ELEIÇÕES 2026
MDB rompe com Jorginho e anuncia “projeto próprio” ao governo de SC
Decisão foi anunciada em reunião do partido na segunda-feira
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Em reunião na noite desta segunda-feira, o diretório estadual do MDB decidiu pela saída do governo de Jorginho Mello (PL) e anunciou a construção de um “projeto próprio” para as eleições deste ano. A definição de uma candidatura ao governo do estado ainda passará por conversas com outros partidos.
“O partido abrirá diálogo com outras legendas que compartilhem dos mesmos princípios, valores e ideais emedebistas, visando a construção de convergências políticas responsáveis e comprometidas com o desenvolvimento de Santa Catarina”, informou o MDB.
Continua depois da publicidade
A decisão de romper com o governador foi unânime e vem após Jorginho Mello anunciar o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), como pré-candidato a vice-governador na chapa de reeleição. A mudança mexeu no jogo político, considerando que a vaga era esperada para o MDB, prometida por Jorginho em 2025.
Com o rompimento com o governador, o MDB-SC orientou os filiados a deixar as funções que tenham no governo Jorginho. A medida não foi anunciada como exigência. Na Assembleia Legislativa (Alesc), porém, o partido se manteria na base de apoio pra aprovação de projetos.
“Independente de posicionamentos no campo político-eleitoral, a sigla reafirma que seguirá apoiando, no âmbito do Poder Legislativo, todos os projetos que sejam de interesse do Estado e da população catarinense, mantendo sua postura de responsabilidade institucional, mesmo que esteja se desvinculando do atual governo”, destacou o partido.
Chiodini retoma mandato de deputado federal
Antes da decisão do partido, ainda na tarde de segunda-feira, o presidente estadual e vice-presidente nacional do MDB, Carlos Chiodini, anunciou a saída do cargo de secretário de Estado da Agricultura e Pecuária. Ele agora vai retomar o mandato como deputado federal na Câmara dos Deputados.
Chiodini informou que deixa o governo estadual para se dedicar integralmente ao mandato parlamentar e às articulações eleitorais deste ano. A decisão foi comunicada antes das reunião do MDB, após conversa com o governador Jorginho.
Além da pasta da Agricultura, o MDB também chefia as secretarias de Infraestrutura, com o deputado estadual licenciado Jerry Comper, e de Meio Ambiente, com o suplente de deputado Cleiton Fossá.
Na Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), o MDB ainda tem presença com o comando de Jeferson Ramos Batista, indicado pelo deputado estadual Fernando Krelling (MDB). Ainda não há informações sobre mudanças nas pastas.
Continua depois da publicidade
João Batista
João Batista; jornalista no DIARINHO, formado pela Faculdade Ielusc (Joinville), com atuação em midia impressa e jornalismo digital, focado em notícias locais e matérias especiais.
