Um avião da Azul Linhas Aéreas fez pouso de emergência com indicativo de “mayday”, perigo iminente na aeronave, na tarde desta terça-feira, no Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes.
A aeronave, que fazia o voo 4630 com destino ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), decolou às 14h47. Cerca de 40 minutos depois, o piloto solicitou reserva da pista para retornar ao terminal ...
A aeronave, que fazia o voo 4630 com destino ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), decolou às 14h47. Cerca de 40 minutos depois, o piloto solicitou reserva da pista para retornar ao terminal. O aeroporto bloqueou temporariamente as operações para pousos e decolagens até o retorno da aeronave, às 15h28.
Continua depois da publicidade
Um especialista que observou o site Flightradar24, serviço on line que rastreia voos em tempo real pelo mundo, contou que a aeronave saiu de Navegantes e apresentou um problema na turbina dois, a que fica no lado direito da aeronave. Ao notar o problema, ele faz a curva e retorna por cima da região do bairro Belchior, em Gaspar, a cerca de quatro mil pés de altitude.
Vídeo postado por um site que faz captura de imagens e áudios da torre de comando de Navegantes revelam que o piloto fez uso do "mayday" – código internacional de emergência grave usado em comunicações de rádio, para sinalizar risco de vida iminente na aeronave.
Assim que pousou em Navegantes, caminhões do corpo de bombeiros do terminal cercaram a aeronave e fizeram a inspeção nos motores. Os bombeiros relataram “pequeno gotejamento no motor 2”, e a torre de comando comunicou ao piloto esse posicionamento: “não sei se há algum problema de prosseguir o táxi [taxiamento] com esse gotejamento, coisa mínima”.
Um mecânico também foi chamando para a pista para fazer uma vistoria na aeronave. O motor dois foi desligado pelo piloto e o pessoal que estava do lado de fora verificou que o gotejamento cessou. Com isso, o piloto foi autorizado e decidiu fazer o taxiamento até o local indicado para o desembarque dos passageiros. O vídeo mostra que o avião ficou esperando por 25 minutos na pista, com o aeroporto com pousos e decolagens suspensos, até o desembarque seguro dos passageiros e tripulação.
A assessoria da Azul não respondeu aos questionamentos do DIARINHO. Já a assessoria do aeroporto disse que o procedimento foi feito com segurança e contou com acompanhamento dos bombeiros e da equipe operacional. Ninguém ficou ferido. Após a inspeção técnica, a pista foi liberada às 15h50 e as operações aéreas seguiram normalmente.