INOVAÇÃO
Peugeot imagina o carro do futuro sem volante e sem telas
Novo conceito aposta em direção eletrônica, controle futurista e projeções no para-brisa
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]
Esqueça volante tradicional, botões e telas espalhadas pelo painel. A Peugeot mostrou como imagina os carros do futuro com o Polygon Concept, um protótipo que parece ter saído direto de um filme de ficção científica.
O grande destaque é o Hypersquare, um controle de direção totalmente diferente, que substitui o volante comum e funciona em conjunto com a tecnologia Steer-by-Wire, sem ligação mecânica entre as mãos do motorista e as rodas. Na prática, isso significa dirigir com mais precisão e menos esforço.
Continua depois da publicidade
Em baixas velocidades, como em manobras e estacionamento, o sistema permite movimentos rápidos e fáceis, sem precisar soltar as mãos do controle. Já em velocidades maiores, pequenos comandos ajustam a trajetória do carro com suavidade e segurança.
Outra inovação chama atenção logo ao entrar no veículo: não há telas tradicionais. Todas as informações são projetadas diretamente no para-brisa, criando uma experiência imersiva semelhante a uma tela gigante de 31 polegadas, totalmente personalizável para o motorista.
Compacto, com menos de quatro metros de comprimento, o Polygon Concept também aponta para um futuro mais sustentável. O projeto reduz o número de peças, utiliza materiais reciclados e aposta em componentes intercambiáveis, além de novos métodos de fabricação.
Ana Zigart
Ana Caroline Zigart, jornalista no DIARINHO, pós-graduada em Marketing, Inovação e Criatividade pela Univali. Atua no jornalismo impresso, site e redes sociais.
