Fecha a torneira
Semasa alerta sobre falta de água e pede para moradores de Itajaí e Navegantes economizarem
Reservatórios estão em estado crítico e não conseguem garantir abastecimento
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A Semasa publicou um alerta para que moradores de Itajaí e Navegantes economizem água ao máximo nesta quarta-feira. Segundo o órgão, as estações de tratamento de água (ETA) estão em estado crítico nesta manhã e não conseguem garantir o abastecimento regular nas duas cidades, o que pode levar à falta de água ao longo do dia.
A principal causa do problema foi o alto índice de turbidez na água bruta do canal do Itajaí-mirim, que ultrapassou em até 2200% o limite recomendado para o funcionamento dos equipamentos. Desde a noite de segunda-feira, foram registradas interrupções e reduções na produção, que chegaram ao ponto mais crítico nesta manhã.
Continua depois da publicidade
Por volta das 7h30, o reservatório de Cabeçudas estava completamente vazio. O do Morro da Cruz operava com menos de 6% da capacidade, comprometendo o abastecimento dos bairros Centro, Fazenda, Fazendinha e Praia Brava. Já os reservatórios das ETA de São Roque e Arapongas estavam com 50% e 30% da capacidade, respectivamente, e podem se esgotar nas próximas horas caso o consumo siga elevado.
As análises mais recentes mostraram que a água apresentava 341 unidades de turbidez, bem acima do padrão de 100. A produção conjunta das duas principais estações chega a até 1200 litros por segundo, valor ainda insuficiente para atender à demanda.
A Semasa reforça que a redução no consumo de água é fundamental para a recuperação das estações e para evitar o agravamento do desabastecimento.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
