A demolição dos antigos prediozinhos na rua Lauro Müller, no centro de Itajaí, deverá preservar as fachadas das edificações, segundo a prefeitura. O trabalho no local também tem que ser sem uso de máquinas pesadas, por conta do centro histórico, com prédios tombados como patrimônio.
As medidas atendem parecer do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (CMPC) para a autorização das demolições na área, comprada por uma construtora para a edificação de uma torre residencial no ...
As medidas atendem parecer do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (CMPC) para a autorização das demolições na área, comprada por uma construtora para a edificação de uma torre residencial no endereço. O empreendimento terá 52 apartamentos, sendo quatro por andar, metade voltada pra Lauro Müller e outra pra rua 15 de Novembro.
Continua depois da publicidade
As demolições no terreno começaram na semana passada pelo lado da rua 15 de Novembro, onde havia uma garagem de carros e uma loja. A última parte a ser derrubada com a máquina foi ao chão nesta sexta-feira, seguindo depois com a retirada dos escombros e limpeza da área.
As intervenções nos antigos prédios da Lauro Müller são previstas a partir do ano que vem. A construtora já conta com as liberações necessárias. Antes do trabalho, a área do terreno com as demolições feitas será cercada com tapumes pra evitar invasões e furtos. Os trabalhadores que fazem a demolição se depararam com andarilhos nas construções que viraram abrigo e já tiveram materiais furtados, como fiações.
A rua Lauro Müller faz parte do centro histórico de Itajaí, é uma das mais antigas e importantes da cidade. O endereço abriga edifícios com reconhecimento histórico e arquitetônico, entre eles a Casa Burghardt, que passa por restauro, e as vizinhas Casa Konder e o prédio do hotel Rota do Mar, todos em frente ao trecho das demolições.