Itajaí a Nova Trento
Católicos definem data de caminhada até Santa Paulina
Caminhada de 70km vai marcar o 15º ano da peregrinação num trajeto de fé e esperança
Juvan Neto [editores@diarinho.com.br]
A organização de um dos maiores eventos de peregrinação e fé de Itajaí oficializou nesta segunda-feira a data da caminhada de devotos católicos até o Santuário Santa Paulina, em Nova Trento. O período será de 16 a 17 de maio deste ano, e está será a 15ª Peregrinação Santa Paulina a sair de Itajaí. “É uma caminhada transformadora”, explica a contabilista católica Juliana Meurer Hosang.
A menos de 120 dias do evento, a comissão organizadora iniciou a divulgação das primeiras orientações aos peregrinos que pretendem percorrer cerca de 70 quilômetros, da Capela Santa Paulina do Espinheiros, em Itajaí, e seguir até a cidade onde viveu Amábile Lúcia Visintainer, santificada pela Igreja Católica.
Continua depois da publicidade
Os dois dias de caminhada percorrem lindas paisagens, igrejas históricas e comunidades rurais de Itajaí pelos bairros São Roque, Laranjeiras e Campeche, com um pernoite em Brusque. As inscrições para o evento estarão abertas a partir de 19 de fevereiro, até dia 19 de março – período necessário para programar a estrutura do percurso de acordo com o número de participantes.
Segundo os organizadores Salette Kruchinski e André Filipe Mendes, a cada seis quilômetros da caminhada, são liberados pontos de parada com frutas, bolachas e água disponível, além de banheiros. O link de inscrição é através do Instagram @santapaulinaperegrinacao.
O valor aos participantes é de R$ 200, e inclui duas camisetas, boné, crachá de identificação, dois cafés da manhã, uma janta, frutas, bolachas e água durante o percurso. Cada peregrino é responsável por seu colchonete, roupas de cama e banho, e um caminhão transportará os pertences ao local do pernoite. “A expectativa é estar na missa das 16h, dia 17, em Nova Trento”, explicou André Filipe ao DIARINHO.
Itajaí relembra a passagem da santa
A caminhada até o santuário vem fortalecendo o turismo religioso em Itajaí nos últimos anos. Em 2025, o prefeito Robison Coelho (PL) recebeu do Legislativo o anteprojeto de lei que autoriza a integração do município à “Rota Turística Caminho do Louvor”, já que Itajaí integra o trajeto percorrido por Santa Paulina.
Segundo a Associação Caminho do Louvor, o processo de integração oficial a essa rota passa pela aprovação de lei municipal que autorize a adesão ao consórcio ou associação e o reconhecimento do trecho no território itajaiense.
Itajaí, junto com Brusque, Ilhota e Botuverá, iniciou os trâmites administrativos e legislativos entre o final de 2025 e o início deste ano, para consolidar essa participação. A prefeitura atua no mapeamento do trecho, enquanto a Câmara avalia a legalidade da parceria e fomento ao turismo religioso. O Estado já aprovou o roteiro ‘Caminho do Louvor” em 2022.
O historiador Edison D’Ávila explica que Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, ou Santa Paulina, italiana de origem, mas considerada como a primeira santa catarinense, fez em Itajaí sua primeira viagem missionária dela, no ano de 1903, partindo do porto. Há na praça Vidal Ramos um monumento alusivo a esse fato histórico.
Continua depois da publicidade
Juvan Neto
Juvan Neto; formado em Jornalismo pela Univali e graduando em Direito. Escreve sobre as cidades de Barra Velha, Penha e Balneário Piçarras.
