O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) denunciou uma torcedora por racismo e xenofobia por ofensas feitas durante a partida entre Avaí e Remo, válida pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2025. O jogo aconteceu em 15 de novembro, no estádio da Ressacada, em Floripa.
Segundo a denúncia, a mulher teria dirigido ofensas à torcida do Clube do Remo, equipe visitante de Belém (PA), por volta das 16h30, em um setor superior do estádio. As agressões foram registradas ...
Segundo a denúncia, a mulher teria dirigido ofensas à torcida do Clube do Remo, equipe visitante de Belém (PA), por volta das 16h30, em um setor superior do estádio. As agressões foram registradas em vídeo.
Continua depois da publicidade
De acordo com a 40ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, a torcedora aparece nas imagens gritando frases como “olha tua cor” e “pobre aqui não fica”, além de apontar para o próprio rosto enquanto se dirigia aos torcedores do time paraense. Para o Ministério Público, as falas configuram ofensas de cunho racial.
O vídeo também registra ataques relacionados à origem regional dos torcedores. Entre as frases atribuídas à torcedora estão “vieram montados de jegue de lá pra cá?”, “vai embora de jegue” e comentários que associam os visitantes à pobreza. Para o MP, esse tipo de fala caracteriza xenofobia, ao tentar diminuir e segregar pessoas da região norte do país.
O promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior afirmou que as condutas ultrapassaram qualquer limite de rivalidade esportiva e configuram discurso de ódio, em violação a princípios fundamentais do Estado brasileiro. Segundo o Ministério Público, tanto o racismo quanto a xenofobia são enquadrados na Lei nº 7.716/1989, que prevê pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa, em caso de condenação.
Além da punição criminal, o MP pede que a Justiça fixe uma indenização mínima de R$ 30 mil por dano moral coletivo, valor que deve ser destinado ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL).
Relembre o caso
O episódio rolou durante o jogo entre Avaí e Remo, na Ressacada. Em vídeos que circularam nas redes sociais, além da torcedora denunciada, outros torcedores também aparecem fazendo comentários ofensivos à torcida visitante.
Após a repercussão, o Avaí Futebol Clube divulgou nota repudiando o episódio. O clube informou que iniciou a identificação da torcedora que aparece nas imagens, que vai proibir o acesso dela aos jogos por tempo indeterminado e que vai colaborar com as autoridades.
O Clube do Remo também se manifestou e classificou o caso como repugnante, afirmando que se trata de uma clara manifestação de racismo e intolerância e que o episódio não pode ficar impune.