Um homem ligado a uma organização criminosa do Rio Grande do Sul foi preso nesta quarta-feira em Itapema. A prisão foi feita pela Polícia Civil de Santa Catarina, com apoio da Delegacia de Capturas da Deic, dentro da Operação Omertà.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito faz parte de um grupo criminoso de Caxias do Sul, responsável por sequestros, extorsões e torturas. As investigações são da 1ª Delegacia de Polícia de Caxias do ...
Segundo a Polícia Civil, o suspeito faz parte de um grupo criminoso de Caxias do Sul, responsável por sequestros, extorsões e torturas. As investigações são da 1ª Delegacia de Polícia de Caxias do Sul, que identificou o paradeiro do foragido em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
De acordo com a apuração, o homem atuava diretamente nas cobranças armadas feitas pela quadrilha. Para intimidar as vítimas, o grupo também incendiava casas e praticava violência física e psicológica como forma de pressão para o pagamento de dívidas ligadas a empréstimos ilegais.
A prisão faz parte da segunda fase da Operação Omertà. Com apoio da Polícia Civil catarinense, os investigadores conseguiram localizar e capturar o foragido.
Ainda dentro da mesma operação, outro integrante do grupo, preso anteriormente em Imbituba, teve a prisão temporária convertida em preventiva. Segundo a polícia, novas provas confirmaram que ele participou ativamente de um sequestro e da tortura de uma das vítimas.
Com esse novo desdobramento, a Operação Omertà já soma 12 prisões de integrantes de grupos criminosos envolvidos em extorsão, tortura física e psicológica, e outras formas de violência usadas como instrumento de cobrança.
A Polícia Civil informou que segue monitorando de forma permanente esse tipo de crime e reforçou que denúncias sobre foragidos da Justiça podem ser feitas de forma anônima pelo e-mail deic-capturas@pc.sc.gov.br ou pelo Portal Foragidos da PCSC.