VOLTA À ELITE
Camboriú visita o Santa Catarina na estreia do Catarinense
Bola rola às 20h desta terça-feira no estádio Alfredo João Krieck, em Rio do Sul
Anderson Davi [editores@diarinho.com.br]
O Camboriú abre o Campeonato Catarinense nesta terça-feira, às 20h, visitando o Santa Catarina no estádio Alfredo João Krieck, em Rio do Sul. A partida marca a volta da Cambura à elite do futebol estadual após conquistar o acesso no último ano. Já a Águia do Vale tenta repetir o sucesso de 2025, quando chegou às semifinais do Catarinense.
A pré-temporada do Camboriú para o Catarinense durou pouco mais de dois meses sob o comando do técnico Laécio Aquino. O elenco fez duas semanas de treinamentos em Portugal, na sede do Portimonense, clube parceiro da SAF da Cambura. No continente europeu, foram quatro jogos-treinos. De volta ao estado, o Camboriú ainda enfrentou Marcílio Dias e Avaí. Os resultados dos duelos não foram divulgados pelo clube.
Continua depois da publicidade
Além da partida no alto vale, a bola rola nesta terça-feira também em Chapecó para o duelo entre Chapecoense e Brusque, às 19h, na Arena Condá. A Chape será a única representante do estado na Série A do Brasileirão deste ano, que começa no dia 28 de janeiro, logo após o término da primeira fase do Catarinense.
Nova fórmula
A readequação do calendário do futebol brasileiro para 2026 diminuiu o número de datas dos campeonatos estaduais e obrigou as federações a se readequarem. Com isso, o Catarinense terá uma fórmula de disputa com as 12 equipes divididas em dois grupos, e um máximo de 12 partidas por time.
Na primeira fase, os times do grupo A enfrentam os times do grupo B em turno único. A chave A tem Camboriú, Marcílio Dias, Avaí, Concórdia, Brusque e Joinville. Já o outro lado conta com Barra, Figueirense, Chapecoense, Criciúma, Santa Catarina e Carlos Renaux. Os quatro melhores de cada chave passam para as quartas de final e os dois últimos de cada grupo vão para o quadrangular do rebaixamento.
As partidas de mata-mata das quartas serão em jogos de ida e volta, com os times se enfrentando dentro do próprio grupo. Os dois finalistas do Catarinense garantem vaga na Copa do Brasil para o ano seguinte.
Os times eliminados nas quartas e nas semifinais entram em uma outra disputa, valendo uma terceira vaga na Copa do Brasil. As quatro equipes que caírem nas quartas farão um mata-mata e os dois classificados enfrentam os eliminados nas semifinais. O campeão deste torneio paralelo vai para a competição nacional.
Os dois últimos de cada chave da primeira fase vão disputar um quadrangular para definir o único time que permanece na elite para 2027, com jogos em turno e returno. O quinto colocado com melhor pontuação entra na disputa já com um ponto na classificação. Apenas o primeiro colocado desta fase evita o rebaixamento para a segunda divisão.
Anderson Davi
Anderson Davi; jornalista no DIARINHO, formado pela Univali, com atuação na editoria de Esportes.
