesmo do final da eleição seus cabos eleitorais, já haviam se bandeado para o lado da minha ex-musa da confusão, Juliana Pavan (PSD), seria já a mando do vereador? Parece que sim. Aí qui dor!
Matemática
Dizem os bocudos que o tempo irá provar que, o Trairanderson trocou os 2 meses que faltam de governo pelos 48 meses que estão por vir com o novo governo do PSD e que seus cargos já estariam garantidos após esse voto pela continuidade da CPI da EMASA.
Traidor
Parafraseando Brizola, para quem “a política ama a traição, mas abomina o traidor”, os línguas frouxas dizem que nos bastidores da câmara já se falava que “a política pode até perdoar a traição, mas não perdoa o traidor”, e nos próximos dias vai mostrar que o Trairanderson foi o primeiro, mas não será o último a dar as costas pra quem lhe ajudou a chegar até aqui. Assim não phode!
Foto (Redes Sociais)
Publicado 24/10/2024 10:05
A chapa Muda OAB, liderada pelos advogados Vivian De Gann (presidente) e Tullo Cavallazzi Filho (conselheiro federal), foi oficialmente protocolada nesta quarta-feira, e disputará as eleições da entidade estadual - que ocorrerão no dia 22 de novembro.
Advocacia sufocada
Além dos dois advogados, a chapa terá como candidato a vice-presidente o joinvilense Marcus Silva, e como candidato a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC) Ramon Carmes, ex-presidente da Subseção de Palhoça. “Existe uma onda de mudança que não tem mais volta. A advocacia está sufocada. A OAB virou uma entidade omissa, para poucos. Um clubinho de elite. Os advogados estão à mercê de sua própria sorte”, disse a candidata Vivian De Gann.
Articulação intensa
O cenário em 2024 está diferente de 2021, quando a oposição teve pouco tempo para se organizar - menos de 60 dias. Desta vez, houve uma intensa articulação em todo o Estado e a oposição chega com chapas competitivas nas principais subseções e colégios eleitorais, como Joinville, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Tubarão e Itajaí.
Sentimento de exclusão
“Há um sentimento de exclusão dentro da advocacia. Muitos colegas, vendo negociações e projetos pessoais se sobrepondo às aspirações da profissão, querem mudança. E alternância é importante para oxigenar a Ordem. Além disso, há quase que um consenso de que não podemos tolerar os desmandos que se instalaram no País, com grave ofensa aos direitos e às liberdades, sem uma manifestação firme da nossa entidade. A OAB está muda e acovardada”, afirmou Cavallazzi, que presidiu a entidade de 2013 a 2015.
Foto (Divulgação)
Publicado 23/10/2024 20:03
Os abobrões da prefa das Piçarras tão achando pouco o salário que recebem, R$ 12.800,00 por mês, e tão pressionando o prefeito Tiago Baltt a mandar dinovo pra Câmara de Vereadores o projeto que reajusta o dindim de secretários, vereadores, do prefeito e do vice.
Volta pra pauta?
O projeto de lei 006/2024, que prevê aumentos para o prefeito, vice, secretários e vereadores a partir de 2025, foi retirado da pauta em junho. Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região da Foz do Rio Itajaí (Sindifoz) abriu maior berreiro e tá de olho na situação.
Aumento de 46%
Ao contrário da reposição salarial concedida aos servidores, o projeto de lei propõe aumentos de até 46% para cargos políticos. Se aprovado, o prefeito teria um salário de quase R$ 30 mil, enquanto o vice-prefeito veria um reajuste de 46,67%.
Indignação
Enquanto o prefeito e secretários podem ter salários de R$ 29 mil e R$ 14 mil, respectivamente, servidores que cuidam diretamente da população mal receberam a reposição da inflação. O projeto é um desrespeito ao funcionalismo público.
Servidores ignorados
Cargos como Auxiliares de Saúde Bucal e Conservação ganharam somente aumentos inflacionários nos últimos anos. O projeto privilegia políticos com salários muito acima dos trabalhadores que realmente prestam serviços essenciais.
Disparidade salarial
Com salários que podem chegar a R$ 30 mil, os políticos estão longe da realidade dos servidores que mantêm a cidade funcionando. Se há dinheiro para políticos, deveria haver também para quem trabalha diretamente com a população. Não concordam comigo?
Foto (Divulgação)
Publicado 23/10/2024 20:00
A vereadora reeleita mais votada da city pexêra, a minha musa BBB, Anna Carolina (PSDB), fez uma visita de cortesia ao socadinho escriba. A galega diz que tem trabalhado muito, agradecido pelos votos que recebeu e ajudando, informalmente, na transição de governo.
Jura que não
Questionada se vai ocupar uma secretaria, o que já foi aventado nos bastidores, a Anna fala que não. Que pretende estar na piramidal casa do povo. Também revela que está tranquila e não está na disputa da principal cadeira do legislativo.
Sinergia
Anna diz que tem conversado com o prefeito eleito, Robison Coelho (PL), e com o vice, o Robin, ops, Rubens Angioletti (PL), e tem sentido sinergia e tranquilidade nas demandas da transição e dos desafios de montar o secretariado.
Foto (Divulgação)
Publicado 22/10/2024 20:42
No fim da última semana, a prefeita eleita da Dubai city, Juliana Pavan (PSD), deu um rasante no Fórum da Comarca para bater um lero com o promotor de Justiça dr. Jean Michael Forest. Juju levou a tiracolo o vampiro sorridente e ex-banguela, seu simpático vice Nilson Probst (MDB).
A transição vem aí
A espevitada agradeceu ao promotor pela abertura de procedimento administrativo para acompanhar a transição entre governos, e aproveitou a oportunidade para pedir informações sobre termos de ajuste de conduta vigentes em Balneário Camboriú.
Combate à corrupção
Juliana fez questão de reforçar seu compromisso de criar sala da transparência e combate à corrupção na prefa da city da praia alagada, digo, alargada, além de contar com o apoio e as cobranças do Ministério Público para que seu mandato seja exitoso. “Aprendi em casa que quem ouve mais, erra menos. Vim para fazer diferente e fazer a diferença”, alfinetou a bonitona.
Vários assuntos
No blábláblá com o chefão do MP vários temas foram abordados. Utilização de recursos de TACs, futura gestão do Hospital Ruth Cardoso, reforma administrativa, atualização da planta genérica de valores e reforma tributária municipal, dentre outras. Hummm...
Trabalho não vai faltar
O promotor relembrou a importância dos trabalhos da comissão serem transparentes, com a prestação de contas e entrega de relatórios à imprensa e aos órgãos de controle social. Tudo isso deve ser alvo do encontro entre a filhota do ex-tudo e o prefeito das bochechas rosadas, o pop star Fabrício Oliveira (PL), o qual deve ocorrer na sexta-feira desta semana, dia 25.
Foto (Divulgação)
Publicado 22/10/2024 19:50
O vereador rei do berreiro, Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), protocolou na Câmara de Vereadores, um Requerimento para a convocação do Comandante da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, para esclarecer sobre os protocolos para instalação das boias de segurança para os banhistas e a demarcação das áreas para navegação na praia central na Dubai city.
Morte de um homem
A convocação tem como objetivo apresentar na câmara de vereadores quais os protocolos utilizados para a instalação das boias de segurança para os banhistas e a demarcação das áreas para navegação na Praia Central de Balneário Camboriú.
O vereador Achutti justifica a convocação devido ao acidente que levou a morte de um homem após ser atropelado por uma lancha na praia Central, no dia 17/10/2024, no Litoral. Rafael Aragão Gonzalez, de 49 anos, era empresário e tinha como esporte favorito a natação no mar.
Fortalece
"A participação do Comandante na Câmara de Vereadores também fortalece a colaboração entre os órgãos responsáveis, contribuindo para uma gestão mais eficiente e responsável", destacou o vereador. É fundamental que a comunidade esteja informada em momentos como esse, e a convocação é um passo importante nessa direção, para evitar que futuros acidentes continuem acontecendo.
Foto (Fernando Carnevalli)
Publicado 22/10/2024 19:46
A tradicional ‘Barca do DIARINHO’ zarpou do píer da city pexêra nesta segunda-feira, depois de acomodar os derrotados desta eleição. O socadinho escriba cobriu a saída da barca e a presença dos que ficaram em terra firme – os quais devem comandar os destinos de nossas cidades a partir de janeiro de 2025 e os quatro anos vindouros. É a terceira vez que participo, em terra firme, da barca: nas eleições de 2020, 2022 e agora 2024.
Dalmo e Tito
Também fiquei feliz que na Barca do DIARINHO estavam o saudoso véio Dalmo Vieira, fundador do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não, e o agora também saudoso Tito Arruda, a nossa eterna biruta de aeroporto.
Ficou fulo
Tito, aliás, contava a história de que quando era vereador do então PMDB, junto com o ex-prefeito alemão, o Arnaldo Schmitt, o DIARINHO estampou na capa a manchete: “Tito Arruda e Arnaldo Schmitt, quem come quem?”. Tito ficou fulo da vida e apesar de ser de Painel se achava lageano, daqueles brabos, que resolvem as coisas no sopapo nas zorelhas.
Rabo de Tatu
Tito, espumando de raiva, pensou e se prontificou a responder a matéria de capa: “Vou dar uma surra nesse velho!” Pegou um rabo de tatu e subiu o Morro da Cruz, onde morava o fundador do jornal, planejando dar uma camaçada de pau no Dalmo.
Vamos tomar um café?
Quando chegou em frente à casa viu o Dalmo na janela que, aos risos, lhe disse: “Eu não dormi essa noite, só imaginando a tua cara! Entra aí, vamos tomar um café!” Tito entrou, bebericou um café com Dalmo e foi embora, jogando fora o bendito rabo de tatu...
Espia lá!
A Barca novamente e como sempre ficou supimpa e pra quem não viu, é só correr no seu ponto de venda e ver se encontra um exemplar dessa segunda-feira, e também dá pra dar aquela espiada marota no site. Vai lá, mô quirido (a), no DIARINHO.net
Imagem ilustrativa - Dalmo Vieira e Tito Arruda
Publicado 22/10/2024 19:44
O prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), meteu uma de louco. Depois de ter assinado um financiamento de R$ 50 milhões com a Caixa Econômica Federal, ciente das taxas de juros e encargos embutidos na transação, ajuizou ação na Justiça Federal questionando os valores.
Sem dindim
O prefeito afirma que a prefa tá sem dinheiro em caixa pra pagar o empréstimo, e quer que as taxas sejam revistas pelo banco. De imediato, o juizão federal negou o pedido do Aquiles, que deixa a cadeira almofadada em 31 de dezembro.
Passar nos cobres
Com a situação feia nos cofres da prefa da mariscolândia, Aquiles tá preparando um leilão de terrenos do município para conseguir arcar com todas as despesas. O desespero tomou conta do gabinete que defendia a comparação como medida de voto. A venda das terras é vista como medida de urgência para fechar as contas.
Foto (Divulgação)
Publicado 22/10/2024 19:26
O vereador reeleito e mais votado da história da terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Marlon Borsatto (MDB), fez uma visita de cortesia ao socadinho escriba. O Marlon se reelegeu com quase o triplo de votos da sua primeira eleição, sem usar o fundo eleitoral, com o pé no chão e olho no olho do eleitor.
Compromisso com Camboriú
Marlon diz que reafirma seu compromisso com Camboriú e será uma ‘oposição inteligente’. Revela que o prefeito eleito, Leonel Pavan (PSD), ligou para parabenizá-lo e cientificou ao ex-tudo que apoia o que for bom pra cidade e vai refutar o que for, no seu entendimento, ruim.
Tempo e estrada
Questionado sobre futuro, afirma que pretende cumprir o seu mandato e que não deve estar na disputa de 2026. Contudo, brilhou os olhos quando falou em 2028. Ou seja, aos 26 anos, Marlon tem tempo e estrada pra construir o seu caminho e, quem sabe...
Foto (Divulgação)
Publicado 22/10/2024 19:17
Alterado 22/10/2024 19:26
Candidato à presidência da OAB/SC, o advogado Juliano Mandelli, licenciou-se nesta terça-feira, do cargo de presidente da CAASC. O licenciamento foi realizado antes do registro da chapa União, Trabalho e Transformação”, o qual Mandelli será candidato a presidente com o apoio de 53 subseções, um engajamento massivo justificado pelo trabalho capitaneado pela atual presidente Cláudia Prudêncio e pelo vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn.
Lisura do processo
O regimento eleitoral da OAB não determina a desincompatibilização, mas Mandelli optou pelo licenciamento para garantir a lisura do processo. ''Faço este ato em respeito à confiança da advocacia catarinense, pilar essencial para podermos dar sequência a essa transformação que vem unindo a advocacia catarinense por uma OAB mais forte, mais representativa e preparada para os desafios do futuro'', declarou.
Diálogo com os advogados
O registro da chapa será às 16h, desta quarta-feira, na sede da OAB/SC. Após, ocorrerá o evento de lançamento, no Clube Novo Horizonte, que promete ser um marco na campanha da chapa, que vem se consolidando com uma plataforma focada na modernização da instituição, fortalecimento do diálogo com os advogados e aprimoramento das condições de trabalho da classe.
Vice
Gisele Kravchychyn será apresentada como candidata a vice-presidente e Pedro Miranda como candidato a presidente da CAASC. Além disso, outros membros também serão apresentados no evento, destacando-se pela diversidade de perfis, atuação e regiões.
Foto (Divulgação)
Publicado 21/10/2024 09:37
Na noite deste domingo, a prefeita eleita da city da praia alagada, digo, alargada, Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD) e seu vice Nilson Probst (MDB), participaram da solenidade de abertura do Congresso Estadual das Apaes no Centro de Eventos Júlio Tedesco.
Ovacionados pelo público
A deputada estadual bonitona Paulinha da Silva (Podemos), fez as honras da casa, já que representou a Assembleia Legislativa no evento. Ela anunciou aos participantes do evento a presença de Ju Pavan e Nilson, que foram o recebidos por calorosa salva de palmas do público.
Os ausentes
O prefeito das bochechas rosadas, Fabrício Oliveira (PL), está em viagem familiar e não compareceu. O prefeito em exercício, David La Traira (PRD), também não deu as caras. A prefa seria representada pelo secretário de Turismo, Thiago Velasques, que também não foi e enviou um representante. Que fase!
Sempre juntos
Vencida a corrida eleitoral, a espevitada e o vampiro anêmico tem dividido tarefas e agendas, e ao mesmo tempo, participam dos principais eventos sempre juntos, mostrando que a união entre PSD e MDB não foi mero casamento eleitoral. Hummmm...
De olho em 2026
Nilson da Capitinga, animado com o êxito na eleição, e mais feliz que ganhador da mega sena, deve ir à capital manezinha, nesta semana, para cumprir agenda com os líderes do Mandabrasa. Na pauta, a defesa da união PSD-MDB para o governo do estado em 2026, replicando o case de sucesso da Maravilha do Atlântico. Então tá!
Foto (Divulgação)
Publicado 21/10/2024 09:28
Corre na Dubai brasileira que um advogado ligado ao PT da city da praia alagada, digo, alargada, teria entrado com pedido na Câmara de Vereadores, para que seja formada uma comissão para extinguir o mandato do prefeito das bochechas rosadas, o pop star Fabrício Oliveira (PL), por conta de suspeita de ele ter usado a Guarda Municipal para dar flagrante em um trapalhão.
Gênio da lâmpada
Me parece mais tentativa de “se aparecer” do que qualquer outra coisa. Mas acho que não vinga. A dois meses de findar o mandato do pop star, querer forçar esse tipo de desgaste só pode ter saído da cabeça de algum gênio da lâmpada. Que é o que não falta por aí. Mas tem uma certa lógica.
Se colocar uma melancia no pescoço...
O que se percebe na Dubai brasileira, entre notícias e fofocas, é uma determinação de queimar Fabrício. E há razão para isso. Ao que consta, não há nenhuma prova de que o pop star tenha tentado qualquer irregularidade para comprometer o prefeito eleito de Camboriú, o ex-tudo Leonel Pavan (PSD). Se o advogado queria aparecer, quem sabe ajudaria se colocasse uma melancia no pescoço.
Foto (Divulgação/arquivo)
Publicado 20/10/2024 09:35
O prefeito eleito de mariscolândia, Luizinho Américo (PL), se reuniu na manhã desta sexta-feira, 18, com a presidente da Águas de Penha, Reginalva Mureb. O primeiro encontro teve cunho institucional, momento em que também houve a cobrança pela solução de reclames da população diante da falta de água, inoperância do recém implantado sistema de tratamento de esgoto do Gravatá e demora nos atendimentos no escritório.
Cobranças
“Foi uma reunião institucional de apresentação, mas também serviu para cobrar questões como a garantia de abastecimento de água – em especial por conta da chegada do verão – o pleno funcionamento da coleta e tratamento de esgoto do Gravatá que vem se mostrando inoperante e também a ampliação do atendimento ao público no escritório local da Águas de Penha, que apresenta baixo número de funcionários”, disse Luizinho.
Ampliar o diálogo
O prefeito eleito também acrescentou que irá ampliar o diálogo com a concessionária que administra o serviço no município, buscando encontrar ajustes em prol da comunidade. “Nós vamos estar abertos ao diálogo, para conversa, mas deixei claro que durante o nosso Governo vamos cobrar para que o nosso povo não seja mais punido por esse contrato”, encerrou. O contrato de concessão foi assinado entre Prefeitura de Penha e Águas de Penha em a0 de novembro de 2015. Ele possui vigência de 35 anos.
Foto (Divulgação)
Publicado 17/10/2024 10:08
Alterado 20/10/2024 09:35
No próximo dia 23 de outubro, às 16 horas, o auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Santa Catarina (OAB/SC), será palco do registro da chapa "União, Trabalho e Transformação". Sob a liderança de Juliano Mandelli, candidato a presidente, a chapa traz como proposta central a união e o trabalho, com foco na descentralização dos serviços garantindo que as oportunidades e os benefícios cheguem a cada advogado e advogada.
União da classe
Mandelli, advogado de vasta experiência e atuação, destacou a importância da união da classe como ponto central de sua candidatura. "Nosso objetivo é transformar a OAB/SC em uma entidade cada vez mais atuante, acessível e inovadora, promovendo o bem-estar de todos os advogados e advogadas catarinenses", afirmou.
Marco na campanha
Após o registro, ocorrerá o evento de lançamento, no Clube Novo Horizonte, que promete ser um marco na campanha da chapa, que vem se consolidando com uma plataforma focada na modernização da instituição, fortalecimento do diálogo com os advogados e aprimoramento das condições de trabalho da classe.
Engajamento
Mandelli tem o apoio de 53 subseções, um engajamento massivo justificado pelo trabalho capitaneado pela atual presidente Cláudia Prudêncio e o vice-presidente do Conselho Nacional da OAB, Rafael Horn.
CAASC
Gisele Kravchychyn será apresentada como candidata a vice-presidente e Pedro Miranda como candidato a presidente da CAASC. Além disso, outros membros também serão apresentados no evento, destacando-se pela diversidade de perfis, atuação e regiões.
Foto (Divulgação)
Publicado 19/10/2024 21:19
Alterado 19/10/2024 21:27
A minha ex-musa da confusão, e a nova prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD), mostrou maturidade política ao montar sua equipe de transição para o governo da Dubai city. A equipe de sete membros foi anunciada no decorrer desta semana.
Sem olhar partido
Ju Pavan e e o vice Nilson da Capitinga (MDB) trouxeram pessoas que já contribuíram com o governo do ex-prefeito Édson Piriquito (MDB), do atual prefeito das bochechas rosadas, Fabrício Oliveira (PL) e eternos pavanistas, os figurinhas carimbadas que acompanham a bonitona e o ex-tudo Leonel Pavan há muito tempo.
Valorizar o trabalho técnico
Se politicamente os anúncios mostraram que a espevitada realmente quer construir um governo de união, aproveitando quem tem experiência e possa ajudá-la a governar a Maravilha do Atlântico, por outro lado, também foram feitas escolhas técnicas que preservam áreas essenciais, como educação, saúde e controladoria.
Mulheres em destaque
Outro ponto a se destacar é o da representatividade. De 7 integrantes, 3 são mulheres - quando geralmente havia uma única liderança feminina representando a força da mulher na política e no governo. A escolha da loira dos olhos verdes, a vereadora eita Jade Martins Ribeiro (MDB); da contadora Magda Bez e da professora sabichona Maria Ester Menegasso, receberam grande aprovação na city.
Novidades no front
Nesta semana eventualmente mais nomes poderão ser incorporados a equipe. É que tramita na Câmara de Vereadores da praia alargada, ops, alargada, um projeto de Lei propondo a inclusão de representantes das áreas da segurança e do desenvolvimento social na transição entre governos, que atualmente não são contemplados.
Bancada do PSD alinhada
O projeto que altera a Lei que regulamenta a transição administrativa em BC é de autoria dos dois correligionários da prefeita eleita. Assinaram o documento, o vereador dos cachorrinhos oprimidos e rei da causa animal, Cristiano José dos Santos, e o decano Aldemar Bola Pereira, que inclusive vai presidir a sessão solene de posse dos eleitos no dia primeiro de Janeiro de 2025, por ser o mais “experiente” entre os eleitos. Bola dentro!
Foto (Divulgação)
R$ 42.500,00
R$ 1.500.000,00
R$ 2.000,00
⚖️🚔 MAIS UM FAMILIAR ENVOLVIDO! A Polícia Civil de Itajaí prendeu o cunhado do homem que matou a mãe ...