A captura artesanal dos robalos de lombo grande é uma tradição em Barra Velha, mas o tamanho dos peixes chama cada vez mais a atenção. Nesta quarta, pescadores artesanais celebram a riqueza e a fartura da pesca na costa barra-velhense.
A imagem mostra os pescadores da família Almeida, ou “equipe Almeida”, como é conhecida, comemorando a fartura. Os irmãos Anderson e Lucas Almeida, pescadores artesanais do Porto João ...
A imagem mostra os pescadores da família Almeida, ou “equipe Almeida”, como é conhecida, comemorando a fartura. Os irmãos Anderson e Lucas Almeida, pescadores artesanais do Porto João Cavalinho, mostraram peixes de dois a cinco quilos.
Continua depois da publicidade
O vídeo foi feito para um dos mais tradicionais restaurantes de frutos do mar de Barra Velha, o Siri Restaurante, fundado pela saudosa chef Paulinha Scherner. O atual chef, Valdecir Vesterlon, cita que, em geral, o robalo é um prato clássico do restaurante, e é servido grelhado, com tempero leve. A espécie é uma das mais pedidas no local que completa 40 anos em novembro.
Em pescarias recreativas e comerciais, o robalo costuma ser capturado com peso médio de até quatro quilos, que são adultos de tamanho legal para captura (no caso do lombo grande ou também do robalo-flecha).
Mas muitos pescadores artesanais relatam ser possível pescar até robalos maiores em áreas costeiras brasileiras, no litoral sul e sudeste — o que é compatível com a preferência de consumo observada. A espécie também é muito procurada na Bahia.
De acordo com o portal Animalia, em condições ideais robalos podem crescer mais: em geral, o gênero Centropomus atinge de 35 cm a mais de 120 cm e o peso máximo registrado para toda a família chega a mais de 20 quilos em exemplares muito grandes – mas estes são mais raros.