POLÍTICA
Brigadeiro discursa por presídio com trabalhos forçados e sem banho de sol
Pré-candidato a governador de SC e lutador de MMA promete peitar OAB, Direitos Humanos e STF para construir presídio no meio oeste
Juvan Neto [editores@diarinho.com.br]
O único pré-candidato a governador de Santa Catarina por Balneário Camboriú detalhou, no domingo, sua primeira proposta na disputa pelo Palácio da Agronômica. Trata-se de Marcelo Brigadeiro, o polêmico lutador de MMA que se colocou como pré-candidato pelo recém-formado partido Missão, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL).
A primeira proposta do lutador será a construção de um presídio de segurança máxima no estado, destinado a um regime, segundo ele, “duríssimo” de penas contra os criminosos, para fazer com que “os bandidos tenham medo de ser presos em Santa Catarina”.
Continua depois da publicidade
O pré-candidato inclusive já definiu que a localização desta unidade de segurança seria no meio oeste catarinense, e se chamará “Inferno Catarina” – o projeto, que parece ser inspirado em ações do atual presidente de El Salvador, Nayib Bukele, também remete a presídios retratados em filmes de Hollywood como “Hell”, com Jean Claude Van Damme e “Fuga de Alcatraz”, com Clint Eastwood.
No projeto de Brigadeiro, os detentos do “Inferno Catarina” ficariam completamente isolados e monitorados 24h por dia – o que não é novidade em se tratando de presídios –, mas neste caso não teriam direito a lazer, banhos de sol, distrações, além de receber “comida básica e sem temperos”.
“A alimentação será o suficiente para mantê-los vivos. A ideia é tornar a vida dos detentos a mais sofrida possível. E eles teriam que ingressar em um programa de trabalho manual pesado, abrindo estradas e ferrovias”, reforçou o lutador. A ideia do pré-candidato é desestimular a constante chegada de marginais de outros estados.
O projeto de Brigadeiro recebeu elogios em sua rede social, mas também houve internautas que consideraram a proposta inexequível. O próprio pré-candidato já adiantou em suas redes sociais que para construir o tal presídio “será necessária uma guerra política e jurídica contra a comissão de Direitos Humanos, ONGs, OAB e até com o STF”, diz ele. “Mas será feito, porque só eu tenho coragem para fazer assim”, discursa.
Rompeu com Bolsonaro e elogiou Lula
Marcelo Brigadeiro, na verdade, chama-se Marcelo Franco José da Silva, e é um lutador e treinador de artes marciais polêmico. Faixa-preta em luta-livre, já foi campeão mundial e europeu na modalidade.
Natural do RJ, vive em Balneário Camboriú desde 2011, onde comanda uma academia e atua como treinador e empresário de eventos de MMA. Já se envolveu em disputas e declarações polêmicas. Inicialmente, foi apoiador de Jair Bolsonaro, ainda nos tempos do PSL. Em seguida, rompeu com o clã bolsonarista.
Já manteve tretas públicas com políticos como o vice-prefeito Nilson Probst (MDB), de Balneário, com o colunista JC, do DIARINHO e com o também polêmico influenciador Monark, entre outros. Recentemente, chamou a atenção ao elogiar o presidente Lula (PT), que considerou “mais macho” diante de Sérgio Moro do que Bolsonaro teria sido diante de Alexandre de Moraes, ministro do STF. Em 2024, colocou-se à disposição do Missão, partido do MBL, para disputar o governo do Estado.
Juvan Neto
Juvan Neto; formado em Jornalismo pela Univali e graduando em Direito. Escreve sobre as cidades de Barra Velha, Penha e Balneário Piçarras.
