Luto em Piçarras
Morre aos 47 anos o surfista Andreas Almeida, o Déia
Déia, um dos mais destacados nomes do surfe nos anos 90 e 2000, teve uma parada cardiorrespiratória no hospital Marieta, em Itajaí
Juvan Neto [editores@diarinho.com.br]
Balneário Piçarras perdeu nesta terça-feira, dia 25, uma de suas maiores referências no surfe. Andreas Eduardo de Almeida, 47 anos, o Déia, surfista consagrado em Santa Catarina, sofreu uma para cardiorrespiratória e teve morte cerebral constatada pela equipe médica do Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, onde ele estava internado.
A Prefeitura de Balneário Piçarras confirmou o falecimento nesta quarta, expressando “profundo pesar” pela partida de Déia, e enfatizando que as vitórias do surfista natural do município “seguem ecoando até hoje” no cenário nacional.
Continua depois da publicidade
As homenagens foram também compartilhadas em redes digitais pelo colunista especializado em surfe Paulo Roberto de Oliveira, o Banana, do blog “Nas Ondas com Banana”. “Grande ídolo do surfe de Santa Catarina”, reforçou. “Vamos homenagear sua memória e enviar orações para a família e amigos neste momento de luto”, completou o colunista.
“Estou com um sentimento profundo, pois era eu que levava ele para surfar no começo da carreira por toda Santa Catarina. Onde havia boas ondas nós estávamos lá. Vai com Deus, meu querido amigo de tantos anos”, reforçou o então dirigente esportivo do Município, Ademar Galo de Oliveira, atual secretário de Agricultura e Pesca e ex-vereador local.
Já colegas como o surfista Guilherme Junior Stucchi, de São Paulo, relembraram a trajetória premiada de Déia – manobras e performances nas ondas que repercutiam nos anos 90 em revistas especializadas como Hardcore e Fluir. “Com tristeza, essa notícia devastadora que é a morte leva nossos amigos. Hoje a elite do surfe está de luto”, considerou o também amigo Rogério Francisco.
Além de diversos títulos locais e regionais, Déia foi vice-campeão catarinense de surfe em 1998 e campeão do concorrido “Super Surfe” em Itamambuca, no litoral paulista, nos anos 2000. “Andreas sempre trabalhou com comprometimento e dedicação, tendo a admiração e o carinho de todos a seu redor”, finalizou a prefeitura.
Juvan Neto
Juvan Neto; formado em Jornalismo pela Univali e graduando em Direito. Escreve sobre as cidades de Barra Velha, Penha e Balneário Piçarras.
