Terceiro colocado na Liga Nacional de 2025, o Handebol Itajaí já iniciou o planejamento para a temporada 2026. Uma das principais novidades é o empresário Ales Silva, que assume a função de diretor técnico da equipe. Com mais de 25 anos de experiência como jogador, Ales começou a carreira em Itajaí e atuou por 13 anos na Europa, passando por países como Espanha, Noruega, Portugal e França, além de defender a seleção brasileira.
Aposentado das quadras, ele assume o cargo com o objetivo de levar a equipe a patamares mais altos no handebol brasileiro e internacional. “Vamos buscar trazer um pouco mais de experiência, uma visão ...
Aposentado das quadras, ele assume o cargo com o objetivo de levar a equipe a patamares mais altos no handebol brasileiro e internacional. “Vamos buscar trazer um pouco mais de experiência, uma visão mais macro do esporte, já que também sou agente de jogadores. Queremos fortalecer o esporte de maneira geral, a cidade já tem historicamente resultados e uma cultura do handebol, então queremos trazer grandes jogos para cá, fomentar ainda mais o esporte e fazer com que isso possa mudar a vida de pessoas, assim como fez com a minha”, explica Ales.
Continua depois da publicidade
Nos bastidores, Ales já trabalha na busca por recursos para fortalecer a equipe para a próxima temporada, já que em 2025 o Handebol Itajaí surpreendeu na Liga Nacional com um elenco muito jovem, formado em maioria por atletas de idade júnior.
“Aceitei encarar o desafio de desenvolver um trabalho voltado a questões administrativas do clube. Já foi protocolado um projeto no Ministério dos Esportes com o intuito de montar um dos melhores times do Brasil e aguardamos aprovação. Para 2026, ainda vamos manter o projeto similar ao deste ano, o investimento não será dos maiores, mas com o objetivo futuro que é montar uma equipe para ganhar uma Liga Nacional e disputar competições internacionais. Para a próxima temporada já temos o apoio da prefeitura e estamos buscando junto ao setor privado apoio para seguir brigando pelos títulos e manter tudo que já tem sido feito, historicamente, nas categorias de base”, completa o diretor técnico.
Recentemente, o Handebol Itajaí fez um “training camp” com 32 atletas de base selecionados entre mais de 300 inscrições (de vídeo) que o clube recebeu. Durante quase uma semana, esses atletas estiveram em Itajaí participando de palestras e de treinamentos com a comissão técnica do Handebol Itajaí, comandada por Drean Dutra, eleito o melhor técnico da Liga Nacional deste ano. Segundo Drean, alguns desses meninos serão selecionados e convidados a integrar as equipes de base, dependendo ainda do número de vagas disponíveis.