O deque do Pontal Norte, em Balneário Camboriú, foi alvo de pichação antes mesmo da reabertura, na sexta-feira passada. O alvo foi um dos bancos novos da estrutura, no começo do deque, que foi vandalizado com o nome de uma pessoa. A prefeita Juliana Pavan (PL) relatou pelas redes sociais que já foi iniciada uma investigação para identificar o responsável.
“As câmeras [do deque] ainda não estavam operando, mas as da roda-gigante, dos bombeiros e da Guarda Municipal estavam, e vamos atrás das imagens”, informou. “O irresponsável que fez isso vai pagar ...
“As câmeras [do deque] ainda não estavam operando, mas as da roda-gigante, dos bombeiros e da Guarda Municipal estavam, e vamos atrás das imagens”, informou. “O irresponsável que fez isso vai pagar pelo prejuízo. Patrimônio público é de todos e não vamos admitir esse tipo de atitude”, frisa a prefeita.
Continua depois da publicidade
Totalmente reformado, o deque do Pontal Norte voltou a receber moradores e turistas no fim de semana. O local recebeu uma série de melhorias, incluindo segurança reforçada, nova iluminação, mobiliário urbano e paisagismo. A entrada do deque também ganhou um novo portal que marca o visual do ponto turístico.
A principal novidade foi a instalação de 10 totens de segurança com reconhecimento facial ao longo do deque. Os equipamentos contam com 30 câmeras integradas para ampliar o monitoramento da área. Eles fazem vigilância 24 horas e têm botão para comunicação direta com as forças de segurança para atendimentos de emergência.
Além disso, o sistema faz a contagem de pessoas e a checagem no banco de dados de procurados pela Justiça, em medida para reforçar a segurança do local e coibir delitos. A tecnologia também permitirá identificar pessoas desaparecidas. A instalação foi em parceria com os donos da roda-gigante.
A nova iluminação também vai ajudar na segurança. O sistema aumentou a visibilidade e permite uma maior sensação de conforto ao público. O investimento também valoriza o espaço urbano, estimulando o uso do local em diferentes horários. O deque foi reaberto com funcionamento diário, das 6h às 23h.